PESQUISA

Prazo foi prorrogado até 5 de junho. Estudantes podem tirar dúvidas sobre como participar

Programação de Iniciação Científica está com dois editais abertos para estimular vínculo discente com a pesquisa. Foto: André Gomes/Secom UnB

Oportunidade imperdível para estudantes que queiram se aproximar ainda mais do universo da ciência e desenvolver a vocação em pesquisa, as inscrições para o Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília estão abertas até 5 de junho. Mais de 1.600 bolsas serão destinadas este ano para diferentes modalidades da iniciativa. Está curioso para saber como participar? Algumas dicas abaixo, também publicadas nos perfis oficiais da UnB nas redes sociais, podem ajudar.

Há dois editais lançados: um para o Programa de Iniciação Científica (Proic) de forma mais ampla e com bolsas também para ações afirmativas (Pibic-AF), e outro do Programa de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Ambos oferecem bolsas para estudantes de R$ 700 por mês e promovem atividades realizadas de setembro de 2023 a agosto de 2024.

>> Acesse o edital do Proic e Proic-AF

>> Acesse o edital do Pibiti

Diretor de Fomento à Inovação Científica, Sérgio Granemann detalha os aprendizados adquiridos com a experiência. "As iniciativas envolvem competências nem sempre desenvolvidas nos cursos tradicionais da graduação, como estruturar uma pesquisa, coletar, tratar e analisar dados, fazer pesquisas bibliográficas entre outras habilidades necessárias para a pesquisa", explica. "Também aprendem a conviver com pesquisadores mais experientes em grupos de pesquisa, despertando o interesse pela ciência e abreviando o tempo nos cursos de pós-graduação."

Podem se candidatar estudantes de graduação de qualquer instituição de ensino superior do Distrito Federal com matrícula ativa. É necessário sinalizar interesse junto a um orientador de iniciação científica, que elaborará com o aluno o projeto e o plano de trabalho e fará a inscrição pelo sistema do Proic, o Sipic.

Se você não conhece nenhum docente que possa orientá-lo, converse com professores que conheça e com o coordenador do curso para pedir indicações, inclusive em outros cursos. É possível, ainda, preencher cadastro no Banco de Talentos da Iniciação Científica, uma lista pública que reúne os nomes, por curso, dos estudantes interessados em desenvolver projetos, o que facilita o contato pelos professores.

>> Cadastre-se no Banco de Talentos

Caso seu projeto seja aprovado, para receber a bolsa, é necessário não ter vínculo empregatício ou outro benefício em vigência, seja de pesquisa ou extensão. Os resultados da pesquisa deverão ser apresentados pelo discente no Congresso de Iniciação Científica da UnB e do DF ao final do programa, com chances de ser premiado.

AVANÇOS – A iniciação científica tem ganhado maior impacto na Universidade nos últimos anos, com desdobramentos na pós-graduação. Dados de 2015 a 2020 mostram que 13,87% dos estudantes de mestrado e doutorado são egressos do Proic. "Os estudantes começam a fazer pesquisa e a desenvolver ciência já na graduação, desde os primeiros semestres. Com isso, ficam mais preparados para desenvolver estudos avançados mais adiante, na pós-graduação, no mestrado ou no doutorado", atesta Sérgio Granemann.

Em 2022, o programa dobrou o número de bolsas ofertadas, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). A expectativa para os próximos anos é melhorar ainda mais os índices na modalidade.