A reitora Márcia Abrahão, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o ministro da Educação, Camilo Santana, e outras autoridades visitaram nesta sexta-feira (12) a Unidade da Criança e do Adolescente (UCA) do Hospital Universitário de Brasília (HUB). As obras do prédio, interrompidas em 2011 após o trágico falecimento de três operários soterrados, foram retomadas em agosto de 2021 e a unidade está em funcionamento desde junho de 2023.
“São quase 20 anos para a gente chegar nesse momento. Esse é um espaço de ensino, pesquisa e extensão e de excelência no atendimento à comunidade no DF. Um hospital 100% Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse a reitora.
A Unidade da Criança e do Adolescente do HUB está em funcionamento há um ano. A visita desta sexta (12) teve peso de inauguração oficial. A superintendente do HUB, Elza Noronha, percorreu parte das instalações de 7 mil m² com os presentes. São 80 consultórios especializados, 61 leitos de internação e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, além de laboratórios, brinquedoteca e salas multiuso.
“Os hospitais universitários têm um papel fundamental e avançarão ainda mais no trabalho de formação de residentes. É um dia de alegria, porque estamos contribuindo para a saúde da população do Distrito Federal”, disse a ministra Nísia Trindade, reforçando que a unidade vai fortalecer o programa Mais Acesso a Especialistas, lançado no SUS.
“Além de ser uma unidade de pesquisa e ensino para a formação de profissionais da saúde, é um hospital de primeiro mundo e que atende a população que mais precisa da rede pública. Que esse hospital possa salvar muitas vidas!”, comemorou o ministro Camilo Santana.
“A unidade representa um reforço para a nossa rede de saúde pública. Já temos um repasse mensal do Governo do Distrito Federal e, hoje, foi pactuada também a possibilidade de ampliar esse atendimento ao GDF. A nossa palavra é de gratidão. Quem agradece é a população do Distrito Federal”, disse a governadora em exercício, Celina Leão.
Foram investidos R$ 30 milhões na construção do espaço, com recursos do governo federal e emenda parlamentar indicada pela deputada Paula Belmonte. A unidade hospitalar faz parte da rede de hospitais universitários federais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
Estavam presentes o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, a senadora Leila Barros, o senador Marcelo Castro, a decana de Extensão da UnB, Olgamir Amancia, o secretário de Ensino Superior do MEC, Alexandre Brasil, e o secretário de Atenção Especializada, Adriano Massuda.