INFRAESTRUTURA

Centro de Educação a Distância da UnB reúne mais de 60 mil usuários em seus ambientes de aprendizagem e oferece cerca de 6 mil disciplinas por semestre

Novas instalações do Cead encontram-se em prédio ao lado do Cebraspe, no campus Darcy Ribeiro. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

O Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade de Brasília (UnB) ocupa um novo espaço no campus Darcy Ribeiro, no Plano Piloto. O Cead saiu do Pavilhão Multiuso 1 para se instalar ao lado do Cebraspe. É uma construção térrea com mais de 300 m², oito salas divididas para os setores de tecnologia da informação, produção de materiais digitais, estúdio de gravação e ilha de edição de áudio e vídeo. A cerimonia de inauguração ocorreu na sexta-feira (10).

“Trazer o Cead para este prédio não significa apenas entregar um espaço. É a valorização do ensino a distância na Universidade de Brasília”, disse a reitora Márcia Abrahão, que agradeceu o empenho da Prefeitura (PRC), da Secretaria de Infraestrutura (Infra) e da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) nas ações necessárias para viabilizar a nova sede.

Nos dois últimos anos, o Cead ofertou mais de 6 mil vagas em cursos, contabiliza mais de 60 mil usuários cadastrados nos ambientes de aprendizagem e aproximadamente 6 mil disciplinas são criadas a cada semestre. “Foi um período intenso, mas em que o Centro conseguiu estar presente e mostrar que é parte importante da nossa Universidade”, lembrou a diretora do Centro, Letícia Leite.

O decano de Ensino de Graduação (DEG), Diêgo Madureira, destacou que o trabalho do Cead foi fundamental para que a Universidade conseguisse ofertar todas as atividades acadêmicas. “A pandemia acelerou uma discussão sobre a inserção de tecnologias no processo ensino-aprendizagem, que precisa ser conduzido com firmeza e delicadeza. Sem deixar para trás a qualidade que é a marca da UnB.”

Estavam presentes representantes de servidores e servidores aposentados do Cead, a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), Denise Imbroisi, a decana de Administração (DAF), Rozana Naves, e o prefeito Valdeci Reis.

Desde 2017, o Programa UAB (Universidade Aberta do Brasil) também está sob a responsabilidade do Cead. Neste período, foram mais de 10 mil vagas abertas em cursos de graduação e pós-graduação. “Não são poucos os relatos de ex-alunos que demonstram a felicidade em serem egressos da UnB, mesmo sem nunca terem estado presencialmente em nossos campi”, conta Letícia

O espaço em que agora funciona o Cead foi ocupado pelo Cebraspe e o mobiliário foi todo reaproveitado pela equipe do Centro. Em breve, a Secretaria de Patrimônio Imobiliário (SPI) também irá ocupar parte do prédio do Cead.