INFRAESTRUTURA

Há 50 anos no subsolo do ICC, espaço de estudo e interação dos estudantes de pós-graduação em Antropologia Social agora fica no prédio do Instituto de Ciências Sociais

Espaço de convivência e estudo dos estudantes do PPGAS, a Katacumba ganhou um novo lar, agora no prédio do ICS. Discentes, junto à administração superior e à gestão do Instituto, celebraram a inauguração do espaço. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade de Brasília (UnB) ganhou novo espaço para estudo e interação de estudantes. Originalmente localizado no subsolo do Instituto Central de Ciências (ICC) desde a criação do curso, há 50 anos, o ambiente carinhosamente apelidado de Katacumba ficará, agora, no prédio do Instituto de Ciências Sociais (ICS), no Departamento de Antropologia (DAN), que mudou de edifício em 2014. A inauguração aconteceu na última quinta-feira (16).

O diretor do ICS, Arthur Trindade, afirmou ser uma satisfação enorme presenciar a inauguração da nova Katacumba. "Esse não é só um lugar com mesas e cadeiras em que os alunos sentam e estudam. É muito mais do que isso. É um espaço social de convivência e de trocas. Certamente, a mudança para esse novo lugar vai manter o conceito de troca que já existia, mas melhorando as condições."

A Katacumba é um ambiente único entre os programas de pós-graduação em Antropologia no Brasil e assegura mesas individuais de trabalho com condições ímpares de estudo. De acordo com o PPGAS, ela é um importante fator na consolidação do curso como excelência, pois permite a constante troca de informação entre estudantes em diferentes fases formativas.

"Sabemos da potência da troca de conhecimentos. É por meio dela que se faz ciência e se evolui. Torço para que a nova Katacumba faça aflorar novas ideias e se consolide como espaço de estudo e acolhimento dos estudantes da Antropologia. Parabéns a todos," disse a reitora Márcia Abrahão.

Já o diretor do PPGAS, Guilherme Sá, afirmou ser um privilégio o curso ter o espaço da Katacumba. “Se hoje temos esse local tão propício para reflexão e produção de conhecimento, é porque vieram muitas gerações antes da nossa que valorizaram isso.”

Com o deslocamento do Departamento de Antropologia (DAN) do ICC para o novo edifício do ICS, em 2014, constatou-se que o novo prédio não seria capaz de acomodar o espaço. Em negociação com a reitoria, ficou acordado que a Katacumba permaneceria no subsolo do ICC até que se encontrasse lugar equivalente em outro local.

Desde 2019, diversos setores foram mobilizados para a readequação do ICS, visando acomodar a Katacumba. A Prefeitura da UnB fez e executou o projeto arquitetônico para o novo local, que substituiu as salas dos laboratórios do DAN e ajustou a antiga sala de acervo bibliográfico do ICS.

O prefeito Valdeci Reis esteve presente à cerimônia de inauguração e também parabenizou o esforço de todos. “Esse é um espaço que, tenho certeza, terá um aproveitamento muito grande. É um local que cria uma rede de transmissão de conhecimentos. Bons trabalhos serão produzidos aqui.”

Representante discente e estudante no PPGAS, Matheus de Andrade afirmou que muitos já chamaram a Katacumba de casa. "Esperamos que a Kata continue sendo esse espaço para além da produção de conhecimento, uma importante rede de apoio e trocas, como sempre foi." Andrade contou que o espaço no ICC estava em más condições após ter sido atingido por enchentes e acometido por infestações de cupim. A mudança para o ICS fará com que os discentes voltem a ocupar o local.

A nova Katacumba mantém o espírito original daquela localizada no ICC, mas adaptada às novas necessidades do PPGAS. Foi expandida em 50% a capacidade de acolhida de estudantes, e os espaços de interação e trocas criativas entre o corpo discente foram mantidos.

O local no ICC em que ficava a antiga sala da Katacumba será destinado para a criação de um auditório para o Instituto de Ciências Humanas (ICH). A obra já foi licitada.