PESQUISA

Em novo formato, a honraria agora enaltece monografias, teses e dissertações dentro de seis categorias. Cerimônia ocorreu pela última vez em 2020

Alunos e orientadores celebram a ciência em cerimônia de valorização da pós-graduação. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Em noite em clima de celebração e entusiasmo, 63 trabalhos, em 42 programas de pós-graduação distintos da Universidade de Brasília (UnB), tiveram a excelência acadêmica reconhecida durante cerimônia do Prêmio UnB de Pós-Graduação nesta terça-feira (6). Promovida pelo Decanato de Pós-Graduação (DPG), a solenidade laureou monografias, dissertações e teses defendidas entre 2020 e julho de 2022.

“Celebramos hoje a formação de profissionais de altíssimo nível, que farão da nossa sociedade um lugar melhor e de forma mais abrangente”, destacou o vice-reitor em exercício da reitoria, Enrique Huelva. Ele ainda frisou que este é um momento de resiliência e de mostrar a importância da ciência e das instituições públicas.

Os autores premiados, seus orientadores e coorientadores receberam certificados dentro de seis categorias: Prêmio UnB de Dissertação; Prêmio UnB de Tese; Prêmio UnB de Monografias de Cursos Lato Sensu; Prêmio Técnicos na Ciência; Prêmio UnB 60 Anos e Grande Prêmio UnB de Tese. A lista dos vencedores nas quatro primeiras categorias foi divulgada no início de novembro; já as duas últimas tiveram os vencedores publicizados apenas na cerimônia.

>> Confira a lista com todos os vencedores

Feliz com o reconhecimento, que veio após dois anos da defesa de seu projeto, Stephânia Lima, ganhadora do Prêmio UnB de Dissertação em Ciências da Saúde – área recordista em número de trabalhos inscritos –, destaca a importância de seu estudo na formação pessoal e profissional. “Passar por um mestrado e por todo o processo de aprendizado acadêmico me ajudou na vida a aprender como resolver problemas, mesmo com todos os desafios”, pontuou a pesquisadora.

Daniela Barbosa teve sua tese premiada na área de Ciências Sociais Aplicadas. Graduada e mestra em Design, ela escolheu Arquitetura e Urbanismo para dar continuidade ao seu processo de formação acadêmica. “Minha tese traz um olhar diferente sobre Brasília, com a visão dos bens patrimoniais fora do centro da capital, com foco nas periferias e suas diversidades e monumentalidades”, explicou Daniela.

GRANDE PRÊMIO – Entre as dez pesquisas de doutorado que poderiam receber premiação dupla, já que foram contempladas em suas respectivas grandes áreas e também concorreram ao Grande Prêmio UnB de Tese, três foram agraciadas com a honraria de destaque da noite, concedida com base nos colégios de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Em clima de suspense e expectativa, a primeira grande vencedora da noite foi a tese Sangue nos olhos: sociologia da letalidade policial no estado do Pará, no colégio de Humanidades, defendida pelo doutor em Sociologia Sandoval Neto.

Estudo vencedor da doutora Maíra Pereira desenvolveu um nanosistema para tratamento de uma patologia dermatológica rara. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

No colégio de Ciências da Vida, o destaque foi para a doutora e pós-doutoranda em Ciências da Saúde Maíra Pereira, com o projeto Desenvolvimento e caracterização de carreadores lipídicos nanoestruturados para o tratamento tópico da hidradenite supurativa. Em resumo, foi desenvolvido um novo nanosistema para tratar uma doença de pele crônica inflamatória rara com poucas opções de tratamento. A fórmula associa antibióticos em sua composição, antes usados de forma oral, com avaliação em peles de suínos.

>> Leia sobre pesquisas na área na revista Darcy nº 27

“Ver meu trabalho sendo premiado e minha trajetória de estudos e pesquisa reconhecida é muito importante para mim”, enfatizou Maíra. Para ela, além da sensação de que o esforço valeu a pena, é um orgulho ver que seu trabalho serve de guia e seja exemplo para muitos outros pesquisadores.

Finalizando os premiados duplos da noite, a tese Dinâmica eletrônica e clássica em sistemas biológicos e nanoestruturados, de autoria do doutor em Física Marcelo Lopes Junior, foi a ganhadora no colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.

UnB 60 ANOS – A premiação para monografias lato sensu não foi a única novidade desta edição. De maneira inédita e excepcional, 16 trabalhos a respeito da própria UnB concorreram na categoria Prêmio UnB 60 Anos, em homenagem ao sexagenário da instituição.

O anúncio da pesquisa vencedora também foi realizado apenas durante a celebração. Com trabalho de título Brasília e Cinema: paisagens cinemáticas, a doutora em Arquitetura e Urbanismo Liz da Costa Sandoval foi a ganhadora.

NOVA ROUPAGEM – Realizado pela última vez em 2020 de forma remota, o antigo Prêmio UnB de Dissertação e Tese foi ampliado e agora chama-se Prêmio UnB de Pós-Graduação. Com a mudança, a premiação passa a abranger as monografias de cursos lato sensu, além de continuar a premiar as melhores dissertações e teses das nove grandes áreas do conhecimento. As pesquisas de doutorado também recebem destaque nos três colégios, segundo a classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o Grande Prêmio UnB de Tese. Esta é, ainda, a segunda vez consecutiva de realização do Prêmio Técnicos na Ciência.

Ao todo, 196 projetos foram inscritos, sendo selecionados um vencedor e até duas menções honrosas dentro de cada categoria, anunciados previamente por meio de edital.