DISCENTES

Universidade aumenta em mais de 21% a quantidade de benefícios pagos em 2023 com recursos Pnaes e duplica auxílios de inclusão e acessibilidade

Mais estudantes serão beneficiados com novos auxílios da assistência estudantil. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A Universidade de Brasília acaba de criar 1.223 novos auxílios do Programa de Assistência Estudantil (Pnaes), inclusão digital e acessibilidade, passando de 3.488 para 4.232 o número de benefícios. Ao total, a UnB vai atender 744 novos estudantes com os benefícios regulares, entre auxílio socioeconômico, creche, transporte, moradia, esporte e cultura, e abrirá edital para a compra de 350 equipamentos (computadores e tablets). Concederá, ainda, 129 benefícios específicos para inclusão e acessibilidade.

A decisão foi tomada pela Comissão Permanente da Ação 4002, instituída pelo Conselho de Administração (CAD), com base em proposta encaminhada pelo Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), a partir de discussões com a Comissão de Acompanhamento da Política de Assistência Estudantil (CoPAES), instituída na atual da gestão da UnB no âmbito da Política de Assistência Estudantil, e com a Câmara de Assuntos Comunitários (CAC).

“Desde o início da nossa gestão, mesmo com os inúmeros cortes orçamentários, tomamos a decisão de ampliar os tipos de auxílios, aumentar os valores de auxílios, o que não era feito há muitos anos, e conceder gratuidade imediata no Restaurante Universitário para estudantes que entram na UnB por cotas sociais, o que foi possível com a ampliação da verba do Pnaes, vindo do Ministério da Educação, e com emendas parlamentares”, afirma a reitora Márcia Abrahão.

Atualmente, quase 9 mil estudantes não pagam para tomar café da manhã, almoçar e jantar todos os dias nos restaurantes universitários da UnB. Entre os auxílios, 13 programas tiveram aumento, como o auxílio socioeconômico que incluirá mais 410 pessoas, seguido pelo auxílio para indígenas com mais 155.

“Após sete anos de cortes e contingenciamentos e uma cuidadosa racionalização, a UnB resistiu aos ataques à assistência estudantil dos governos anteriores e se tornou uma das poucas universidades que não cortou e nem diminuiu os valores os auxílios”, recorda o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio, enfatizando a importância da aprovação da Política Integrada de Assistência Estudantil da UnB, além do esforço da Administração Superior na busca de emendas parlamentares.

Neste ano, novas vagas serão abertas, conjugando o recurso do Pnaes com emendas parlamentares. “Possibilitando o acolhimento de novos e novas estudantes, principalmente calouros, conforme preconizado pela nossa Política de Assistência Estudantil”, reforça a diretora de Desenvolvimento Social, Eloisa Pereira.

A inclusão digital, outro benefício pioneiro desde a pandemia, contemplou, ano passado, todos os 1.834 estudantes inscritos. Neste ano, estão previstos mais 350 benefícios para apoio à compra de computadores individuais.

ACESSIBILIDADE – Os recursos para as ações voltadas para acessibilidade aumentaram em 28,02%, passando de R$ 629.510, em 2023, para R$ 806 mil neste ano. São agora mais três novas ações: uma campanha institucional com estudantes PCD para promover a conscientização da comunidade sobre acessibilidade e inclusão; uma atividade de formação para docentes e coordenadores de cursos com materiais de apoio e orientações, além da aquisição de tecnologias assistivas para estudantes de graduação.

“Mesmo diante de toda a complexidade dos desafios da acessibilidade nas universidades, nós daremos um passo diferenciado na UnB, que é a formação de professores em acessibilidade e inclusão, além de possibilitar que estudantes PCD possam adquirir equipamentos adicionais, em geral muito caros, para otimizar sua inclusão no universo acadêmico”, comentou a diretora de Acessibilidade, Sinara Zardo.

EMENDA PARLAMENTAR – Pelo quarto ano seguido, a Administração Superior da UnB conseguiu emenda parlamentar junto à bancada federal do Distrito Federal para reforçar as ações de assistência estudantil, em particular as de saúde mental, creche, auxílio socioeconômico, ações de esporte e cultura, entre outras, totalizando R$ 3.190.000. Este ano serão 1.552 benefícios adicionais.

A evolução em números absolutos
Pnaes
2023: 3.488
2024: 4.232

Inclusão digital
2023: atendido integralmente todas as solicitações
2024: 350 (novos)

2023: 125
2024: 254

2023: 3.613
2024: 4.521

Somando-se Pnaes com Inclusão Digital e Acessibilidade, totalizam 908 auxílios adicionais.

Matéria alterada em 23/5 para supressão do termo "raciais", no terceiro parágrafo.