UnB 60 ANOS

Representantes da Universidade de Brasília e de organizações parceiras vão reafirmar a importância da instituição para a sociedade

Durante a solenidade, serão anunciados os vencedores do Concurso de Ensaios Darcy Ribeiro e a UnB. Na imagem, um dos símbolos do campus Darcy Ribeiro, o Instituto de Central de Ciências (ICC). Foto: Raquel Aviani/Secom UnB


Uma sessão solene marca o início das comemorações dos 60 anos da Universidade de Brasília (UnB) nesta quarta-feira, 15 de dezembro, às 14h. O evento acontece nesta data em referência ao dia em que foi assinada a lei de criação da Universidade, em 1961, pelo então presidente João Goulart.

 

Farão parte da mesa a reitora e o vice-reitor da UnB, Márcia Abrahão e Enrique Huelva; o presidente da Fundação Darcy Ribeiro, José Ronaldo; a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade; o presidente do Instituto João Goulart, João Goulart Filho; a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz; e a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Flávia Cale.

 

Representando a Comissão UnB 60 Anos, o professor José Geraldo de Souza Júnior também vai compor a mesa, que será mediada pela decana de Extensão da UnB, Olgamir Amancia.

 

“A ideia é que cada um fale sobre a sua história com a UnB e projete o que esperar do ano que vem, que, além de nosso aniversário, é o marco de cem anos de Darcy Ribeiro e da Semana de Arte Moderna, 200 anos da Independência, e também ano eleitoral no Brasil”, explica o coordenador da Subcomissão de Eventos da Comissão UnB 60 Anos, Alexandre Pilati.

 

Para a decana Olgamir Amancia, mais do que lembrar a data de criação de uma universidade, é a oportunidade de reafirmar um marco histórico na educação do Brasil. “Com a criação da UnB, se imprimiu um ponto de inflexão na política de educação superior brasileira. Primeiro, porque criou-se uma universidade na capital do país, em dissonância com os interesses das elites dirigentes. Segundo, essa universidade nasce com um projeto orientador que a distingue das demais, que imprime a pauta do compromisso social como uma marca dessa nova instituição”, afirma Olgamir.

 

Na ocasião, serão anunciados os vencedores do Concurso de Ensaios Darcy Ribeiro e a UnB, que serão publicados em livro em 2022. E também será feita a apresentação de projetos participantes do edital UnB 60 Anos – Etapa 1, desenvolvidos pelas unidades acadêmicas com o objetivo de preparar a celebração do aniversário da UnB. O seminário dos projetos continua na quinta-feira (16).

 

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Decanato de Extensão no YouTube.

 

REUNIÃO – A Comissão UnB 60 Anos fez a última reunião de 2021 na sexta-feira (10). Na ocasião, foi apresentada a programação preparada pelas subcomissões para as celebrações de 2022. A subcomissão de Comunicação anunciou a realização de uma coletiva de imprensa da reitora e do vice-reitor para dar o pontapé ao aniversário e apresentar a logomarca e o slogan para 2022.

 

A comissão volta a se reunir a partir de janeiro de 2022, para continuar os ajustes finos dos eventos e ações, que vão envolver todas as unidades acadêmicas e administrativas da Universidade, além de diversos outros setores e organizações da sociedade.

 

Leia também:

>> Relatório indica alterações para promover melhoria de acessibilidade no portal da UnB

>> UnB participa do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

>> Cepe aprova proposta de calendário acadêmico

>> Universidade do Envelhecer certifica alunos em cerimônia on-line

>> UnB participa de reabertura de sítio arqueológico

>> Márcia Abrahão recebe medalha da Ordem do Mérito Legislativo

>> Polo de extensão no Paranoá será inaugurado em março de 2022

>> UnB recebe Prêmio César Lattes na Câmara dos Deputados

>> UnB e Embaixada da França criam cátedra em ciências humanas e sociais

>> UnB retoma trabalho presencial com segurança

>> Premiação do Congresso de Iniciação Científica celebra destaques na pesquisa

>> Estudante da UnB ganha prêmio por projeto focado em melhorias dos serviços de saúde

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.