COMEÇO DA JORNADA

Solenidade nesta quinta (13) marcou reconhecimento às 42 melhores iniciativas. Mostra científica aconteceu em setembro e reuniu 15 instituições

Representantes de instituições participantes do 31º Congresso Anual de Iniciação Científica da UnB e 22º do Distrito Federal estiveram presentes na cerimônia de premiação dos trabalhos. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Esta quinta-feira (13) foi dia de reconhecer a qualidade das pesquisas realizadas por jovens cientistas do Distrito Federal. Os projetos que se destacaram no 31º Congresso Anual de Iniciação Científica da UnB e 22º do Distrito Federal foram premiados durante cerimônia no Auditório da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB).

 

O evento celebra os melhores trabalhos de pesquisa de graduação e de ensino médio desenvolvidos entre setembro de 2024 e agosto de 2025. Dos 2.626 trabalhos de iniciação científica apresentados, 980 foram reconhecidos pelo esforço e a excelência acadêmica, sendo 244 indicados ao Prêmio Destaque e 736 a Menção Honrosa.

 

“Fico feliz por estar aqui para reconhecermos a excelência do trabalho desenvolvido e também das instituições aqui representadas”, disse a reitora da UnB, Rozana Naves. Ao falar da qualidade da pesquisa que promove o desenvolvimento pelo país, ela lembrou que “a educação científica promove a inclusão social e a diversidade de povos e projetos, por meio de diferentes tipos de ações”.

 

“Nosso congresso foi exitoso, com um número muito grande de trabalhos apresentados ao longo de três dias. Além disso, passamos de 12 premiados para 42 neste ano”, comentou o decano da Pós-Graduação da UnB, Roberto Goulart. Já a diretora acadêmica da UPIS, Ana Luiza Mendes, relembrou a importância de “reforçar a rede de pesquisa entre as instituições, para promover ainda mais a ciência no DF". 

Entre os 244 melhores trabalhos de iniciação científica, 42 levaram o prêmio destaque. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

“Esse evento é uma oportunidade para nossos alunos, pois dá muita motivação e dedicação. Ano passado tivemos três projetos, e em nosso segundo ano já temos dez”, disse o coordenador de projetos pedagógicos do Colégio Militar de Brasília, Dorian Souza. “Dentro da educação, precisamos de alguma coisa que nos impulsione e a pesquisa é um grande motor para que continuemos a caminhar”, avaliou a coordenadora de Graduação do Centro Universitário UDF, Vívian Cipriano. 

 

Também participaram da mesa de abertura os pró-reitores da Universidade Católica de Brasília (UCB), Silvia Alcanfor; da Universidade do Distrito Federal (UnDF), Fabiana França; do Centro Universitário IESB, Roberta Lacerda; e do Centro Universitário Estácio de Brasília, Murilo Bataglia, além da superintendente interina do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Carla Bruno.

 

INICIAÇÃO – O Congresso de Iniciação Científica aconteceu de 24 a 26 de setembro e teve como tema Plataformização, ciência aberta e desinformação. A programação incluiu apresentações de pôsteres no Centro Comunitário Athos Bulcão, campus Darcy Ribeiro. Os quase 3 mil trabalhos apresentados foram divididos em modalidades.

 

Entre elas, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM), o PIBIC Ações Afirmativas e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Das 42 pesquisas premiadas, 6 são na modalidade PIBIC-EM; 5 em PIBIC-AF; 7 em PIBITI e 24 em PIBIC.

 

Divididos em grande áreas, foram vencedores 10 trabalhos de Exatas e Tecnológicas; 20 de Saúde e Vida; e 12 de Artes e Humanidades. Os trabalhos foram rigorosamente avaliados por um corpo de 566 avaliadores qualificados, incluindo membros dos comitês gestores institucionais internos e externos, bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pesquisadores das instituições parceiras e discentes de doutorado.

 

A estudante Laís Bezerra cursa o sexto semestre de Biotecnologia e foi uma das vencedoras, na categoria PIBIC Ações Afirmativas, na área de Saúde e Vida. "É muito gratificante receber esse prêmio, porque mostra o resultado de mais de um ano de trabalho", afirmou. Ela investiga o potencial antitumoral de algumas moléculas em relação a células de câncer de ovário humano in vitro. A pesquisa também foi premiada neste ano no VI Simpósio de Imunologia do Centro-Oeste (SICO), como melhor trabalho da graduação.

 

 

Confira todos vencedores no Prêmio Destaque:

 

PIBIC

Exatas e tecnológicas

Discente: VICTOR LEAL FERNANDES DE MELO PEREIRA
Orientador(a): GIULIANO SANT'ANNA MAROTTA
Título: Desenvolvimento de metodologia de tomografia sísmica para aplicações rasas
Instituição: UnB

 

Discente: LEONARDO SANTOS DA CRUZ 
Orientador(a): FELIPE SOUSA QUINTINO
Título: Uma versão do Stochastic Gradient Descent para aprendizado não-convexo
Instituição: UnB

 

Discente: ENRIQUE TEIXEIRA DE SOUZA HUELVA UNTERNBAUMEN
Orientador(a): OLEXIY SHYNKARENKO 
Título: Instrumentação da bancada de teste vertical para motor de foguete híbrido fabricado por manufatura aditiva
Instituição: UnB

 

Saúde e Vida

Discente: CATARINA FERRAZ FERNANDES
Orientador(a): LUIZ SERGIO FERNANDES DE CARVALHO
Título: Avaliação da relação entre a dosagem de IL-6 e frequência de doenças cardiovasculares na longevidade de octogenários do Distrito Federal.
Instituição: UCB

 

Discente: FERNANDA FERNANDEZ NÓBREGA
Orientador(a): ROSANA MARIA TRISTAO
Título: Escala Bayley-III na avaliação de alterações do neurodesenvolvimento em crianças cujas mães foram expostas ao SARS-CoV-2
Instituição: UnB

 

Discente: LORENNA VALADARES DE SOUSA
Orientador(a): ROBERT EDWARD POGUE
Título: Análise comparativa da expressão de circRNAs em células-tronco mesenquimais sob
hipóxia e em plasma de pacientes ateroscleróticos
Instituição: UCB

 

Discente: PEDRO HENRIQUE ROCHA DE PAULA
Orientador(a): MONICA PEREIRA GARCIA
Título: Biossíntese de nanopartículas de prata (NPAg) utilizando extrato aquoso de casca de
jabuticaba (Plinia cauliflora) como agente redutor: estudo dos parâmetros reacionais,
caracterização e atividades biológicas in vitro
Instituição: UnB

 

Discente: ANA CLARA GUEDES DE SOUZA
Orientador(a): FERNANDA PAULINI
Título: Comparação dos efeitos do Fator de Diferenciação de Crescimento 9 (GDF9) e da
Proteína Morfogenética Óssea 15 (BMP15), nanoencapsulados e livres, na expressão gênica de células do cumulus de cadelas.
Instituição: UnB

 

Discente: ANTONIO VITOR FERREIRA ERMOGES
Orientador(a): MARIANA MACHADO HECHT
Título: Impacto da Infecção por Trypanosoma cruzi na Ativação de Retroelementos LINE-1 e
Respostas Autoimunes em Modelo Murino
Instituição: UnB

 

Discente: GABRIEL NOBREGA PEREIRA
Orientador(a): ANA CAROLINA ACEVEDO POPPE
Título: Amelogênese Imperfeita Sindrômica: aspectos clínicos e genéticos
Instituição: UnB

 

Discente: JOAO PEDRO OLINDA DE MACEDO
Orientador(a): VICENTE DE PAULO MARTINS
Título: Triagem por imunoinformática de proteínas aciladas para aplicação em métodos vacinais e imunodiagnósticos de leishmaniose visceral
Instituição: UnB

 

Discente: ELYS RAYANE COSTA DA SILVA
Orientador(a): ERICA QUINAGLIA SILVA
Título: Política Nacional de Cuidados Paliativos no Distrito Federal: uma etnografia no Hospital de Apoio de Brasília
Instituição: UnB

 

Artes e Humanidades

Discente: EDUARDA ALBUQUERQUE RIBEIRO
Orientador(a): MARIBEL DEL CARMEN ALIAGA FUENTES
Título: Vozes Silenciadas: As Denúncias de Mulheres Durante a Construção de Brasília
Instituição: UnB

 

Discente: EMILY GABRIELA SILVA DOS SANTOS
Orientador(a): LIVIA CRISTINA BARROS DA SILVA WIESINIESKI
Título: A dialogicidade do turismo na construção da memória e identidade de São Jorge, Alto Paraíso de Goiás
Instituição: UnB

 

Discente: JULIANA LARA GAIA JARDIM
Orientador(a): LUIZ PAULO FERREIRA NOGUEROL
Título: Ambientalismo e Mineração: As Consequências Socioambientais da MinérioDependência para os Municípios de Minas Gerais
Instituição: UnB

 

Discente: LOHANNA LINHARES DE MEDEIROS
Orientador(a): TIAGO LUIS GIL
Título: As viúvas do Vale do Paraíba: Fiandeiras, costureiras e tecelãs e suas relações sociais
Instituição: UnB

 

Discente: JORDANA GOMES DE PAULA ROCHA
Orientador(a): EMILIO PERES FACAS
Título: O fracasso não sabe lidar com a persistência: racionalidade e subjetivação neoliberal no discurso de influenciadores digitais
Instituição: UnB

 

Discente: MARIA CLARA DE PADUA CARVALHO
Orientador(a): CRISTIANO OTAVIO PAIXAO ARAUJO PINTO
Título: Um tratado de paz entre o Estado brasileiro e os povos indígenas: lutas por
transformações e resultados da Assembleia Nacional Constituinte de 1987 e 1988.
Instituição: UnB

 

Discente: TAMILY VITORIA MARTINS BRITO
Orientador(a): ROBERTO DE GOES ELLERY JUNIOR
Título: Agrupamento de Países em Desenvolvimento: Investigando a Homogeneidade dos BRICS via K-means
Instituição: UnB

 

Discente: MARIANA DE PAULA QUEIROZ
Orientador(a): JOSCIMAR SOUZA SILVA
Título: O impacto da transformação digital nas eleições municipais 2024: análise dos municípios nortistas
Instituição: UnB

 

Discente: VICTÓRIA TEZELLI MOURA BARBOSA; GUILHERME DO PRADO AFONSO RODRIGUES
Orientador(a): JOÃO PAULO SANTOS ARAÚJO
Título: Netanyahu e a crise humanitária em Gaza: a sociedade civil palestina no alvo
Instituição: CEUB

 

Discente: LUIZA CORREA E CASTRO CERQUEIRA
Orientador(a): VANDA ALICE GARCIA ZANONI
Título: Inadequações Domiciliares e Soluções Construtivas em um contexto periférico
Instituição: UnB

 

PIBIC Ações Afirmativas

Saúde e Vida

Discente: SARAH ROCHA MARGITTAY
Orientador(a): VANESSA V CARDOSO
Título: Mapeamento geoespacial de domicílios de famílias do Cadastro Único sem acesso
adequado ao saneamento básico.
Instituição: ESCS

 

Discente: GABRIEL SOARES RABELO
Orientador(a): MARCIA RENATA MORTARI
Título: Avaliação da toxicidade de peptídeos bioinspirados para o tratamento de epilepsia
Instituição: UnB

 

Discente: ANA LUIZA OLIVEIRA LEAL
Orientador(a): JOSENAIDE ENGRACIA DOS SANTOS
Título: VOZES DE MASCULINIDADES NEGRAS
Instituição: UnB

 

Discente: LAIS BEZERRA DA COSTA
Orientador(a): KELLY GRACE MAGALHAES
Título: Investigação dos efeitos da metformina de forma isolada ou associada ao ômega-3 DHA sobre os parâmetros carcinogênicos de células de câncer de ovário humano
Instituição: UnB

 

Artes e Humanidades

Discente: MARIA JOANA DE SOUSA OLIVEIRA TELLES
Orientador(a): ELIZABETH QUEIROZ
Título: Perdas, cuidados paliativos, morte e luto: percepções de docentes da Psicologia
Instituição: UnB

 

PIBIC Ensino Médio

Exatas e tecnológicas

Discente: LUISA GABRIELA FERRO DA FROTA
Orientador(a): DIANNE MAGALHÃES VIANA
Título: Meninas Velozes: Análise Qualitativa sobre o Ingresso e Permanência das Estudantes na Universidade de Brasília
Instituição: UnB

 

Discente: MARCELA YUMI MIURA DE SÁ; ALICE CAROLINE DIAS DE AQUINO
Orientador(a): ANDRESSA REGINA VASQUES MENDONÇA
Título: Estudo do ganho de umidade de farinha de cagaita desidratada e sua incorporação na fabricação de cookies.
Instituição: UnB

 

Discente: TIAGO BASTOS CARVALHAES; GABRIEL SARMENTO PORTO BATISTA; JOÃO PEDRO LIMA DE ANDRADE
Orientador(a): ALLISON GODOI CARDOSO
Título: MAK3 - Ecotrator: Híbrido, regenerativo, sustentável, ecologicamente responsável
Instituição: CMB

 

Discentes: AMANDA LUISY BRAGA BARBOSA; ANA JULIA LEITE SANTOS;
BRUNA COSTA CARDOSO; CAUE DE SOUSA SILVA; ITALO RODRIGUES CORDEIRO; JOAO
ANTONIO MARTINS BRAGA; JULIA GALVAO FERREIRA DOS SANTOS; JULIO CESAR ANTUNES
MONTEIRO; KETHILY KELEN FONSECA SANTOS; LEILA CARVALHO FERREIRA; MARIANA DA
SILVA SERRA; PRISCILA VITORIA SOUSA LIMA; RITA DE CASSIA DE SOUSA CHAGAS;
VICTORIA DA SILVA PRADO; YASMIN PEREIRA RAMOS
Orientador(a): SILVIA KELI DE BARROS ALCANFOR
Título: H2OCraft: Utopia em Blocos no Recanto das Emas
Instituição: UCB


Saúde e Vida

Discente: MATEUS LANDIM DIOGENES VASQUES; ISABELA TOMAZELLI DIAS; LUCAS
EGGER CHAVES PEDRO
Orientador(a): LORENA DA SILVEIRA DERENGOWSKI; GUILHERME DOTTO BRAND
Título: The Last of Fungus: uso de peptídeos antimicrobianos intragênicos humanos no combate a fungus patogênicos
Instituição: CMB

 

Discente: ANNA LUISA LOPES PEREIRA; ALOISIO JOSE PEDROSA PORTELA; MANUELA
CRISTINA SEGURA BOSSONARO
Orientador(a): LORENA DA SILVEIRA DERENGOWSKI; HUGO COSTA PAES
Título: Identificação e caracterização de bacteriófagos com atividade promissora no combate a
biofilmes de Klebsiella pneumoniae
Instituição: CMB


PIBITI

Exatas e tecnológicas

Discente: VIVIANE SILVA LEVY
Orientador(a): CLAUDIA PATRICIA OCHOA DIAZ
Título: Desenvolvimento de elementos gráficos de um jogo sério com fins de reabilitação
desenvolvido em realidade virtual orientado à pessoas com lesão medular.
Instituição: UnB

 

Discente: PEDRO GUIMARÃES BATISTA
Orientador(a): PASTOR WILLY GONZALES TACO
Título: Análise comparativa da geração de dados de fluxo veicular em vias e interseções do CDR aplicando algoritmos de visão computacional as imagens gravadas das câmeras de segurança do campus
Instituição: UnB

 

Discente: LAUREN ZOLLMANN MENGES
Orientador(a): DAVI ALEXSANDRO CARDOSO FERREIRA
Título: Modelagem Quântica da Carboxilação de Olefinas Mediada por M(II)-a-Diiminas
Instituição: UnB

 

Discente: BRUNO ROCHA NUNES
Orientador(a): JOSÉ WILSON DOS SANTOS FERREIRA
Título: Desenvolvimento de Estabilizante Natural para fins Geotécnicos
Instituição: UnB


Saúde e Vida

Discente: CAIO VINICIUS PIRES LEAL
Orientador(a): SONIA NAIR BAO
Título: Análise da Eficácia do Intelligene® NanoComplex, Um Ingrediente Upcycled, em Modelos de Co-cultura de células da pele.
Instituição: UnB

 

Discente: JOÃO PAULO DE SOUZA JUNIOR
Orientador(a): MEIMEI GUIMARAES JUNQUEIRA DE QUEIROS
Título: Desenvolvimento de uma Ferramenta de Inteligência Artificial para Apoio a Pessoas com Alergia Alimentar no Distrito Federal
Instituição: HuB

 

Discente: ELLEN IDA RIBEIRO ZANOTTO
Orientador(a): LUIS ALEXANDRE MUEHLMANN
Título: Desenvolvimento de plataforma de carreadores lipídicos nanoestruturados para dispersão de licopeno em meio aquoso
Instituição: UnB


Artes e Humanidades

Discente: JULIA STHEFANY DA SILVA DUARTE
Orientador(a): ANDRE LUIS FERREIRA MONIZ
Título: A Massinha e a Forma: Criação de um Livro Infantil Terapêutico com Base
Fenomenológica-Existencial
Instituição: UDF

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.