Presente nas cinco regiões do país, o projeto Caminhos do Trabalho é coordenado, em Brasília, pelas professoras da UnB Renata Queiroz Dutra, da Faculdade de Direito (FD), e Maria da Graça Luderitz Hoefel, da Faculdade de Ciências da Saúde (FS). A ação busca mapear e combater a subnotificação de doenças e acidentes no ambiente de trabalho e se dá em parceria entre universidades públicas federais e o Ministério de Trabalho e Emprego (MTE). A iniciativa realiza atendimento médico, assistência jurídica e notificação de casos aos sistemas de informação.
O projeto envolve equipes multidisciplinares para atender trabalhadores que tenham sofrido acidentes de trabalho ou tenham desenvolvido doenças relacionadas ao trabalho. A partir de avaliação de existência nexo entra a doença ou acidente com o trabalho, são emitidos documentos às trabalhadoras e aos trabalhadores que garantem acesso a direitos na esfera trabalhista.
O processo envolve acolhimento, triagem, atendimento jurídico e médico, e orientação jurídico-procedimental. O objetivo é oferecer a trabalhadores orientação técnica sobre direitos e garantias trabalhistas, por vezes violados. Transtornos mentais relacionados às atividades laborais têm aparecido na maioria dos casos avaliados na UnB.
Confirma matéria completa da UnBTV:
* Com informações da UnBTV