FUTEBOL EM DESTAQUE

Mostra é aberta ao público geral e tem acervo com 33 camisas de diferentes países. Visitas podem ser feitas diariamente até 18 de dezembro

Coleção de camisas originais e réplicas levam o público a uma viagem no tempo para descobrir as histórias das copas. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

A Universidade de Brasília (UnB) está em clima de Copa do Mundo. Até o dia 18 de dezembro, data da grande final da competição, o hall de entrada da Biblioteca Central (BCE) estará com a Exposição Vestindo as Copas do Mundo, uma mostra sobre a história do campeonato mundial contada a partir de algumas das mais importantes camisas já usadas por seleções participantes.

O responsável pela curadoria das camisetas é Fernando Silva, bibliotecário e documentalista da BCE. Ele possui uma coleção com mais de 700 uniformes em casa, e o país com maior número em seu acervo é a Romênia, com pelo menos 60 modelos.

Desde o utilizado por Pelé na Copa do Mundo de 1970, realizada no México, até o da França campeã em 2018, no evento na Rússia, a exposição reúne 33 uniformes de vários países. Um que se destaca é o de Camarões em 2002. Trata-se de um modelo sem mangas que foi utilizado pela seleção campeã da Copa Africana de Nações em janeiro do mesmo ano, mas que foi vetado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para a Copa do Mundo da Coréia e do Japão por fugir dos padrões.

A vitrine que mais chama a atenção é a que contém as camisetas da Seleção Brasileira. Além do uniforme da Copa de 1970, estão expostos modelos da Copa de 2010, na África do Sul; da Copa promovida no Brasil em 2014; da Copa de 1990, sediada na Itália; e da Copa de 2006, realizada na Alemanha – esta última camiseta assinada pelo então camisa 10, Ronaldinho Gaúcho.

A vitrine com as camisetas da Seleção Brasileira e alguns artefatos é o mais visto pelos visitantes. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

Cauã Zambrotti é um apaixonado por futebol e não deixou de ir conferir a mostra. “É muito interessante, no sentido que transporta quem está vendo para cenários de copas passadas”, afirmou o estudante de Jornalismo. “É uma viagem no tempo que te insere em momentos históricos e colabora para aumentar um clima de expectativa e animação que ficou represado com a pandemia e com o adiamento desta Copa em decorrência do clima no Catar.”

O discente convidaria a família e os amigos para ver a exposição, que conta com ingressos de jogos antigos e também almanaques com escalações marcantes. “É um programa bem familiar, que instiga a curiosidade dos mais novos e traz certa nostalgia para os mais velhos”, disse.

Quando perguntado sobre as expectativas sobre o Brasil na Copa, o estudante mostrou-se confiante. “A seleção brasileira tem um dos melhores times da Copa no papel e um dos elencos mais promissores também, com jovens brilhantes que resgatam o 'futebol-arte' do país, como Rodrygo e Vinícius Junior”, completou Cauã Zambrotti.

Exposição Vestindo as Copas do Mundo.

Quando: de 17 de novembro a 18 de dezembro de 2022.

Onde: Hall de entrada da Biblioteca Central (BCE) da UnB.

Horário: de segunda à sexta, das 7h às 23h45, e aos fins de semana e feriados, das 7h às 19h.

Confira matéria da UnBTV sobre a exposição:

*estagiário em Jornalismo na Secom/UnB