Em reunião no Salão de Atos da Reitoria na última segunda-feira (10), membros da Câmara de Direitos Humanos (CDH) da Universidade de Brasília apresentaram as atividades e ações de promoção e proteção de direitos humanos na UnB executadas em 2022. Os membros também escolheram como vice-presidente da CDH a professora da Faculdade UnB Planaltina e atual secretária de Comunicação da UnB, Mônica Nogueira, eleita por unanimidade. Após apreciado pelos membros da CDH, o relatório voltará para aprovação e votação na próxima reunião da Câmara, ainda sem data.
O relatório reúne informações da Secretaria de Direitos Humanos (SDH); dos decanatos de Assuntos Comunitários (DAC), de Extensão (DEX), de Ensino de Graduação (DEG), de Gestão de Pessoas (DGP), de Pós-Graduação (DPG); de Pesquisa e Inovação (DPI), de Administração (DAF), e de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO).
Também são anexados ao documento ações das secretarias de Comunicação (Secom), de Infraestrutura (Infra), do Patrimônio Imobiliário (SPI), e de Tecnologia da Informação (STI); da Biblioteca Central (BCE); do Hospital Universitário (HUB); e da Rádio e Televisão Universitárias (UnBTV).
A secretária de Direitos Humanos, Deborah Santos, e as coordenadoras Cláudia Renault e Roberta Cantarela apresentaram atividades promovidas pela unidade. Na Coordenação Negra, por exemplo, houve a extensa programação do Novembro Negro. Na Coordenação Indígena, um dos destaques é o acompanhamento contínuo dos estudantes indígenas.
A Coordenação das Mulheres promoveu o Projeto #8M 2022, com a conferência de abertura Política de Igualdade de Gênero na UnB: trajetória, desafios e perspectivas – UnB 60 anos, ministrada pela professora Lia Zanotta. Já na Coordenação LGBTQIA+, uma das realizações é o acolhimento e o combate à LGBTfobia.
Representando o DEX, o diretor técnico de Extensão, Alexandre Pilati, destacou, dentre outras ações, cinco projetos desenvolvidos em 2022 no campo dos direitos humanos: dois no Polo Regional Ceilândia/Estrutural e nos polos do Paranoá, do Recanto das Emas e Kalunga.
A diretora do Restaurante Universitário (RU), Cristiane Moreira da Costa, mostrou os resultados obtidos pelo DAC, que ampliou o acesso de estudantes a programas de permanência na UnB. O decanato também desenvolveu e implementou ações de promoção de acessibilidade, com acolhimento e prioridade de matrícula, por exemplo. Na Casa do Estudante Universitário (CEU), realizou a troca de eletrodomésticos.
ELEIÇÃO – A antropóloga e atual secretária de Comunicação da UnB, Mônica Nogueira, foi indicada pela reitora e presidente da Câmara, Márcia Abração, para a vice-presidência da CDH. “A Mônica está desde o início do Conselho de Direitos Humanos, ajudando com as pautas sobre esse tema, que conhece amplamente”, ressaltou Márcia Abrahão. Os membros aprovaram a indicação.
Leia também:
>> HUB inaugura centro de pesquisa voltado ao manejo do risco de câncer uterino
>> UnB realiza Semana da Visibilidade Autista
>> Hospital Universitário recebe 327 novos estudantes de graduação da UnB
>> Egresso de graduação da UnB é aprovado em PhD no MIT
>> Seminário encerra ações do Copei
>> UnB expõe projetos inovadores na Campus Party Party
>> Professor Joaquim Pinto de Andrade recebe título de Emérito
>> Administração superior reúne-se com servidores do DPG
>> Projeto completa 35 anos de pesquisas sobre a geografia afrobrasileira
>> UnB abre três editais de assistência estudantil
>> Pesquisadores da UnB estudam causas da demência vascular