RECONHECIMENTO

Servidor tem 44 anos de UnB. Honraria é concedida a membros da comunidade que obtiveram distinção pelos relevantes serviços prestados à instituição

Familiares, docentes e colegas de trajetória receberam ovacionaram Eugênio Pacelli em sua chegada ao Auditório Verde da Face. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O servidor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, e Gestão Pública (Face) Eugênio Pacelli (63) acaba de receber o Mérito Universitário pelos 44 anos de dedicação à UnB. A solenidade ocorreu no Auditório Verde da Face, na tarde desta quarta-feira (7). A outorga do título foi aprovada em maio deste ano pelo Conselho Universitário (Consuni).

Eugênio participou da criação do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais na década de 1990. Também atuou como coordenador no Cespe (atual Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe), destacando-se por sua conduta profissional. “A minha vida foi praticamente a Universidade de Brasília. Esse foi o meu primeiro e único emprego”, disse Eugênio. O homenageado agradeceu aos colegas e professores que fizeram parte de sua história, à atual gestão do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, “que tem feito um trabalho fantástico”, e a presença de seus familiares na homenagem.

O professor Eduardo Vieira citou nomes que já receberam o título, como o líder estudantil Honestino Guimarães e o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. “Eugênio se junta a um rol de poucos. Apenas 33 pessoas receberam essa honraria que completa 35 anos de existência”, apontou.

Eugênio Pacelli (centro) recebe o título de Mérito Universitário das mãos do vice-reitor em exercício da reitoria, Enrique Huelva (esq.), e do diretor da Face, José Márcio Carvalho (dir.). Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O diretor da Face, José Márcio Carvalho, destacou a dimensão humana de quem faz o dia a dia na Universidade. “É uma honra muito grande participar desta cerimônia emocionante em todas as suas dimensões, pela história de vida do Eugênio, pelo discurso emocionado e verdadeiro que ele fez. Não são só os artigos publicados e a excelência em aula e extensão, mas a presença e o exercício diário. É um depoimento de vida, de entrega e dedicação visível para todo mundo. O exemplo de longo prazo é referência para todos.”

“Confesso que não conhecia o Eugênio, mas ele me cativou nos poucos momentos em que conversei com ele antes da cerimônia”, disse o vice-reitor em exercício da reitoria, Enrique Huelva. “É o reconhecimento da contribuição do trabalho, mas também um ato de carinho ao ser humano por trás do profissional”, acrescentou. Ele ressaltou a importância desse tipo de evento para a memória institucional.

Estiveram presentes o chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Sérgio Miranda; o decano de Administração, Abimael Costa; os professores da Face César Tibúrcio, Cláudio Santana, Elivânio de Andrade e Wagner Rodrigues; os técnicos administrativos Heverton Barbosa e Rose Boreli; entre outros. O título de Mérito Universitário é concedido a membros da comunidade que obtiveram distinção pelos relevantes serviços prestados à Universidade de Brasília.

Confira a cerimônia de outorga do título: