Estudantes de graduação do Distrito Federal e Entorno cujos projetos se destacaram no 28º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (UnB) e 19º do DF foram premiados na última quinta-feira (8), no auditório do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb). A solenidade, que este ano voltou a ser realizada presencialmente, foi transmitida pelo canal da UnBTV no YouTube.
O objetivo do Congresso é oferecer aos estudantes que atuam na iniciação científica oportunidade adicional de divulgação de suas pesquisas para toda a sociedade. Esta edição foi realizada pelo Programa de Iniciação Científica da UnB (Proic), ligado ao Decanato de Pós-Graduação (DPG), juntamente com outras sete instituições de ensino superior do DF: a Universidade Católica de Brasília (UCB), o Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub), o Instituto de Ensino Superior de Brasília (Iesb), os institutos federais de Brasília (IFB) e de Goiás (IFG), a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).
Durante a premiação, Lucio Rennó, decano de Pós-Graduação, ressaltou a importância de estimular o fortalecimento dos vínculos entre as instituições na pesquisa. “Eu acredito que a iniciação científica cumpre esse propósito de aproximação, e nós estamos concretizando nossa parceria. Espero que ela possa se expandir ainda mais para continuarmos avançando na produção conhecimento e de quadros de alto nível no Brasil”, compartilhou.
Ele também parabenizou todos os estudantes que participaram do Congresso e relembrou que a produção na iniciação científica é um importante passo para todo mundo que pretende se envolver com a área de pesquisa. “Essas menções e honrarias são uma indicação do potencial de pesquisa de cada estudante. Além de ser uma amostra da qualidade do trabalho, vocês estão produzindo novos conhecimentos que agregam muito à ciência produzida no Brasil. Estamos aqui para celebrar e apostar no futuro de vocês”, finalizou.
Além do decano, estiveram presentes a coordenadora de Iniciação Científica do Iesb, Zeli Isabel Ambros; a pró-reitora de Pesquisa e Inovação do IFB, Giovanna Megumi Ishida Tedesco; a coordenadora de Iniciação Científica da UCB, Silvia Keli de Barros Alcanfor; a assessora de pós-graduação e pesquisa, Nanda Vinhais de Lima; o o coordenador de pesquisa da UDF, Bernardo Petris; o diretor do campus Águas Lindas do IFB, Thiago de Araújo; e a coordenadora do Programa de Iniciação Científica da ESCS, Claudia Vicari Bolognani.
INDICAÇÃO E VENCEDORES – Ao longo do Congresso, 2.527 trabalhos de estudantes de graduação e do ensino médio foram apresentados. Destes, apenas os de ensino superior concorreram à premiação, segundo os editais para os quais estavam inscritos: do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).
A decisão de quais trabalhos são premiados é feita por consultores externos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a partir das recomendações dos avaliadores. Os indicados ao Prêmio Destaque devem ter nota máxima em todos os quesitos da avaliação do pôster. Para cada edital, pode haver vencedores em três grandes áreas, a depender das indicações: Exatas e Tecnológicas, Saúde e Vida e, Artes e Humanidades. Dos 84 estudantes indicados ao prêmio, oito saíram vencedores.
Houve também trabalhos agraciados com menções honrosas. Para indicação, os projetos tinham que receber, no mínimo, 40 pontos de 50 na avaliação. Ao total, 367 trabalhos foram agraciados, sendo 150 de Artes e Humanidades, 73 de Exatas e Tecnologias 144 de Saúde e Vida.
Além dos estudantes, um dos avaliadores foi homenageado com o Prêmio Avaliador Destaque. Desta vez, a honraria foi concedida à professora Cláudia Bolognani (ESCS) por ter o maior número de trabalhos avaliados e por participar de todas as etapas do processo de conceituação.
“Os avaliadores verificam se o trabalho foi bem-feito, se tem mérito, se vale a pena ser publicado ou ser premiado. Para isso, precisam analisar resumos, relatórios, assistir as apresentações presenciais ou virtuais. São avaliadores de todas as nossas instituições e também externos, como os do CNPq. Os avaliadores possuem um papel fundamental para a iniciação científica progrida nas nossas unidades”, explicou Sérgio coordenador do Congresso e Diretor do Programa de Iniciação Científica (Proic) da UnB, que apresentou o prêmio na categoria.
Confira abaixo os vencedores do Prêmio Destaque:
Prêmio Pibiti
Exatas e Tecnológicas
Estudante: Isadora Bordignon Franz Orientador: Elder Yokoyama
Título: Análise estrutural 3D de afloramento e testemunhos
Instituição: UnB
Saúde e Vida
Estudante: Thaís Sousa Silva Lima Orientação Taia Maria Berto Rezende
Título: Avaliação da Atividade Imunomoduladores de Nanofibras de Poli (Álcool e Vinil) e Quitosana como um Novo Scaffold Para a Endodontia Regenerativa
Instituição: UCB
Artes e Humanidade
Nenhum trabalho alcançou a nota máxima para ser indicado ao prêmio nesta categoria.
Prêmio Pibic-AF
Exatas e Tecnológicas
Estudante: Kinderman de Araujo Vilanova
Orientador: Leonardo da Silveira Pirillo Inojosa
Título: A Interoperabilidade BIM no processo de planejamento de manutenção de edificações existentes
Instituição: UnB
Saúde e Vida
Estudante: Júlia Gabriela de Melo Silva Orientador: Luciana Hagstrom Bex
Título: Implicações do exercício físico na doença de Chagas: uma revisão
Instituição: UnB
Artes e Humanidades
Estudante: Victória Aragão dos Reis Lima Orientador: Emerson Dionísio Gomes de Oliveira
Título: Arte popular moderna-contemporânea no contexto de gênero e raça: a obra de Madalena dos Santos Reinbolt
Instituição: UnB
Prêmio Pibic
Exatas e Tecnológicas
Estudante: Hugo da Costa Melo Gomes Ferreira Orientador: André Von Borries Lopes
Tese: Escoamento de Hagen-Poiseuille em um Duto Quarto-Elíptico
Instituição: UnB
Saúde e Vida
Estudante: Lorrany Cristina Ribeiro Alves Orientador: Suliane Beatriz Rauber
Título: Suporte Social percebido em estudantes universitários durante o distanciamento social em decorrência do Covid-19.
Instituição: UDF
Artes e Humanidades
Estudante: Guilherme Lopes Silva
Orientador: Tiago Barros Pontes e Silva
Título: Interfaces digitais, ética e ansiedade: um levantamento crítico sobre a contemporaneidade
Instituição: UnB
Confira a íntegra da solenidade:
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