INOVAÇÃO

Além de infraestrutura para abrigar startups, o C- Biotech conta com um complexo de laboratórios multiusuários

A inauguração do C-Biotech reforça o compromisso da UnB com a inovação e o empreendedorismo. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A Universidade de Brasília acaba de inaugurar seu Centro de Biotecnologia Molecular (C–Biotech). A instalação conta com uma infraestrutura laboratorial multiusuário para a incubação de empresas startup em biotecnologia.

“O C-Biotech fará parte do Parque Científico e Tecnológico da UnB (PCTec), que, na nossa gestão, passou a ser um órgão complementar, com mais autonomia, como a Biblioteca, a Editora UnB e a Fazenda Água Limpa. Representa certamente um grande passo para o futuro da UnB e da ciência no Brasil”, celebrou a reitora Márcia Abrahão.

A reitora Márcia Abrahão contou que a gestão, quando assumiu em 2016, dedicou-se a arrecadar recursos para a construção do C-Biotech. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O investimento, de R$ 12,5 milhões, veio de recursos próprios. O C-Biotech havia recebido recursos da bancada do DF no Congresso Nacional em 2010, mas não executou.

"Houve a troca de gestão e, em 2016, quando assumimos, nos dedicamos a arrecadar recursos. Estávamos em plena crise e com um governo contra a universidade pública, e ainda veio a pandemia. Agora, superamos os desafios e chegamos a esse belo projeto”, narrou Márcia Abrahão. A obra foi licitada no final de 2021 e iniciada em outubro de 2022.

O professor Fernando Araripe destacou os benefícios do C-Biotech para UnB e sociedade, agora e no futuro. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

“A Reitoria estava certíssima, quando fez a decisão executiva de implementar um setor de biotecnologia”, destacou o representante do C-Biotech e docente do Instituto de Ciências Biológicas Fernando Araripe.

“Os estudantes de Biotecnologia e de outros cursos serão beneficiados. Vamos difundir a cultura de inovação e do empreendedorismo na Universidade. Que o C-Biotech seja um farol para todos aqueles no futuro e no presente que procurem transformar boas ideias e o conhecimento tecnológico em um produto, um processo ou um serviço!”, desejou Araripe.

PESQUISA – O Centro vai atuar em parceria com universidades e empresas para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços biotecnológicos. O foco das pesquisas do C-Biotech é o uso de ferramentas da biologia molecular visando a produção de biofármacos, químicos, biocombustíveis e enzimas industriais.

Além disso, serão realizadas pesquisas para o desenvolvimento de biomateriais e aproveitamento da biomassa. “Aqui, vamos acomodar equipamentos do mais alto nível e profissionais altamente capacitados”, comentou o diretor do Parque Científico e Tecnológico (PCTec), Carlos Gurgel.

ESTRUTURA – Inaugurado em 30 de agosto, o C-Biotech possui 2,4 mil metros quadrados e abriga laboratórios de cultura de células, biologia sintética, bioquímica, cultivo e fermentação. Há, ainda, salas de professores, de aulas e sanitários acessíveis, entre outras instalações. O complexo está no setor sul do campus Darcy Ribeiro, próximo aos decanatos de Pesquisa e Inovação e de Pós-Graduação e ao Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).

O projeto é uma releitura da Unidade de Laboratórios de Ensino de Graduação. “É importante recordar que foram diversas as dificuldades enfrentadas ao longo da obra, cujo período de execução praticamente coincidiu com a fase mais crítica da pandemia de covid-19”, lembrou o secretário de Infraestrutura, Augusto Dias. "Mas está pronta para ser aproveitada pela comunidade."