PLANO DE OBRAS

Localizado no subsolo do ICC, espaço receberá reforma que preserva as características originais e traz acessibilidade e isolamento acústico

O representante da empresa Vertical Engenharia, Antônio Elói de Carvalho, a reitora Márcia Abrahão, a diretora do ICH, Neuma Brilhante, e o secretário de Infraestrutura, Augusto Dias, na apresentação à comunidade do ICH de como ficará o novo espaço. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A Universidade de Brasília dá mais um passo na requalificação de espaços do Instituto Central de Ciências (ICC), a monumental edificação histórica da UnB, projetada por Oscar Niemeyer e Lucio Costa. Desta vez, será reformado um espaço de 302 m² no subsolo do ICC, recentemente incorporado ao Instituto de Ciências Humanas (ICH). O local passará a ter um auditório, totalmente acessível, com palco, capacidade para 109 lugares, sala de sonoplastia, climatização, renovações de ar, iluminação, revestimento acústico, depósito e uma sala de estudos para a pós-graduação.

“Não é só mais uma obra, é um auditório onde a gente vai ter defesas de teses, apresentações de trabalhos, onde vamos pensar o futuro do país. É mais um espaço de pensamento crítico, que é o que nós fazemos na Universidade de Brasília desde a sua criação”, disse a reitora Márcia Abrahão na cerimônia de início das obras, em 6 de setembro.

Ela lembrou que, em artigo publicado no portal da UnB, em 21 de abril deste ano, durante as comemorações dos 61 anos da Universidade de Brasília, a professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Paola Caliari Ferrari Martins afirmou que “o ICC simboliza a ideia de Niemeyer para a modernização da Universidade, inserida no contexto da nova capital do país. A arquitetura opera como testemunho. Dá forma à memória. O ICC é a concretude do projeto de Darcy, o lugar de rememoração nesse ano em que se completam os 61 anos de sua inauguração. Um projeto paradigmático que foi desvirtuado com a ditadura, mas que eterniza a história e o legado de Darcy em suas entranhas e marcas da passagem do tempo.”

INVESTIMENTO – A reforma do novo auditório está sendo subsidiada por recursos de emenda de bancada, indicada pelo ex-deputado Professor Israel, no valor de R$ 600 mil, e o restante por recursos próprios da UnB. O investimento total é de R$ 976.269,83. “O Professor Israel sempre foi um grande parceiro nosso. Infelizmente não foi eleito novamente. Toda a bancada do DF tem sido muito presente porque tem visto como a UnB utiliza bem os recursos públicos”, ressaltou a reitora.

A diretora do ICH, Neuma Brilhante, lembrou que houve um período de muitas negociações para ocupar o espaço, que abrigou por 40 anos salas de estudo para estudantes de pós-graduação em Antropologia da UnB, conhecido a “Katacumba”. “Com o apoio da administração superior, estamos qualificando mais um espaço do ICC, prédio ícone.”

Comunidade do ICH durante a apresentação sobre a obra. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A professora relatou a dificuldade em promover eventos no ICH devido à falta de um espaço adequado e afirmou ainda que era necessário negociar com outras unidades acadêmicas o uso de ambientes para essas ações. “Quando melhoramos nossos espaços, nós também criamos demandas de eventos, de atividades, de encontros. Tenho certeza de que, com a construção desse novo espaço, haverá todo esse dinamismo.”

Segundo o secretário de Infraestrutura da UnB, Augusto Dias, o projeto foi totalmente desenvolvido pela equipe da Secretaria de Infraestrutura, com o cuidado de preservar a identidade da Universidade e modernizar o ambiente. “É um projeto caseiro que resguarda toda a arquitetura, inclusive os tijolinhos. Ao mesmo tempo, vai ser um espaço com isolamento acústico, todo o piso será trocado e vai cumprir todos os requisitos de acessibilidade”, destacou.

Antônio Elói de Carvalho Júnior, engenheiro da empresa Vertical Engenharia, Construção e Empreendimento Ltda, informou que 60% da obra está cotada e os trabalhos já iniciaram. “Contem com o nosso compromisso. É uma grande honra participar desse momento. Sabemos que tem uma ansiedade para que o espaço fique pronto logo.” O prazo para a execução é de sete meses.

REORDENAMENTO DO ICC – A reitora Márcia Abrahão contou que, quando Neuma Brilhante assumiu a direção do Instituto, levou o projeto de reordenamento do ICC de 2010, elaborado em decorrência do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, quando a maior parte das áreas do ICH foi reformada, e pediu a “retomada” de espaços que originalmente pertenciam ao ICH, como o que vinha sendo ocupado pela UnBTV.

“A primeira coisa que fiz foi chamar os diretores de todas as unidades envolvidas para dialogar. A UnBTV era a minha responsabilidade e era o mais difícil. Como tirar a emissora de um lugar e passar para outro? Qual outro? Hoje a UnBTV está muito bem instalada, em local fora do ICC e todos os outros espaços já foram destinados ao ICH”, relembrou.