ANIVERSÁRIO DA UnB

Em reportagem da revista Darcy, ex-reitor Antonio Ibañez Ruiz resgata memória sobre tempos sombrios da ditadura e período de superação

Reitor entre 1989 e 1993 e doutor honoris causa pela UnB, Antonio Ibañez Ruiz relembra invasão militar à Universidade em conteúdo publicado em edição on-line da revista Darcy. Foto: Secom UnB

 

Há poucos dias do aniversário de 61 anos da Universidade de Brasília, celebrado nesta sexta-feira (21), uma parceria entre UnBNotícias e revista Darcy resgata a memória da UnB e daqueles que contribuíram para transformar a trajetória da instituição. Em edição especial on-line da Darcy lançada em 2020, a publicação de jornalismo científico e cultural registrou depoimento do ex-reitor da UnB Antonio Ibañez Ruiz sobre episódio traumático: o da ditadura militar.

Doutor honoris causa pela UnB, título outorgado em fevereiro deste ano, Ibañez atuou por mais quatro décadas na Universidade, período de muitos êxitos, mas também de lembranças marcantes. Em 1968, ainda recém-chegado à UnB e à Brasília para dar aulas de desenho mecânico, o engenheiro paulista presenciou as atrocidades praticadas na instituição durante a invasão militar, enquanto vigorava o regime ditatorial no país.

Ibañez também teve atuação impactante na redemocratização: foi decano de Assuntos Comunitários na primeira gestão que marcou o período e reitor da UnB de 1989 a 1993.

Clicando abaixo, você confere mais sobre estes momentos da história da Universidade, pela ótica do ex-gestor, em reportagem especial da Darcy.

>> Leia no site da revista

Confira também outros dois conteúdos da Darcy sobre a história da Universidade relembrados esta semana no UnBNotícias:

>> Universidade completa 61 anos nesta sexta-feira (21)

>> Revista Darcy e Faculdade de Comunicação produzem série de entrevistas

NO FORNO – Uma nova edição da Darcy está prestes a ser lançada, na próxima segunda-feira (24), em evento às 14h, no Memorial Darcy Ribeiro, mais conhecido como Beijódromo. O número 29 da publicação dedica reportagens à temática da insegurança alimentar, com a notória volta do Brasil ao Mapa da Fome.

Leia também:

>> Reitoria analisa resultado de avaliação do MEC com diretores de unidades e centros

>> UnB é engajada em propiciar visibilidade constante aos povos indígenas

>> Egresso da arquitetura desenha a próxima medalha olímpica

>> Consuni define novos agraciados com a Honra ao Mérito

>> Oito novas startups e empresas de base tecnológica vão funcionar no PCTec da UnB

>> Centro Olímpico oferece atividades para crianças

>> Projeto da UnB oferta acompanhamento nutricional a paratletas

>> Câmara de Direitos Humanos apresenta relatório de atividades

>> HUB inaugura centro de pesquisa voltado ao manejo do risco de câncer uterino

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.