PLANO DE OBRAS

Mais de 600 m² passaram por melhorias. O investimento foi de cerca de R$ 200 mil, provenientes de recursos da UnB

Técnicos, estudantes, professores e a administração superior prestigiaram inauguração. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

A reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, entregou, nesta quinta-feira (27), a reforma de 600 m² do Instituto de Ciências Exatas (IE), localizado no prédio do Instituto Central de Ciências (ICC). Os espaços que receberam melhorias foram a secretaria da direção do IE e o anexo do Departamento de Matemática (MAT). O investimento foi de aproximadamente R$ 200 mil, provenientes de recursos próprios.

Estudantes, técnicos e professores prestigiaram a inauguração. O diretor do Instituto de Ciências Exatas, Ricardo Ruviaro, ressaltou que essa reforma traz grandes benefícios para o IE. “A gente precisa usar nossos recursos de maneira assertiva. Conseguimos modernizar espaços no nosso instituto com muito planejamento e esforço, a fim de garantir a melhor aplicação do dinheiro e a conclusão da obra”, disse.

Reforma trouxe mais qualidade de vida para o ambiente de trabalho. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

Um dos espaços totalmente renovados, a secretaria da direção do Instituto de Ciências Exatas teve as divisórias internas, feitas de vidro aramado, substituídas por dry wall. Houve a troca do piso, das luminárias, da rede elétrica, dos pontos de rede, das portas e a instalação de forro de gesso no teto, entre outros serviços. A cozinha recebeu pintura completa e armários novos. Ainda, foi feita a interligação de fibra óptica da rede, a confecção de um novo guichê – o que melhorou o atendimento feito pela secretaria – e a criação de infraestrutura para ar-condicionado.

“Fazer obra não é fácil. E ainda tivemos cortes orçamentários um atrás do outro nos últimos anos. Agora, com o novo governo, estamos tendo a recomposição dos nossos recursos. Essa reforma mostra o compromisso do IE com a Universidade. Parabéns pelo novo espaço e pelo trabalho realizado”, congratulou a reitora Márcia Abrahão.

Também no ICC Centro, o anexo do Departamento de Matemática, que ocupa a sala BT 395, agora é interligado à direção do IE e ao Laboratório do Instituto de Ciências Exatas (Labie) por meio de um corredor novo. O anexo passou por reformas nos mesmos moldes do espaço do IE, com troca de divisórias, piso, portas, instalação de forro de gesso, pintura, entre outros. Além disso, foram feitos dez quadros negros, um para cada sala de professor.

O chefe do Departamento da Matemática, Emerson Ferreira de Melo, destacou a atuação da equipe envolvida na reforma. “Foi um trabalho enorme. Ficamos muito orgulhosos de poder mostrar a reforma e dizer que a Universidade pode contar com o departamento para as melhorias que precisar”, afirmou.

Confira o antes e o depois da reforma: foi instalado forro no teto e todo o piso antigo foi retirado, divisórias de vidro aramado foram substituídas por dry wall; salas de professor receberam, cada uma, um quadro negro; parte do mobiliário foi trocado por modelos novos. Fotos: IE e Beto Monteiro/Ascom UnB