RECONHECIMENTO

Com mais de 40 anos dedicados à UnB, o servidor técnico-administrativo contribuiu para a criação da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face)

O agraciado recebeu o título de Mérito Universitário das mãos da reitora Márcia Abrahão. Foto: Mariana Leal/Secom UnB

Amigos e familiares prestigiaram a outorga do título de Mérito Universitário concedido ao servidor técnico-administrativo Lourival Milhomem Filho. Realizada na tarde do dia 4, no auditório da Reitoria, campus Darcy Ribeiro, a cerimônia reconheceu os serviços prestados à UnB, durante mais de 40 anos.

A proposta de concessão da honraria, aprovada por aclamação na 507ª reunião do Conselho Universitário (Consuni), em novembro de 2023, foi apresentada pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face). Nela, destacou-se a conduta exemplar e as grandes contribuições de Lourival.

Citado com um profissional destacado pelo zelo, dedicação, lisura, competência, eficiência e compromisso institucional, o outorgado foi elogiado, não apenas por sua competência técnica, mas também por sua postura ética e capacidade de liderança, que contribuíram significativamente para o crescimento da Face e a excelência da UnB.

“Ele é um dos mais queridos e competentes técnicos com quem já trabalhei”, exclamou o orador Eduardo Vieira, professor do departamento de Ciência Contábeis e Atuariais (CCA/Face) e responsável pela apresentação de Lourival Milhomem Filho. “Essa homenagem é uma manifestação de gratidão, pelo muito que você fez por essa instituição”, proferiu em três idiomas distintos.

A reitora Márcia Abrahão (centro) e o diretor da Face (direita), José Mário Carvalho, compuseram a mesa de homenagem ao lado do agraciado. Foto: Mariana Leal/Secom UnB

“A proposta de título foi feita de uma maneira diferente, pois o pedido era coletivo e foi assinado por todos os colegas e diretores lotados no departamento. Coisa que nunca tinha visto igual”, comentou o docente. “Muitas pessoas passaram pela UnB, mas ele é a 37ª a receber essa honraria, o que demonstra o tamanho do trabalho dele”, disse o orador.

Visivelmente emocionado pelo reconhecimento do trabalho que executa por mais de dois terços de sua vida, Lourival dedicou o título à família e aos colegas. “Acredito que durante minha trajetória profissional o que mais me emociona e sensibiliza é ter servido de inspiração para colegas, professores e estudantes ao ponto de merecer essa homenagem”, afirmou.

“Lourival é parte fundamental da nossa faculdade. Ele compõe uma equipe que tem dinamismo próprio e sabe resolver os problemas de forma adequada, o que permite a harmonia e o equilíbrio dos nossos quatro departamentos, tão distintos”, comentou o diretor da Face, professor José Mário Carvalho.

“Quando a Universidade outorga um título, está apontando para a sociedade quais são os modelos da nossa comunidade. Com esse título, estamos demonstrando o nível do nosso trabalho e o Lourival é mais um modelo e exemplo de servidor público exemplar”, destacou a reitora Márcia Abrahão.

A gestora ainda lembrou que o servidor já foi condecorado com a Prata da Casa, honraria institucional que homenageia servidores com 25 anos de exercício. “Este ano, ele ainda será homenageado com o Ouro da Casa, pelos 40 anos de efetiva dedicação à UnB”, comentou.

TRAJETÓRIA – Lourival é descrito como servidor exemplar, dedicado e comprometido com o serviço público, especialmente no planejamento e monitoramento da construção das instalações da Face.

A comitiva do homenageado foi composta por familiares e colegas de trabalho, que o apoiaram durante a carreira exemplar. Foto: Mariana Leal/Secom UnB

Nascido em Porto Franco, no Maranhão, em 1963, migrou para Brasília em 1984. No mesmo ano, iniciou sua trajetória na UnB, no Departamento de Direito, então vinculado à Faculdade de Estudos Sociais e Aplicados (FA). Após um ano, passou a integrar a direção daquela faculdade, onde participou ativamente dos processos de reestruturação e consequente criação da Face.

Ao longo de mais de 40 anos de serviço, também se destacou pela atuação em variados processos seletivos, como vestibulares, o Programa de Avaliação Seriada (PAS), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de diversos concursos públicos.

Quanto à formação acadêmica, graduou-se em Tecnologia de Processos Gerenciais e tem especialização em Gestão de Recursos Humanos. Em 2016, concluiu o mestrado em Gestão Pública na UnB. Hoje continua exercendo a função.

Durante a titulação, foi aplaudido por sua comitiva composta pela esposa, filha, filho, irmã e pela sobrinha: Luciane, Lana, Lucas, Ana Tereza e Marina Milhomem, respectivamente. Também integraram a comitiva a vice-diretora da Face, professora Mariana Guerra; e a técnica administrativa, Miriam Oliveira.

Confira a cerimônia de outorga do título, transmitida pela UnBTV: