ENSINO

Material elaborado como TCC da licenciatura em Geografia na modalidade a distância contribui para difusão do conhecimento sobre o bioma

       A filha de Lisandra Serrano, autora da cartilha, ilustrou o material. Imagem: Reprodução

 

A estudante de Geografia da Universidade de Brasília Lisandra Serrano acaba de desenvolver uma cartilha sobre a Mata Atlântica voltada para as crianças que estudam nas escolas públicas da Baixada Santista, litoral de São Paulo. O objetivo, segundo a autora, é auxiliar os professores de Geografia da rede municipal na transmissão de conhecimento e preservação desse importante bioma brasileiro, a cada dia mais ameaçado pelo crescimento urbano desordenado.

 

>> Acesse a cartilha 

 

Lisandra mora em São Vicente, na região metropolitana da Baixada, e tem uma filha de 14 anos que, na época, cursava o ensino fundamental 2. “Lembro que, em uma viagem, ela me perguntou se o que via era Mata Atlântica, e aquela pergunta me fez questionar o ensino na escola”, conta. Esse fato somado à preocupação com o desaparecimento da mata nativa a levou a querer ajudar na conscientização das crianças, futuros agentes de preservação. Isso porque embora 70% da população brasileira viva em área de abrangência do bioma, somente 12,4% da floresta resta preservada.

Lisandra (direita) e a filha Yasmin (esquerda). Foto: Arquivo pessoal

 

Na elaboração da cartilha, ela entrevistou professores e comparou o conteúdo de três livros didáticos adotados no sétimo ano para saber como o tema é abordado no ensino fundamental. Para a autora, o conteúdo pode ser contextualizado e transmitido de maneira lúdica, indo além da tradicional memorização de conceitos. “A cartilha traz brincadeiras, como quiz e caça-palavras, que tornam a aprendizagem mais dinâmica, ativa e prazerosa”, destaca.

 

A sugestão é que o material seja combinado com atividades de campo para que as crianças possam observar no local onde vivem os fenômenos estudados em sala de aula e, a partir dessa experiência prática, sentirem-se encorajadas a buscar soluções para os problemas encontrados e a agir para mudar a realidade que os cerca.

 

Sob orientação da professora Ruth Laranja, do Departamento de Geografia, o Trabalho de Conclusão de Curso Avaliação dos conteúdos didáticos sobre o bioma Mata Atlântica na Baixada Santista foi apresentado em 2021 na licenciatura em Geografia do Instituto de Ciências Humanas (IH) da UnB, modalidade educação a distância (EaD). Lisandra Serrano é ex-aluna do polo UAB Santos.

Ilustrada na cartilha, a arara azul segue ameaçada de extinção. Imagem: Reprodução

 

UAB – Associada à Universidade Aberta do Brasil (UAB) desde 2007, a Universidade de Brasília oferece cursos de licenciatura no formato EaD, com polos em diversas cidades brasileiras e no Distrito Federal. As vagas dos cursos são preenchidas por meio de vestibular específico. A última seleção, realizada em 2019, ofereceu 1.300 vagas e oito diferentes licenciaturas (Teatro, Música, Artes Visuais, Educação Física, Pedagogia, Letras Português, Física e Geografia). Para o curso de Geografia, foram destinadas 190 vagas, distribuídas em sete polos de apoio presencial.

 

A UAB é uma iniciativa que busca ampliar o acesso à universidade pública no Brasil e promover a formação de professores que lecionem em diferentes níveis de ensino.

 

>> Saiba mais sobre os cursos ofertados em cada polo

 

Leia também:

>> UnB permitirá desconto em locação de imóveis que precisam de benfeitorias

>> UnB e Anatel assinam acordo para desenvolvimento do 5G no Brasil

>> HUB estrutura ambulatório de dieta cetogênica para tratamento de pacientes com epilepsia refratária

>> Sessão solene marca início das celebrações

>> Disciplina propõe reflexões sobre bioética e biotecnociências

>> UnB 60 anos: atuante como sempre, necessária como nunca

>> Reitora inaugura novo prédio do Cead

>> Sessão solene abre as comemorações para 2022

>> Relatório indica alterações para promover melhoria de acessibilidade no portal da UnB

>> UnB participa do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.