Em noite em clima de celebração e entusiasmo, 63 trabalhos, em 42 programas de pós-graduação distintos da Universidade de Brasília (UnB), tiveram a excelência acadêmica reconhecida durante cerimônia do Prêmio UnB de Pós-Graduação nesta terça-feira (6). Promovida pelo Decanato de Pós-Graduação (DPG), a solenidade laureou monografias, dissertações e teses defendidas entre 2020 e julho de 2022.
“Celebramos hoje a formação de profissionais de altíssimo nível, que farão da nossa sociedade um lugar melhor e de forma mais abrangente”, destacou o vice-reitor em exercício da reitoria, Enrique Huelva. Ele ainda frisou que este é um momento de resiliência e de mostrar a importância da ciência e das instituições públicas.
Os autores premiados, seus orientadores e coorientadores receberam certificados dentro de seis categorias: Prêmio UnB de Dissertação; Prêmio UnB de Tese; Prêmio UnB de Monografias de Cursos Lato Sensu; Prêmio Técnicos na Ciência; Prêmio UnB 60 Anos e Grande Prêmio UnB de Tese. A lista dos vencedores nas quatro primeiras categorias foi divulgada no início de novembro; já as duas últimas tiveram os vencedores publicizados apenas na cerimônia.
>> Confira a lista com todos os vencedores
Feliz com o reconhecimento, que veio após dois anos da defesa de seu projeto, Stephânia Lima, ganhadora do Prêmio UnB de Dissertação em Ciências da Saúde – área recordista em número de trabalhos inscritos –, destaca a importância de seu estudo na formação pessoal e profissional. “Passar por um mestrado e por todo o processo de aprendizado acadêmico me ajudou na vida a aprender como resolver problemas, mesmo com todos os desafios”, pontuou a pesquisadora.
Daniela Barbosa teve sua tese premiada na área de Ciências Sociais Aplicadas. Graduada e mestra em Design, ela escolheu Arquitetura e Urbanismo para dar continuidade ao seu processo de formação acadêmica. “Minha tese traz um olhar diferente sobre Brasília, com a visão dos bens patrimoniais fora do centro da capital, com foco nas periferias e suas diversidades e monumentalidades”, explicou Daniela.
GRANDE PRÊMIO – Entre as dez pesquisas de doutorado que poderiam receber premiação dupla, já que foram contempladas em suas respectivas grandes áreas e também concorreram ao Grande Prêmio UnB de Tese, três foram agraciadas com a honraria de destaque da noite, concedida com base nos colégios de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Em clima de suspense e expectativa, a primeira grande vencedora da noite foi a tese Sangue nos olhos: sociologia da letalidade policial no estado do Pará, no colégio de Humanidades, defendida pelo doutor em Sociologia Sandoval Neto.
No colégio de Ciências da Vida, o destaque foi para a doutora e pós-doutoranda em Ciências da Saúde Maíra Pereira, com o projeto Desenvolvimento e caracterização de carreadores lipídicos nanoestruturados para o tratamento tópico da hidradenite supurativa. Em resumo, foi desenvolvido um novo nanosistema para tratar uma doença de pele crônica inflamatória rara com poucas opções de tratamento. A fórmula associa antibióticos em sua composição, antes usados de forma oral, com avaliação em peles de suínos.
>> Leia sobre pesquisas na área na revista Darcy nº 27
“Ver meu trabalho sendo premiado e minha trajetória de estudos e pesquisa reconhecida é muito importante para mim”, enfatizou Maíra. Para ela, além da sensação de que o esforço valeu a pena, é um orgulho ver que seu trabalho serve de guia e seja exemplo para muitos outros pesquisadores.
Finalizando os premiados duplos da noite, a tese Dinâmica eletrônica e clássica em sistemas biológicos e nanoestruturados, de autoria do doutor em Física Marcelo Lopes Junior, foi a ganhadora no colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.
UnB 60 ANOS – A premiação para monografias lato sensu não foi a única novidade desta edição. De maneira inédita e excepcional, 16 trabalhos a respeito da própria UnB concorreram na categoria Prêmio UnB 60 Anos, em homenagem ao sexagenário da instituição.
O anúncio da pesquisa vencedora também foi realizado apenas durante a celebração. Com trabalho de título Brasília e Cinema: paisagens cinemáticas, a doutora em Arquitetura e Urbanismo Liz da Costa Sandoval foi a ganhadora.
NOVA ROUPAGEM – Realizado pela última vez em 2020 de forma remota, o antigo Prêmio UnB de Dissertação e Tese foi ampliado e agora chama-se Prêmio UnB de Pós-Graduação. Com a mudança, a premiação passa a abranger as monografias de cursos lato sensu, além de continuar a premiar as melhores dissertações e teses das nove grandes áreas do conhecimento. As pesquisas de doutorado também recebem destaque nos três colégios, segundo a classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o Grande Prêmio UnB de Tese. Esta é, ainda, a segunda vez consecutiva de realização do Prêmio Técnicos na Ciência.
Ao todo, 196 projetos foram inscritos, sendo selecionados um vencedor e até duas menções honrosas dentro de cada categoria, anunciados previamente por meio de edital.
Leia também:
>> Argemiro Procópio Filho recebe título de Professor Emérito
>> Abimael Costa assume Decanato de Administração
>> Filme premiado no Festival de Brasília aborda cotas na UnB
>> Importância da extensão para formação acadêmica é tônica do XIII Serex
>> Estudantes de Engenharia voltam intercâmbio na Airbus, empresa na Alemanha
>> Exposição na BCE conta história das copas com uniformes históricos de seleções
>> Primeira reunião do Copeaa destaca heteroidentificação
>> UnB expõe projetos variados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
>> Secretária de Direitos Humanos pretende fortalecer ações de inclusão e combate à violência
>> UnB é destaque em Prêmio FAPDF de Ciência, Tecnologia e Inovação