EXTENSÃO

Visitantes participam de minicursos, palestras, práticas de horticultura e outras programações na segunda edição do evento

Público se aproxima da natureza e se diverte em programação cultural na Fazenda Água Limpa. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

O contato com animais e o carinho nos cavalos foram ponto alto da visita de crianças, jovens e idosos à Fazenda Água Limpa (FAL), da Universidade de Brasília, na manhã desta quarta-feira (27). Eles participaram da abertura da II Feira do Produtor Rural, que segue com programação até às 17h desta sexta-feira (29), quando haverá encerramento com música sertaneja ao vivo.

 

No local, há exposição de tratores e maquinário para agricultura, de alimentos como pães, biscoitos e queijos artesanais, de vinhos, e até de cápsulas para o reforço da imunidade. Há também espaço destinado a alguns animais e ao plantio de alface e outras mudas na horta. Além disso, diversos minicursos, palestras e mesas-redondas compõem a programação da FAL na Semana Universitária.

 

Acompanhada de colegas com 50 anos de idade ou mais, Maria Terezinha de Almeida e sua turma do Programa de Extensão Universidade do Envelhecer (UniSER) visitaram a Fazenda. Aos 72 anos, ela participou da ginástica promovida no local e aproveitou para repassar ao grupo seus conhecimentos de capoterapia, técnica que utiliza músicas da infância para movimentar sobretudo idosos sedentários. 

Maria Terezinha, aluna da UnB pelo programa Universidade do Envelhecer, resgatou memórias de sua infância durante visita à Fazenda. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

“A gente canta aquelas musiquinhas da nossa infância, e dança, requebra, se movimenta em várias posições. É muito legal”, conta com entusiasmo. 

 

Na feira, o contato com os animais lembrou a idosa moradora de Santa Maria de sua infância e trouxe memórias alegres. “Eu morei numa fazenda quando era criança. A gente fica lá na cidade, não vê essas coisas, né? Aí quando vai pra roça é bom demais. E nós fizemos atividade física, fizemos a dança da capoterapia, eu gostei muito”, compartilha Terezinha.

 

A diretora da Escola Classe da Vila do RCG, Patrícia Benites, aproveitou a oportunidade para levar estudantes de oito e nove anos de idade à Fazenda Água Limpa. Ela conta que foi um momento de descontração e enfatiza a relevância de se aprender na prática a teoria aprendida em sala de aula. 

 

“A escola fica no meio urbano, então eles não têm essa oportunidade de ir a campo e vivenciar isso, que está junto com o conteúdo que as professoras têm desenvolvido: os animais, a natureza, a água. Então é muito importante eles vivenciarem esse momento”, afirma.

 

E não só crianças do ensino fundamental e médio do Distrito Federal visitam a Feira nos três dias de evento. Universitários, empresários e público em geral são esperados para participar de qualquer das atividades, todas gratuitas. A expectativa é de que aproximadamente 500 a 600 pessoas compareçam ao local por dia.

 

“Nesta edição o destaque é o aumento do número de cursos de capacitação oferecidos para o público em geral, um maior número de empresas expositoras, de produtores apresentando seus produtos, pães, vinhos, café. Há uma diversidade de produtos aqui, e da visitação do público das escolas de ensino fundamental e médio do DF”, ressalta o professor Cássio Silva, coordenador do Grupo de Estudos em Pecuária (Gepec) da UnB e um dos organizadores do evento.

Os professores Cássio Silva e Michelle Vilela são alguns dos organizadores do evento, que está na segunda edição. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

NOVIDADES – De acordo com a professora Michelle Vilela, coordenadora do Grupo de Estudos em Horticultura (Gehorti) da UnB e também organizadora, a Feira do Produtor Rural cresceu muito da primeira para a segunda edição.

 

“Em 2022 não teve visitação de escolas, só de universidades. Este ano temos três escolas públicas nos visitando de manhã e de tarde, temos a Universidade do Envelhecer, com os idosos, e temos atividades para o público externo em geral. Ano passado tivemos 12 empresas participando, entre expositores de produtos e empresas; este ano, temos 43”, destaca a docente.

 

Um grupo de 55 alunos de graduação e pós-graduação soma esforços à equipe de profissionais da UnB, na recepção dos visitantes e na condução de diversas atividades. Guilherme Guimarães, do oitavo semestre de Agronomia, participa pela segunda vez.

 

“Os minicursos e palestras vão trazer essa ponta de lançamento, o que há de novo em técnicas de manejo em diversas culturas (cana-de-açúcar, uva, manejo de plantas daninhas). Na condição de estudante, vejo isso como uma porta de um olhar novo, um start para ver se é isso mesmo, se estamos no caminho certo”, acredita o estudante.

 

“Vejo uma oportunidade belíssima de troca de conhecimento de quem está ali no dia a dia do campo, dando conhecimento para quem está às vezes muito focado só em sala de aula, em trabalho, estágio”, avalia o graduando.

 

Outra mudança é no coletivo responsável pela realização do evento: além dos grupos Gehorti e Gepec, passa a integrar o time o Laboratório de Máquinas e Mecanização Agrícola (Lamagri), vinculado à Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV).

 

Para o diretor da FAV, professor José Ricardo Peixoto, este também é um momento de prestar contas à sociedade e devolver o investimento feito na Universidade com a oferta de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

“Estamos mostrando o que fazemos aqui, porque a sociedade tem que receber o nosso produto. Nós temos que gerar tecnologia, produtos, informações, conhecimento, ciência. Esse é o grande propósito do evento. Tem o lado econômico, cultural, educativo, social e tudo o mais. Um evento dessa grandeza tem que ser feito todo ano para mostrar a nossa cara, a nossa identidade e dar à sociedade esse retorno”, declara.

 

SERVIÇO – A II Feira do Produtor Rural da Universidade de Brasília vai até as 18h desta sexta-feira (29), na Fazenda Água Limpa, localizada no Núcleo Rural Vargem Bonita Via SPMW - quadra 17. Para obter mais informações sobre o evento e inscrições, acesse no Instagram o perfil @feiradoprodutor_unb.  

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.