Mais que toda a população do estado de Minas Gerais, precisamente 33,1 milhões de pessoas. Esse é o número de brasileiros em situação grave de insegurança alimentar, o que significa sentir fome e não comer por falta de dinheiro para comprar alimentos, fazer apenas uma refeição ao dia ou ficar o dia todo sem comer.
Lançada nesta segunda-feira (24), a edição nº 29 da revista Darcy aborda o drama social que o país vive com o retorno ao Mapa da Fome – mecanismo utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para mapear os países com grave prevalência da população sem acesso à alimentação adequada.
A publicação traz análises de especialistas sobre os fatores que levaram o Brasil a regredir nas estatísticas da segurança alimentar e mostra como a fome se acentua por região, cor/raça, renda, gênero e faixa etária. E destaca, ainda, possíveis caminhos para transformar a realidade social. Ações estruturantes, incluindo políticas públicas de acesso à terra, à infraestrutura e à assistência técnica são alguns dos apontamentos apresentados pelos especialistas aos leitores da Darcy.
"Esperamos com esta edição contribuir com o debate público, por meio da divulgação de pesquisas e ações extensionistas da UnB de combate a fome. Um desafio que urge enfrentarmos. Nas escolas, esperamos também contribuir com a formação de jovens estudantes, como cidadãos críticos e engajados", destaca a secretária de Comunicação, Mônica Nogueira.
>> Confira o lançamento da publicação
CIÊNCIA DIVERSA – Publicação de jornalismo científico e cultural, a Darcy dá visibilidade à ciência produzida na Universidade de Brasília, como retrata o novo número.
A seção O que eu criei para você comprova que usando um celular e computador é possível substituir o espectrofotômetro – um caro equipamento laboratorial usado para medir níveis de proteína em experimentos.
A última flor mostra como a redução da diversidade linguística extermina culturas, territórios e povos indígenas. Em Diálogos, a reitora Márcia Abrahão e a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mercedes Bustamante, refletem sobre o presente e o futuro da UnB e da pesquisa no Brasil.
Diferentes áreas do saber povoam as reportagens. Caminhos da pós-graduação revela a trajetória de três pesquisadores agraciados com o Prêmio UnB de Tese e os desafios enfrentados para produzir pesquisa de excelência, e mostra a persistente desigualdade de gênero em algumas áreas do conhecimento e por níveis nas bolsas de produtividade.
Em Alô, casa! Testando!, cientistas apresentam o software HOsT, tecnologia que cria ambientes inteligentes a partir da conexão de dados gerados por dispositivos como celulares e relógios. A solução pode ser aplicada, por exemplo, em um lar inteligente para idosos, monitorando eventos atípicos.
Produção conjunta com o UnBNotícias, a reportagem Outras Brasílias apresenta o projeto que dá visibilidade a novas narrativas sobre o Distrito Federal a partir de fatos e sujeitos invisibilizados.
A reportagem Liberdade para sentir exibe fotografias e relatos de estudantes e trabalhadores de escolas públicas das cinco regiões do país no retorno às atividades presenciais após a pandemia de covid-19.
Já o Ensaio Visual convida o leitor a uma pausa para apreciar o cotidiano e a arquitetura da UnB nas fotografias premiadas pelo concurso Universidade de Brasília: 60 anos em 6 imagens.
SAIBA MAIS – Vitrine da produção científica da Universidade de Brasília, a revista Darcy é produzida pela Secretaria de Comunicação desde 2008. Suas reportagens divulgam, em linguagem acessível, as atividades de pesquisa e extensão da Universidade, e contribuem para democratizar o acesso à ciência, fomentando a reflexão sobre temas contemporâneos de interesse público.
A revista é gratuita e está disponível para download. Acesse!
Leia também:
>> Projetos da FCE recrutam voluntários para exames cardiorrespiratórios gratuitos
>> Nara Cristina Mendes é a nova auditora-chefe da UnB
>> CAD aprova Política de Assistência Estudantil da UnB
>> Observatório analisa situação socioeconômica do Distrito Federal
>> Projeto divulga histórias alternativas sobre o DF
>> História de luta da Universidade é lembrada nestes 61 anos
>> Reitoria analisa resultado de avaliação do MEC com diretores de unidades e centros
>> UnB é engajada em propiciar visibilidade constante aos povos indígenas
>> Egresso da arquitetura desenha a próxima medalha olímpica