SEGUNDA EDIÇÃO

Iniciativa da DDS/DAC tem como objetivo divulgar os programas e auxílios ofertados na UnB. Mais de 140 produções foram inscritas

Os estudantes de Geologia Anu Rodrigues e de Engenharia da Computação Omarques Júnior ficaram em 1º lugar no concurso. Na foto, eles posam com Gabriel Perrone, da FAC, e Eloísa Pereira, da DDS. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Os ganhadores da segunda edição do Concurso de Vídeos da Assistência Estudantil, promovido neste semestre pela Diretoria de Desenvolvimento Social do Decanato de Assuntos Comunitários (DDS/DAC), foram premiados nesta terça-feira (21), no Salão de Atos da Reitoria. A disputa ocorreu entre dez finalistas. Mais de 140 vídeos foram avaliados pela comissão julgadora. O primeiro lugar ganhou R$ 6 mil, o segundo R$ 4,5 mil e o terceiro R$ 2,5 mil.

Divulgados na página da DDS no Instagram, os finalistas receberam votação popular de 13 a 20 de novembro. Venceram os vídeos com mais curtidas e alcance na rede. O tema desta edição foi A vida na assistência. Segundo os organizadores, o objetivo do concurso é divulgar os programas da assistência estudantil oferecidos na instituição.

"Os vídeos usam uma linguagem jovem e são vistos por outros estudantes que estão ingressando na Universidade", observou o coordenador da Assistência Estudantil Luiz Cláudio Ferreira. "Para mim, foi muito enriquecedor conhecer mais as ações e programas de assistência aos estudantes e saber que a Universidade tem essa forma inclusiva de apoiá-los. Avaliar os vídeos e ver os depoimentos foi muito bacana", disse o professor da FAC Gabriel Perrone, membro da comissão julgadora.

"A gente precisa registrar o nosso agradecimento ao Decanato de Assuntos Comunitários e a sensibilidade do decano ao disponibilizar orçamento, hoje extremamente concorrido. A gente entendia que era uma ação necessária e importante", destacou a diretora de Desenvolvimento Social Eloísa Pereira.

Grupo da Faculdade de Comunicação que ficou em segundo no concurso de vídeos da assistência estudantil é formado por Chardonnay Francis, Laís Apolinário, Evelin Canuto, Maria Cristina Santos e Leandro Salomão. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

"Na penúltima pesquisa de conhecimento da assistência, poucos membros da comunidade a conheciam. Depois que a DDS fez um investimento maciço em divulgação, a nossa última pesquisa revela um conhecimento extraordinário da assistência estudantil", comparou.

"A Universidade de Brasília é hoje uma das instituições que tem a política de assistência estudantil mais atualizada e direcionada à participação da comunidade", frisou o decano de Assuntos Comunitários Ileno Izídio. "Essa premiação passa a ser ao mesmo tempo uma comemoração do momento que vivenciamos da assistência estudantil na UnB e também, historicamente, marca esse retorno da implicação dos estudantes via DCE e via vocês que participaram desse concurso ou participam dos programas efetivamente", acrescentou o gestor.

PREMIADOS – Em 1º lugar ficaram os estudantes de Geologia Anu Rodrigues (23) e de Engenharia da Computação Omarques Júnior (23) com o vídeo Mona da CEU, com 1.750 curtidas e alcance de 55.130 usuários no Instagram. "Queria agradecer à DDS porque fui muito bem acolhida. A gente que mora na CEU está mais imersa ainda na assistência. Ter sido acolhida dessa forma e estar podendo estudar aqui em um curso conceito 5 é incrível", disse Anu. "Queria agradecer muito a todos que apoiaram a gente nesse concurso, o apoio veio de lugares os mais inesperados", festejou Omarques.

Em 2º, os estudantes de Comunicação Social Evelin Canuto (19), Laís Apolinário (23), Chardonnay Francis (23), Leandro Salomão (20) e Maria Cristina Santos (20) com o vídeo O que é a DDS?, com 2.814 curtidas e alcance de 31.524 usuários. "Foi um desafio muito grande, mas estou muito feliz, porque quando a gente estava produzindo o vídeo a gente acreditou no que estava fazendo", afirmou Evelin.

Filipe Silva, das Ciências Sociais, levou o terceiro lugar no concurso de vídeos da DDS e recebeu a premiação das mãos dos professores Gabriel Perrone e Eloísa Pereira. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Em 3º, o estudante de Ciências Sociais Filipe Silva (24), com o vídeo Viciado em auxílio, que obteve 3.782 curtidas e alcance de 18.509 usuários. "Também gostaria de agradecer à DDS por ter tomado esta iniciativa e criado este concurso que vai ajudar vários estudantes da UnB que não tinham noção desses auxílios. Sei o quão importante eles são para a nossa vida universitária", atestou Filipe.

A primeira edição do Concurso de Vídeos da Assistência Estudantil aconteceu em 2017.