DIREITOS HUMANOS

Emenda parlamentar será utilizada para ampliar laboratório de informática, biblioteca e construir auditório e espaço para exposições

O deputado federal Reginaldo Veras, a reitora Márcia Abrahão e a secretária de Direitos Humanos da UnB, Deborah Nascimento, celebraram a expansão do Centro de Convivência Negra (CCN). Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

O Centro de Convivência Negra (CCN) da UnB realizou uma recepção de início de semestre para estudantes negras e negros na sexta-feira (12). Esse é mais um evento de acolhimento, além do #InspiraUnB, preparado para toda a comunidade universitária. A reitora Márcia Abrahão celebrou as boas-vindas e comemorou a emenda parlamentar de R$ 2,5 milhões destinada pelo deputado federal Reginaldo Veras (PV) para a expansão do centro. A licitação deverá ocorrer neste ano.

“Desejo que vocês continuem sendo exemplo para o nosso país e sintam muito orgulho de estarem nessa Universidade que se preocupa verdadeiramente com a democratização de um ensino superior igualitário e de qualidade. A UnB é pioneira na implementação das cotas raciais”, lembrou a reitora Márcia Abrahão, que foi decana de Ensino de Graduação à época em que as cotas foram questionadas no Supremo Tribunal Federal (STF). “Tenho orgulho dessa história, porque justamente com todo esse esforço a Universidade deu origem à Lei de Cotas, renovada no último ano”, pontuou.

O deputado federal Reginaldo Veras, formado em 1994 no curso de Geografia da UnB, dedica o seu mandato para o fortalecimento da educação pública. “Esta é uma maneira de devolver à UnB tudo aquilo que ela investiu em mim, principalmente em projetos que atendam estudantes vindos da periferia. A gente sai daqui com uma formação plural e com uma visão social e humana. A UnB tem esse diferencial com relação às outras universidades”, disse. O parlamentar também garantiu mais recursos para a conclusão das obras, caso seja necessário.

A expectativa é de que a licitação para a obra de expansão do CCN, anunciada em evento de boas-vindas do 1º/2024, seja realizada neste ano. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A secretária de Direitos Humanos da UnB, Deborah Santos, conta que a verba vai possibilitar a ampliação do laboratório de informática, biblioteca, construção de auditório e espaço para exposições. “O CCN é um local que promove e dá apoio às ações de enfrentamento ao racismo e aos preconceitos que a parcela negra da comunidade universitária sofre”, explicou.

O Centro de Convivência Negra foi criado em 2006 para acolher estudantes negras e negros da Universidade e fomentar atividades acadêmicas voltadas às relações étnico-raciais. A Coordenação da Questão Negra (Coquen), da Secretaria de Direitos Humanos da UnB, é responsável pela administração do Centro.

O ambiente multidisciplinar oferece espaço de estudos e reuniões para os estudantes, com computadores e biblioteca. Entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão trabalhadas no espaço, há o Programa Afroatitude que se destaca no desenvolvimento de projetos voltados à promoção de ações afirmativas e no fortalecimento de identidade ética e cultural.