CONHECIMENTO

Editais distribuíram mais de R$ 735 mil para publicação de livros nos últimos anos, incluindo 52 títulos em acesso aberto. Outros 31 estão em processo de editoração

A Editora UnB publica livros físicos, mas não apenas: disponibiliza diversos títulos de forma gratuita pela internet. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

O trabalho realizado pela Editora da Universidade de Brasília (EDU) e pela Biblioteca Central (BCE) nos últimos anos garantiu à UnB o terceiro lugar entre as melhores federais no Webometrics Ranking of World Universities 2024. Do final de 2016 até agora, a editora disponibilizou 207 títulos em acesso aberto, e conta com um acervo completo de mais de 1,5 mil documentos. A inclusão de livros digitais em acesso aberto no Portal de Livros da UnB saltou de sete, em 2017, para 85, em 2023.

“As publicações em acesso aberto são parte de uma estratégia fundamental para a democratização do conhecimento e que contribuíram para a conquista da UnB no Webometrics”, conta a diretora da EDU, Germana Pereira. “Foi uma política desta gestão, que valoriza a divulgação científica e devolve para a sociedade o investimento que é feito na universidade pública”, completa.

Há 20 anos, o Webometrics classifica as universidades com base em iniciativas de transparência, excelência e visibilidade. O Cybermetrics Lab, responsável pelo ranking, é a maior organização pública de pesquisa espanhola e divulga os resultados duas vezes por ano.

A diretora da EDU, Germana Pereira, destaca que o trabalho da editora contribui para a divulgação científica no Brasil. Forto: Beto Monteiro/Secom UnB

“Apesar dos percalços sofridos ao longo da história, com cortes orçamentários e redução do quadro de servidores, a editora segue como referência pelo país. Ela não está parada no tempo. Cada vez mais tenta se adaptar para atingir os públicos com diferenças culturais e geracionais”, destaca a reitora Márcia Abrahão.

A Biblioteca Central é a responsável pela gestão do portal de livros da UnB. É a equipe da BCE que recebe as obras, faz a indexação e a organização do site. “O Portal de Livros Digitais de Acesso Aberto atua em duas frentes. A primeira é a disponibilização de livros publicados pela EDU em acesso aberto. A segunda é a reunião e disponibilização de livros digitais publicados diretamente pelas unidades acadêmicas”, complementa o diretor da Biblioteca Central, Fernando Leite.

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO – A Editora UnB criou três selos acadêmicos em 2016, um selo em 2023, e lançou diversos editais para publicação de títulos em acesso aberto. Ao todo, desde 2017, mais de R$ 735 mil foram distribuídos, por meio de editais de fomento, resultando na publicação já realizada de 52 títulos, em formato digital com acesso aberto e impressos, e em 31 obras atualmente em editoração, por meio de uma Oficina Editorial, criada para esse fim, como um projeto de extensão.

O docente do Instituto de Ciências Sociais (ICS) Emerson Rocha é autor do livro O negro no mundo dos ricos: um estudo sobre a disparidade racial de riqueza com os dados do Censo 2010, premiado pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) em 2020. Ele foi contemplado no primeiro edital do selo UnB Pesquisa, Inovação e Ousadia, de 2017.

“Eu não tomaria a iniciativa de publicar por conta própria. Embora nada tenha contra publicações financiadas individualmente, pelos próprios autores, acredito que esse tipo de apoio, por meio de editais de seleção, por editoras de inquestionável qualidade acadêmica, agregue maior legitimidade às publicações”, avalia o docente.

O docente do Instituto de Ciências Sociais (ICS) Emerson Rocha publicou o premiado livro O negro no mundo dos ricos: um estudo sobre a disparidade racial de riqueza com os dados do Censo 2010 pelo selo UnB Pesquisa, Inovação e Ousadia. Foto: Divulgação

Para ele, o trabalho de divulgação científica realizado pela Editora UnB e pela BCE são de grande importância para o desenvolvimento da sociedade, pois faz o que está sendo produzido na academia circular um pouco mais pelo mundo.

“Isso oportuniza vários resultados positivos. Jovens podem ter contato e se interessarem em se profissionalizar como pesquisadores. Comunicadores sociais e demais pessoas interessadas podem acessar conteúdo acadêmico direto da fonte. Profissionais ocupados em atividades aplicadas podem ter contato e se valer desse conhecimento para aprimorar sua atuação ou inovar em suas atividades”, enumera.

SELOS – O selo UnB Pesquisa, Inovação e Ousadia é uma parceria com os decanatos de Pesquisa e Inovação (DPI) e de Pós-Graduação (DPG) para atender às demandas de publicações provenientes de editais internos de pesquisa e de editais de agências de fomento, como a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de outras publicações.

O selo Série Ensino de Graduação é uma parceria com o Decanato de Ensino de Graduação (DEG). Por meio dele, são publicadas obras voltadas à pedagogia e à didática na interface com novas tecnologias, novos métodos e novas abordagens de ensino e aprendizagem, bem como manuais de ensino. Já o selo EDU/BCE: UnB Livre, desenvolvido junto à Biblioteca Central, busca incentivar e fomentar a publicação de jovens pesquisadores em plataformas de acesso aberto.

DIGITALIZAÇÃO – Nos últimos anos, a editora passou a entrar em contato com autores de títulos antigos, sendo que a maioria dessas obras estão esgotadas, para solicitar autorização a fim de disponibilizar o livro no portal da BCE. Quase todas essas obras não existem em arquivo digital, dessa forma, os profissionais que atuam na Biblioteca Central digitalizam tais exemplares para incluí-los no catálogo em acesso aberto.

Editais de fomento para publicação de obras da Editora UnB. Arte: Marcelo Jatobá/Secom UnB