A Universidade de Brasília (UnB) foi agraciada com o Prêmio César Lattes, na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, na manhã desta quarta-feira (8). A condecoração homenageia cinco personalidades e entidades que se destacaram na defesa e na promoção da ciência, da tecnologia e das inovações. A UnB foi indicada pelo deputado Luís Miranda (DEM-DF).
A reitora da UnB, Márcia Abrahão, destacou o significado e a importância do prêmio para a Universidade de Brasília e para as universidades federais. “Permite escrever mais um capítulo em defesa das nossas universidades públicas, inclusivas, de excelência acadêmica, produtoras de conhecimento, reforçando o papel da democracia e da pluralidade de ideias antagônicas, mas não inimigas. Demonstra o interesse desta Casa em preservar a ciência de um país que trabalha, resiste e constrói soluções criativas em condições muito adversas”, disse.
“É um compromisso mútuo a nossa defesa da ciência, do orçamento da ciência, dos nossos institutos e instituições”, disse o presidente da mesa, deputado Aliel Machado (PSB-PR). Receberam o prêmio o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (Ipie), o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações Marco Antônio Raupp (in memoriam) e o epidemiologista Pedro Hallal, ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O Prêmio César Lattes foi criado em 2021 pela Comissão de Ciência e Tecnologia. Os integrantes do colegiado indicam os possíveis agraciados. A seleção final dos vencedores é feita por uma comissão julgadora formada por representantes de todos os partidos da Câmara.
O autor da indicação da UnB, deputado Luís Miranda, falou sobre a importância da Universidade de Brasília e da ciência e tecnologia. “É uma Universidade formadora de mentes brilhantes. Sabemos que são os brasileiros, formados nas universidades públicas, que estão coordenando as grandes empresas de tecnologia e inovação no mundo. São gênios que perdemos porque não acreditamos que vale a pena investir em ciência e tecnologia neste país. Nós vamos fazer de tudo para que o orçamento para a ciência e tecnologia seja cada vez maior”, afirmou.
Veja a cerimônia completa. A decana de Pesquisa e Inovação da UnB, María Emília Walter, recebeu a homenagem, presencialmente, junto com a reitora:
Leia também:
>> UnB e Embaixada da França criam cátedra em ciências humanas e sociais
>> UnB retoma trabalho presencial com segurança
>> Premiação do Congresso de Iniciação Científica celebra destaques na pesquisa
>> Estudante da UnB ganha prêmio por projeto focado em melhorias dos serviços de saúde
>> Consuni concede título de Doutor Honoris Causa a Ailton Krenak
>> Informe sobre instabilidade no Sigaa
>> UnB firma acordo com TST para desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial
>> Discentes da UnB organizam congresso que debate impactos da pandemia no futuro da pesquisa
>> Pesquisa investiga manifestações bucais em pacientes que se recuperaram de covid-19
>> Diretoria da SBPC visita UnB para alinhar reunião de 2022
>> UnB volta a ofertar disciplinas esportivas no Centro Olímpico
>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial
>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade
>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia
>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19
>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus