CIÊNCIA E MEDICINA

Laboratório tem objetivo de promover a saúde da mulher com diagnóstico precoce

Gestores da UnB e do HUB circularam para conhecer estruturas do Centro Marco, voltado à prevenção do câncer do colo de útero em mulheres em situação de vulnerabilidade social. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

Utilizando-se de tecnologias de alto desempenho para o diagnóstico do câncer do colo do útero, incluindo teste de DNA de HPV de alto risco, foi inaugurado, no último dia 29, o Centro de Pesquisa Clínica e Molecular Marco (Manejo do Risco de Câncer Cervical).

Localizado no primeiro andar da Unidade 2 do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), o laboratório é voltado para a promoção da saúde da mulher. A pesquisa foi desenvolvida através de um entendimento entre o Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos e a Fiocruz Brasília, que é a instituição responsável pela condução do projeto em parceria com o HUB-UnB.

Superindente do HUB, Elza Noronha acredita que inauguração do centro qualifica HUB para atuar no diagnóstico precoce do câncer do colo de útero e para formar profissionais na área. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

O projeto foi motivado pela necessidade de melhorar a prevenção do câncer do colo do útero em mulheres em situação de vulnerabilidade – catadoras, quilombolas, ribeirinhas e de áreas urbanas de invasão – e tem como objetivo principal a avaliação da efetividade de novas estratégias de rastreio e triagem cervical baseadas em HPV utilizando amostras autocoletadas.

A superintendente do HUB, Elza Noronha, ressalta o caráter estratégico dessa parceria. “Essa pesquisa nos une em pautas importantes da política sanitária do país e nos qualifica para uma atuação real e efetiva no que a gente precisa fazer, que é formar pessoas e cuidar de pessoas, e nesse caso, mais específico, cuidando de mulheres em vulnerabilidade para que elas efetivamente tenham um diagnóstico precoce, com o tratamento adequado e oportuno”, destaca Elza Noronha.

Com equipe multiprofissional e especializada, com expertises nas áreas de saúde pública, biologia molecular, citologia, patologia, epidemiologia e tecnologia da informação, o laboratório conta com colaboração de pesquisadores/clínicos acadêmicos do Brasil e dos Estados Unidos.

Durante a inauguração, a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, afirmou que uma das pautas da UnB é a ampliação das pesquisas clínicas. "O HUB é um hospital de ensino, pesquisa e extensão e, nesse sentido, ao lançar uma iniciativa inovadora como esta, dentro de um hospital vinculado ao SUS, faz com que se qualifique a assistência e garanta aos alunos acesso a estas experiências que utilizam de alta tecnologia”, enfatiza a reitora.

Além da utilização de tecnologias de alto desempenho na área de prevenção do câncer de colo uterino, o centro foi estruturado para realizar pesquisas com o rastreio primário por testagem de HPV de alto risco com genotipagem parcial utilizando amplificação isotérmica para PCR em tempo real e análises integradas cito e histopatológicas.

O espaço também está preparado para avaliar estratégias de rastreio ou triagem por metilação do genoma do hospedeiro e HPV, carga viral e genotipagem do HPV com sequenciamento do genoma, realizando, ainda, aliquotagens e remessas de amostras dos estudos.

A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, pontua que o lançamento do laboratório representa exatamente essa diversidade de parceria que é possível fazer entre o HUB e a Fiocruz Brasília. “Quando a gente lança esse laboratório, a gente fortalece a integralidade do cuidado e da sustentação do direito à saúde da mulher. São instituições que se unem para que a pesquisa esteja cada vez mais focada no âmbito do enfrentamento do câncer de colo de útero, são órgãos internacionais unidos, enfim, são muitos esforços para que a gente siga com essa agenda de enfrentamento do câncer de colo de útero, para que se consiga promover saúde ampla para todas as mulheres”, reitera Fabiana Damásio.