Terminou nesta quinta-feira (26) o 29º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília e o 20º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal. A cerimônia de encerramento lotou o auditório da ADUnB, no campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. Estavam presentes estudantes e professores das oito instituições de ensino superior participantes – UnB; Instituto Federal de Brasília (IFB); Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS); Centro Universitário de Brasília (Ceub); Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal (UDF); Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb); Universidade Católica de Brasília (UCB); e Instituto Federal de Goiás (IFG), campus Águas Lindas –, além de alunos do ensino médio.
>> Relembre: UnB abre seu 29º Congresso de Iniciação Científica, o 20º do Distrito Federal
Na abertura, a mesa parabenizou os jovens cientistas e seus orientadores. "Não podemos deixar de agradecer aos verdadeiros protagonistas desta cerimônia, que são os estudantes e seus orientadores, a razão de estarmos aqui neste momento. É um dia de festa. Este evento é de uma importância significativa para a ciência e a pesquisa", disse Sérgio Granemann, diretor do programa de Iniciação Científica da UnB (ProIC/DPG).
Para Damísia Lima, coordenadora-geral de Cooperação Nacional em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), todos os participantes são vitoriosos. "Cada bolsa de iniciação científica representa o futuro da ciência."
A superintendente Científica, Tecnológica e de Inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Renata Vianna, reiterou a importância da iniciação científica para quem deseja seguir a carreira acadêmica. "A iniciação científica é, sem dúvida, o ponto mais importante. Depois disso, o céu é o limite", disse.
A pró-reitora acadêmica da UCB, Adriana Pelizzari, destacou a importância da rede de pesquisa formada pelas oito instituições. Ela agradeceu os organizadores do evento e parabenizou alunos e orientadores pelas pesquisas. "O mais importante é que cada um de vocês continue lutando para a melhoria da pesquisa no DF e no país."
"Somos oito instituições parceiras com um único objetivo: fortalecer a pesquisa no DF de forma coerente com as necessidades da região", reforçou a assessora de Pós-Graduação e Pesquisa do CEUB, Fernanda Vinhaes. "A pesquisa tem se mostrado cada vez mais necessária no país", destacou.
PREMIAÇÃO – Além dos vencedores do Prêmio Destaque nas categorias Pibic, Pibic Ações Afirmativas, Pibic Ensino Médio e Pibiti, diversos jovens cientistas receberam menção honrosa. Quase dois mil trabalhos foram apresentados nos três dias de congresso, que ocorreu em setembro, durante a 23ª Semana Universitária da UnB.
Confira os vencedores no Prêmio Destaque:
Pibic
Exatas e Engenharias
Modelagem dinâmica e projeto de absorvedores dinâmico para o controle de distúrbios de movimento derivados de tremores patológicos – Gabriel Guimarães – UnB
Saúde e Vida
Atuação da fisioterapia no Centro Obstétrico do HUB – Aline Alves – UnB
Artes e Humanidades
Ex-pajé e a última floresta: ficção no documentário indígena nacional – Jackson Lemes – UnB
Pibic Ações Afirmativas
Exatas e Engenharias
Classes de conjugação em produtos entrelaçados – Camila Gomes – UnB
Saúde e Vida
Web software de diagnóstico veterinário - parece, mas não é! – Viviany Santos – UnB
Artes e Humanidades
A agenda ambiental na política externa brasileira: uma análise comparativa das relações e dinâmicas de politização entre o governo Lula (2003-2010) e o governo Bolsonaro (2019-2021) – Alanna Sousa – UnB
Pibic Ensino Médio
Exatas e Engenharias
Digerbio – Ecoenergia: acelerando a transformação do alimento em bioenergia através do monitoramento inteligente – Iuri Costa, Lucas Nascimento, Alefe Saraiva e Gustavo Quirino – UnB
Artes e Humanidades
Violência contra as mulheres dentro das áreas STEMs – Maria Fernanda Silva – IFB
Pibiti
Saúde e Vida
Expressão de CAR anti-Cd19 em células de mamíferos – Luísa Vargas – UnB
Artes e Humanidades
A relação entre os níveis de depressão, ansiedade e estresse no ambiente universitário com alunos dos cursos da área de saúde mental e adaptação acadêmica – Gabriela Cavalcanti – CEUB
Assista à integra da cerimônia de premiação, transmitida pela UnBTV: