EXTENSÃO

Formatura diplomou 63 estudantes; inscrições para o curso com início em 2022 estão abertas

Alunos do curso de Educador Político Social em Gerontologia da UniSer celebraram conquista do certificado de conclusão da formação. Imagem: Reprodução

 

Mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia, estudantes das turmas da Asa Norte, Guará e Samambaia do programa de extensão Universidade do Envelhecer (UniSer) comemoraram a formatura no curso de Educador Político Social em Gerontologia na última quarta-feira (8), em cerimônia on-line transmitida pelo Youtube da UniSer.

 

Além dos 63 formandos, a cerimônia contou com a participação de coordenadores e docentes do curso, da decana de Extensão da UnB, Olgamir Amancia, e da madrinha e padrinho da UniSer, deputada federal Paula Belmonte (Cidadania) e deputado distrital Roosevelt Vilela (PSB).

 

Coordenadora do curso, a docente Eliana Fortes Gris disse que a continuidade das aulas, que desde 2020 acontecem de forma remota, foi uma conquista para todos os colaboradores. “Mostra que mesmo em tempos tão desafiadores, podemos e devemos acreditar em novas oportunidades”, comemorou. “Nosso maior objetivo é transformar a vida de vocês”, completou.

 

Beatriz Menezes, oradora da turma da Asa Norte, destacou todas as dificuldades pelas quais passaram os estudantes. “Não foi fácil. Alguns colegas perderam entes queridos, ficaram doentes, pensaram em desistir. Mas aqui estamos, vencemos várias barreiras.”

 

Ela também agradeceu aos filhos, netos e todos que ajudaram com as tecnologias – aulas on-line, gravação de vídeos, trabalhos. “Hoje, estamos mais preparados para lutar pelos nossos direitos, por políticas públicas, para buscar melhor qualidade de vida e um envelhecer mais tranquilo”, disse.

 

Padrinhos da UniSer, os deputados Roosevelt Vilela e Paula Belmonte se comprometeram a destinar recursos para que o projeto continue atuando e seja ampliado para outras regiões administrativas do Distrito Federal.

 

“Estou emocionada, sinto gratidão por vocês estarem fazendo a aplicação desse recurso com muita seriedade e responsabilidade”, disse a deputada federal. “Esse curso de extensão traz autoestima e aproxima a Universidade de Brasília de toda a população.”

Docentes vinculados ao projeto e padrinhos participaram da solenidade. Imagem: Reprodução

 

Margô Karnikowski, fundadora do projeto, agradeceu aos parlamentares e disse que o trabalho só é possível graças ao apoio dos padrinhos. Ela também destacou que o apoio do Decanato de Extensão é fundamental, inclusive no desafio da internacionalização da UniSer. “Estamos buscando parcerias internacionais, com possibilidade de mobilidade acadêmica entre os idosos de outros países e os nossos alunos.”

 

Olgamir Amancia, decana de Extensão da UnB, parabenizou os 63 estudantes que receberam os certificados. “São pessoas com muito a produzir, compartilhar, conhecer, aprender, criar e inovar”, disse. Para ela, essa dimensão da Universidade é extremamente importante, permitindo uma aproximação com a sociedade.

 

INSCRIÇÕES – A UniSer é um programa de extensão da Universidade de Brasília (UnB) com mais de sete anos de atuação em diversas cidades. Podem participar do curso de Educador Político e Social em Gerontologia pessoas a partir de 45 anos. O objetivo do programa é fomentar ações educativas e integrativas que possibilitem a ampliação de capacidades e habilidades na vida adulta e dos idosos da comunidade.

 

Até o dia 4 de fevereiro de 2022 é possível se inscrever para as turmas do Riacho Fundo, Guará, Asa Norte, Samambaia e Sobradinho. O curso tem duração de um ano e meio, e as aulas ocorrem de segunda à sexta, de 15h às 16h30. No período da pandemia, as aulas estão ocorrendo de forma remota, por meio da plataforma Google Meet.

 

Na grade curricular, estão disciplinas como Autocuidado, Qualidade de vida, Direito e cidadania, Corpo e Movimento e Línguas. A UniSer também tem um edital permanente para aqueles estudantes extensionistas que desejem colaborar com o projeto.

 

Confira a cerimônia de certificação:

 

Leia também:

>> UnB participa de reabertura de sítio arqueológico

>> Márcia Abrahão recebe medalha da Ordem do Mérito Legislativo

>> Polo de extensão no Paranoá será inaugurado em março de 2022

>> UnB recebe Prêmio César Lattes na Câmara dos Deputados

>> UnB e Embaixada da França criam cátedra em ciências humanas e sociais

>> UnB retoma trabalho presencial com segurança

>> Premiação do Congresso de Iniciação Científica celebra destaques na pesquisa

>> Estudante da UnB ganha prêmio por projeto focado em melhorias dos serviços de saúde

>> Consuni concede título de Doutor Honoris Causa a Ailton Krenak

>> Informe sobre instabilidade no Sigaa

>> UnB firma acordo com TST para desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial

>> Discentes da UnB organizam congresso que debate impactos da pandemia no futuro da pesquisa

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave