A reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, foi homenageada com a Ordem do Mérito Legislativo do Distrito Federal com o grau Comendador. O reconhecimento é concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) a personalidades que tenham prestado serviços relevantes para o DF. A reitora foi indicada pela deputada Arlete Sampaio (PT). A cerimônia de entrega da medalha foi nesta quinta-feira (9).
“É uma honra ter o meu trabalho reconhecido pelo parlamento local. Agradeço profundamente aos membros da minha equipe, que são obstinados e comprometidos com o sucesso da UnB. A Universidade de Brasília tem recebido um olhar atento de todos os deputados e isso é fundamental para a fortalecer a nossa presença em todo o Distrito Federal”, disse a reitora.
A deputada Arlete Sampaio contou que acompanha o trabalho de Márcia Abrahão desde 2008, quando a reitora era decana de Ensino de Graduação e coordenou o Reuni – programa de expansão das universidades federais. Nesta época, a UnB criou campi no Gama e em Ceilândia, além de ampliar a oferta em Planaltina.
“Eu tenho um reconhecimento enorme ao trabalho que Márcia está realizando na Universidade. Me pergunto, como ela consegue, com a restrição orçamentária tão grande, fazer tanta coisa na UnB. Só uma pessoa dedicada, atenciosa e muito comprometida é que alcança os resultados que ela tem conseguido”, afirmou a deputada. Arlete ressaltou que, além da evolução física e administrativa, a UnB está bem classificada e subindo em rankings acadêmicos. “Como deve ser uma universidade de excelência.”
Há sete anos, a CLDF não homenageava personalidades do Distrito Federal. Ao todo, 52 pessoas foram agraciadas. Entre elas, o governador do DF, Ibaneis Rocha, que recebeu o grau Grã-Cruz. “Neste período de pandemia tive que tomar muitas decisões e sempre recebi o apoio irrestrito da CLDF. É uma honra muito grande ter o meu nome escolhido”, disse.
O presidente da Câmara Legislativa, deputado Rafael Prudente (MDB), Grão-Mestre e o Chanceler da Ordem, discursou na cerimônia. “Esta Casa tem a honra e a satisfação de ter selecionado para a Ordem do Mérito Legislativo personalidades que inegavelmente contribuem para o desenvolvimento do DF. Com tamanha reunião de talentos, esperamos fazer da Ordem um espaço de congregação de ideias e propostas para o futuro do Distrito Federal.”
A Ordem do Mérito Legislativo do DF foi criada em 1991. É concedida nos graus Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. As insígnias de cada grau são concedidas mediante proposta do Conselho da Ordem, dirigido pelo presidente da Câmara Legislativa – que é o Grão-Mestre e o Chanceler da Ordem – e formado pelos membros da Mesa Diretora da Casa.
Leia também:
>> Polo de extensão no Paranoá será inaugurado em março de 2022
>> UnB recebe Prêmio César Lattes na Câmara dos Deputados
>> UnB e Embaixada da França criam cátedra em ciências humanas e sociais
>> UnB retoma trabalho presencial com segurança
>> Premiação do Congresso de Iniciação Científica celebra destaques na pesquisa
>> Estudante da UnB ganha prêmio por projeto focado em melhorias dos serviços de saúde
>> Consuni concede título de Doutor Honoris Causa a Ailton Krenak
>> Informe sobre instabilidade no Sigaa
>> UnB firma acordo com TST para desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial
>> Discentes da UnB organizam congresso que debate impactos da pandemia no futuro da pesquisa
>> Pesquisa investiga manifestações bucais em pacientes que se recuperaram de covid-19
>> Diretoria da SBPC visita UnB para alinhar reunião de 2022
>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial
>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade
>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia
>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19
>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus
>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19