INSTITUCIONAL

Realizado junto à Procap, curso capacita docentes e técnicos na interação com a imprensa e na administração das redes sociais

Gestoras e gestores da administração superior e diretores dos campi de Ceilândia, Gama e Planaltina compareceram ao curso para entender sobre comunicação com a imprensa e em diferentes plataformas midiáticas. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

A Secretaria de Comunicação (Secom) e a Coordenadoria de Capacitação (Procap) da Universidade de Brasília deram início nesta quarta-feira (7) ao curso de Treinamento de Mídia, no auditório da Biblioteca Central (BCE). Gestores da administração superior e diretores dos campi de Ceilândia e Gama compareceram ao encontro para receber orientações de como ter um bom relacionamento com a imprensa, atuando como fonte de informação institucional, e como realizar a gestão das mídias sociais, além de serem instruídos sobre como se comportar diante de assuntos sensíveis da mídia que envolvam a instituição.

"O treinamento de mídia é importante para que possamos comunicar mais e melhor o que a Universidade realiza no ensino, na pesquisa, na extensão e mesmo na gestão da instituição. Então, formar membros de nossa comunidade para um bom relacionamento com a imprensa é também uma forma de fortalecer a nossa integração com a sociedade, combater a desinformação e fortalecer a democracia", explicou a secretária de Comunicação da UnB, Mônica Nogueira.

Esta é terceira edição da capacitação, promovida com docentes e técnicos. O treinamento deste ano é menor, com carga de 12 horas, e está dividido em três partes. No módulo introdutório, realizado nesta quarta-feira (7), alguns dos porta-vozes da Universidade receberam orientações sobre o contato com jornalistas. “Este tipo treinamento é estratégico nas instituições, sejam públicas ou privadas. Geralmente quem faz o curso é o pessoal de gestão, para formar porta-vozes”, disse a jornalista da Secom Helen Lopes, que ministrou a primeira aula.

No segundo dia de atividades, a produtora cultural Angélica Peixoto, também da Secom, falou sobre o uso das redes sociais no contexto da Universidade e sobre fake news e como combatê-las. “Quando falamos em ecossistema da comunicação digital no Brasil hoje, estamos falando em quase 62% do país com alguma presença on-line e que gasta um tempo médio bastante considerável na navegação diária pela internet”, afirmou servidora.

Diretor da Faculdade UnB Ceilândia, João Paulo Chieregato participou desta edição da capacitação e considerou positivas as orientações repassadas para atuação como porta-voz em assuntos institucionais junto à imprensa. “O curso de Treinamento de Mídia oferecido pelas equipes da Secom e da Procap é excelente, sobretudo pela notória experiência do grupo na área de comunicação. Como diretor de um dos campi da UnB, há uma constante preocupação em oferecer respostas institucionais que estejam alinhadas com os encaminhamentos da administração superior da UnB. Nesse sentido, o curso nos oportuniza direcionamento para formulação dessas respostas de modo a estabelecer um diálogo assertivo com os meios de comunicação e com a sociedade.”

O curso de treinamento de mídia continua na segunda-feira (12). Neste último dia do programa, os participantes passarão por aula teórica, além de realizar um treinamento prático, sobre entrevistas com a equipe da UnBTV.

*estagiário em Jornalismo na Secom/UnB.