EXTENSÃO

Atividade preparatória acontece de 4 a 15 de maio; inscrições podem ser feitas por meio de formulário

Estudantes universitários têm a oportunidade de participar de atividades voltadas à troca de saberes em comunidades vulneráveis por meio da iniciativa. Foto: Ministério da Defesa

 

Um mergulho na Extensão Universitária. É o que oferece o Projeto Rondon, realizado pelo Ministério da Defesa, caracterizado por uma rica interação entre saberes acadêmicos e populares. As operações rondonistas promovem encontros entre estudantes universitários e moradores de comunidades vulneráveis de diversas regiões do país.

 

A proposta da Universidade de Brasília foi a primeira colocada na seleção para a Operação Guaicurus, que será realizada em 12 municípios do Mato Grosso do Sul, entre 13 e 30 de julho. Para selecionar os estudantes que vão participar da Operação, o Decanato de Extensão (DEX) vai oferecer uma atividade preparatória entre os dias 4 e 15 de maio, de 17h30 às 19h, no auditório da Aposfub (perto da ADUnB). Os interessados podem se inscrever por meio de formulário Google.

 

“O Projeto Rondon é uma oportunidade incrível para a formação discente. O aluno atua diretamente na comunidade, conduzindo oficinas de diferentes temas, sempre voltadas à formação de multiplicadores locais. A troca de saberes, de forma dialógica, está presente em todo processo, ampliando a visão de todos os participantes das atividades”, explica a professora Sílvia Ribeiro, que coordena a proposta da UnB.

 

Estudantes de qualquer curso podem se inscrever, desde que tenham 50% dos créditos completos. A participação no curso, mesmo sem a seleção para a viagem, rende um crédito em atividades de extensão.

 

Os custos com a viagem e a permanência na cidade são de responsabilidade do Ministério da Defesa e da prefeitura local. ”Como a Operação ocorre no final do semestre da UnB, o DEX fará o diálogo junto aos seus respectivos cursos para viabilizar a sua liberação sem prejuízos”, diz a professora Sílvia Ribeiro

 

A proposta da UnB para o conjunto A tem ações nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde. O curso tem como objetivo apresentar os estudantes às oficinas que serão desenvolvidas durante a viagem junto aos moradores.

 

Entre as oficinas, estão Compartilhe essa ideia! – Mídias Sociais, cultura e cidadania, com a formação da comunidade no uso de mídias sociais, Alfabetização: direito de todas/os! Dever do Estado!, para alfabetização de jovens, adultos e idosos, e Se o vírus circula, você não circula! Imunização e combate às arboviroses, que vai promover a capacitação para agentes comunitários e demais profissionais de saúde para o fortalecimento da imunização e combate às arboviroses.

 

>> Faça sua inscrição

 

Leia também:

>> Edward John Hinch recebe título de Professor Honoris Causa

>> Programa de Iniciação Científica abre inscrições na próxima terça (2)

>> Instituto de Ciências Exatas recebe espaço qualificado

>> Hospital Universitário realiza maior número de transplantes renais no DF em 2022

>> Iniciativas lançam olhares sobre literatura de autoras negras

>> Lançamento da nova edição da Darcy traz debate sobre a fome no Brasil

>> Um país atravessado pela fome

>> Nova resolução sobre concurso para professor é apresentada no Cepe

>> Projetos da FCE recrutam voluntários para exames cardiorrespiratórios gratuitos

>> Nara Cristina Mendes é a nova auditora-chefe da UnB

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.