Na última sexta-feira (17), a Universidade de Brasília (UnB) foi contemplada com 850 bolsas de iniciação científica pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic) recebeu 700 bolsas, e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) recebeu 150. Este é o primeiro edital da FAP-DF que contempla a modalidade de desenvolvimento tecnológico e inovação. Em 2021, a Fundação ofertou apenas 352 bolsas.
Atualmente, a UnB conta com mil bolsas, se somadas as custeadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e as mantidas por recursos próprios. “Com as novas concessões da FAP, nós teremos um recorde de bolsas na história da UnB. Isso é fantástico para o desenvolvimento da iniciação científica, porque há muita demanda que a Universidade não conseguia atender”, afirma o diretor de Fomento à Iniciação Científica do Decanato de Pós-Graduação (DPG), Sérgio Granemann.
O Decanato de Pós-Graduação da Universidade abrirá editais internos entre as unidades acadêmicas para os estudantes de graduação. O valor será de R$ 400, com duração de 12 meses.
Para Granemann, o momento vai permitir que a Universidade inclua mais estudantes que não foram contemplados com ofertas de bolsas anteriormente. “Vamos aproveitar para incluir mais e mais estudantes no programa de iniciação científica, promover o crescimento do programa e incentivar a cooperação com a rede de pesquisa formada pelas instituições de ensino superior do DF”, planeja.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA – O Pibic é um dos primeiros contatos do estudante universitário com a pesquisa científica em todas as áreas de conhecimento. O Pibiti é uma modalidade de iniciação científica voltada para técnicas e métodos de pesquisa tecnológica. Nas duas modalidades, há um professor orientador.
Leia também:
>> UnB sobe 27 posições no Urap, ranking internacional que mede qualidade acadêmica
>> Sediada na UnB em 2022, reunião anual da SBPC está com inscrições abertas
>> Comunidade acadêmica pode sugerir atividades científicas para reunião da SBPC de 2022
>> Mais de 90% da comunidade acadêmica está vacinada
>> UnB permitirá desconto em locação de imóveis que precisam de benfeitorias
>> UnB e Anatel assinam acordo para desenvolvimento do 5G no Brasil
>> Sessão solene marca início das celebrações
>> Disciplina propõe reflexões sobre bioética e biotecnociências
>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial
>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade
>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia
>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19
>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus