O Parque Científico e Tecnológico (PCTec) da Universidade de Brasília vai receber, ao todo, oito novas startups e empresas de base tecnológica. Elas foram contempladas no Edital de Chamamento Público nº 1/2022. O resultado final foi divulgado na quinta-feira (13). A Assinatura do Termo de Contrato de Cessão de Uso de Imóvel deve ocorrer até 7 de junho.
As startups vencedoras do certame são, por ordem de classificação: Krilltech Nanotecnologia, Metalvix Engenharia e Consultoria LTDA, Pneuvix Ambiental e Industrial LTDA, Nanosensors, Green Bonds Brasil Gestão de Ativos Agroflorestais, Cosseno Tecnologias e Educação LTDA, Delta V Engenharia Espacial LTDA e Solar Bot Indústria e Prestação de Serviços. Elas poderão ocupar o PCTec por 60 meses, sem prejuízo da extinção da cessão caso o cessionário infrinja determinações. O prazo pode ser prorrogado por até cinco anos, a contar da assinatura do contrato.
“É uma grande satisfação receber novas empresas de tecnologia no nosso Parque. A UnB tem compromisso com a inovação. Ver startups interessadas em nossas instalações mostra que a Universidade de Brasília vem, cada vez mais, tornando-se um ambiente de promoção do desenvolvimento tecnológico”, ressalta a reitora Márcia Abrahão.
De acordo com o edital, as empresas habilitadas atendem aos seguintes requisitos: realizar atividades baseadas no desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias, voltadas para o atendimento das necessidades da sociedade em parceria com empreendimentos do PCTec/UnB; buscar a permanente interação com a UnB, o PCTec/UnB, ambiente de inovação da UnB e empresas, no desenvolvimento de inovações; atuar de forma ambientalmente sustentável, com condições de funcionamento que não gerem riscos ambientais. Elas também apresentaram Plano de Ação e Investimento.
Diretor do Parque, Carlos Gurgel explica que esse edital é importante para a consolidação do PCTec, pois atrai empresas que atuam em áreas diversas. “Para a UnB, é importante, nesta fase de consolidação, possibilitar a entrada de startups de estudantes e professores da Universidade. Vamos buscar mais. Com um ambiente vibrante, atraímos também empresas de fora da UnB, estabelecendo um ciclo virtuoso”, afirma.
O modelo de oferta é do tipo coworking, com previsão de instalação de baias nas estações de trabalho. Cada estação de trabalho, com quatro assentos, ocupa 7m² úteis do salão. Nessa modalidade, as empresas ocupam uma mesma sala, sem divisórias entre si. Cada uma pode solicitar de um a quatro assentos em sua proposta. O valor total mensal da cessão por assento em estação de trabalho de R$ 90,56.
O PCTec tem como missão ser um ambiente compartilhado de desenvolvimento científico e tecnológico, com foco na inovação, conectando e integrando parceiros à Universidade. Os recursos advindos do uso do espaço serão aplicados na manutenção do local. Foram disponibilizados 145m². Parte da metragem ainda está disponível para ocupações futuras.
Leia também:
>> Centro Olímpico oferece atividades para crianças
>> Projeto da UnB oferta acompanhamento nutricional a paratletas
>> Câmara de Direitos Humanos apresenta relatório de atividades na UnB
>> HUB inaugura centro de pesquisa voltado ao manejo do risco de câncer uterino
>> UnB realiza Semana da Visibilidade Autista
>> Hospital Universitário recebe 327 novos estudantes de graduação da UnB
>> Egresso de graduação da UnB é aprovado em PhD no MIT
>> Seminário encerra ações do Copei
>> UnB expõe projetos inovadores na Campus Party Party
>> Professor Joaquim Pinto de Andrade recebe título de Emérito
>> Administração superior reúne-se com servidores do DPG
>> Projeto completa 35 anos de pesquisas sobre a geografia afrobrasileira