FUTURO

Texto tem como objetivo orientar e estabelecer diretrizes para crescimento sustentável, acessível e socialmente inclusivo do campus Darcy Ribeiro

É ICC, e é muito mais! Plano Diretor do Darcy Ribeiro visa garantir que o campus da Asa Norte seja arborizado, caminhável, acessível, ambientalmente sustentável e socialmente inclusivo. Comunidade pode participar da consulta. Foto: Isa Lima/Secom UnB

 

A Universidade de Brasília realiza consulta pública para finalizar a proposta do Plano Diretor do Campus Darcy Ribeiro. A pesquisa está disponível on-line até 20 de novembro. Toda a comunidade universitária pode contribuir. As sugestões serão acolhidas pelo Comitê de Sistematização do Plano – composto por docentes e pesquisadores de diversas unidades acadêmicas, professores eméritos e técnicos da Secretaria de Infraestrutura (Infra) e da Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

>> Contribua para versão final do Plano Diretor do campus Darcy Ribeiro

“O Plano estabelece diretrizes para garantir e aperfeiçoar o Darcy Ribeiro como um campus-parque aberto, arborizado, caminhável, acessível, ambientalmente sustentável e socialmente inclusivo, promotor do convívio pleno e democrático entre todos os segmentos da UnB", explica o assessor estratégico do Gabinete da Reitoria, Benny Schvasberg, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. "O campus deve ser um ambiente estimulante para o estudo, o ensino, a pesquisa, a extensão, para produção da ciência, da cultura, dos saberes e a socialização integrada à cidade.”

A reitora Márcia Abrahão destaca que o documento é um instrumento inédito que vai balizar a expansão da Universidade. “Nunca tivemos um Plano Diretor. Ele vai orientar o uso e a ocupação de todos os espaços do campus Darcy Ribeiro, vai apontar a forma e os locais de crescimento, para construção, por exemplo, de novos prédios acadêmicos e administrativos”, explica a reitora. Em suma, o Plano Diretor trata, entre outros elementos, de infraestrutura, mobilidade privilegiando pedestres e ciclistas, saneamento e recursos hídricos e eficiência energética.

“O campus constitui um imenso desafio por estar no centro do Cerrado, a savana mais biodiversa do mundo e um hotspot global para conservação da biodiversidade. Os campi universitários não podem ser vistos isoladamente como ilhas, mas como microcosmos importantes integrados ao ambiente construído da cidade, exercendo grande influência sobre o ecossistema em razão de sua dimensão e complexidade”, pondera Schvasberg.

O texto foi desenvolvido de forma coletiva e multidisciplinar, com equipes temáticas selecionadas por meio de edital. Cerca de 40 docentes e dezenas de estudantes de graduação e pós-graduação de oito unidades acadêmicas produziram os estudos necessários para a elaboração da proposta do Plano Diretor.

O processo de criação da proposta contou com ampla participação da comunidade acadêmica. Aproximadamente 1,5 mil pessoas responderam a uma pesquisa sobre a percepção que têm do campus Darcy Ribeiro.

Seis oficinas, com mais de 300 participantes, foram realizadas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), na Faculdade de Tecnologia (FT) e no Instituto de Ciências Humanas (ICH). As oficinas buscaram explorar o que, para os usuários, o campus Darcy Ribeiro tem de melhor, com foco em reforçar, preservar e aperfeiçoar tais elementos.

Após a conclusão, o projeto do Plano Diretor será submetido à apreciação dos membros do Conselho de Administração (CAD) da UnB.

 

Links úteis para responder à consulta:

Relatório do Plano Diretor: https://shorturl.at/kHOR2

Estudos técnicos e científicos que embasaram o Relatório: https://shorturl.at/cxKL8

Mapa com proposta de Zoneamento do Campus Darcy Ribeiro: https://shorturl.at/bcktR

Formulário de consulta pública: https://forms.gle/7AByZ8Hdwa5TohDe7