ÓRGÃOS COLEGIADOS

Conselho Universitário também aprovou duas notas e homologou títulos de Mérito Universitário a servidores técnico-administrativos

Conselho Universitário divulgou duas notas: uma pela paz na Faixa de Gaza e outra em homenagem a Honestino Guimarães. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

O Conselho Universitário (Consuni) aprovou a continuidade da vinculação da Universidade de Brasília à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Os conselheiros também homologaram o título de Mérito Universitário a três técnicos administrativos e a publicação de duas notas, uma pela paz na Faixa de Gaza e outra em homenagem a Honestino Guimarães. A reunião ocorreu no Auditório da Reitoria, na sexta-feira (17).

Desde 2021, o estatuto da Andifes obriga que as universidades submetam a manutenção da vinculação com a entidade aos seus conselhos universitários, bem como para a desassociação. “Isso aconteceu em função de quatro reitores não eleitos que desligaram suas universidades da Andifes por questões políticas, durante o governo anterior. Todas as quatro já voltaram”, explicou a reitora Márcia Abrahão, que também é presidente da associação. A aprovação se deu por unanimidade.

NOTAS – Com ampla participação de estudantes, duas sugestões de notas a serem publicadas pelo Consuni foram apresentadas na reunião. A primeira, em solidariedade às vítimas do conflito na Faixa de Gaza, foi lida pela representante discente Gardênia Alves Santos e contou com a colaboração da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), representada pela docente Jodette Amorim, do Departamento de Matemática. “Acho muito importante a UnB se posicionar”, avaliou a professora.

Em seguida, o estudante Maktus Fabiano da Silva leu a carta em memória a Honestino Guimarães, desaparecido há 50 anos. O texto foi redigido pelo docente Daniel Faria, do Departamento de História. “Honestino foi o primeiro colocado do primeiro vestibular de Geologia da UnB”, lembrou a reitora Márcia Abrahão. As duas cartas receberam colaborações dos conselheiros. Ambas foram aprovadas e divulgadas no portal da UnB.

VALORIZAÇÃO – Por aclamação, os conselheiros homologaram a concessão do título de Mérito Universitário aos servidores técnico-administrativos Antônio Martins da Silva Neto, Lourival Milhomem Filho e Carlos Alberto Rodrigues Diniz. A honraria é oferecida a pessoas da comunidade que tenham se distinguido por relevantes serviços prestados à Universidade de Brasília. “É importante vermos servidores técnicos sendo homenageados na nossa instituição”, destacou a reitora Márcia Abrahão.