DIÁLOGO

Em visita à unidade acadêmica, reitora explicou que o projeto da construção está em elaboração e agradeceu pela atuação da comunidade do IF para mitigar os danos após o alagamento provocado pelas chuvas, em fevereiro

A reitora Márcia Abrahão contou que, com a presença do diretor do IF nas negociações, a UnB conseguiu R$ 3,5 milhões em emenda da Câmara Legislativa para recuperar danos provocados pela chuva no Instituto de Física. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

O Instituto de Física (IF) recebeu a visita da Administração Superior para conversar sobre as necessidades da unidade acadêmica e tirar dúvidas. O novo prédio e a reposição de pessoal foram os principais temas da reunião. O encontro ocorreu no IF, nesta terça-feira (9).

A reitora Márcia Abrahão lembrou do alagamento de parte do subsolo do Instituto Central de Ciências (ICC), em 9 de fevereiro. “Agradeço todo o trabalho. Desde o primeiro momento, eu vi vocês, estudantes, docentes, técnicas e técnicos administrativos, puxando a água, salvando computadores”, disse.

“Eu e o professor Olavo Filho, diretor do IF, fomos na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e conseguimos R$ 3,5 milhões, também uma emenda da senadora Leila Barros (PDT) de R$ 600 mil para a recuperação e, principalmente, a reposição de equipamentos”, informou a reitora Márcia Abrahão.

O diretor Olavo Filho salientou a boa relação com a gestão da Universidade de Brasília. Ele citou obras importantes que foram realizadas pela gestão, como as reformas dos módulos 9 e 11, em anos anteriores, e do teto do Centro Internacional de Física, entregue este ano, uma demanda antiga da comunidade.

“No alagamento, tivemos total apoio da Administração Superior. Agora, a nossa principal demanda é um novo prédio. O ICC tem problemas estruturais. Não conseguimos, por exemplo, carga energética de 220 volts para alguns equipamentos que pedem esse padrão. No ano passado, a reitora nos procurou e, a partir daí, começamos a trabalhar no projeto”, explicou o diretor do instituto.

O local vai, prioritariamente, receber os laboratórios, a maioria instalada atualmente no subsolo do ICC. A expectativa é de que o edital para a construção seja publicado ainda neste ano. A docente Vanessa Andrade ressaltou a necessidade de uma nova sede para o Instituto de Física. “O IF merece um prédio há muito tempo. Todos os nossos projetos de extensão dependem de espaço”, comentou.

O vice-diretor do IF, Marcello Ferreira, comemorou os bons resultados conquistados pelo instituto, como a retomada da nota 5 do programa de pós-graduação da unidade na avaliação da Capes. “Todas as nossas ações de modernização, comunicação, relações institucionais e internacionalização são voltadas para a excelência educacional”, destacou.

No entanto, Marcello Ferreira avaliou que há necessidade de mais profissionais atuando no instituto. “Os PPGs precisam de secretários, além da função comissionada de curso dentro da EaD”, defendeu.

A reitora Márcia Abrahão esclareceu que diversos cargos foram extintos na administração pública, como o de secretária-executiva. “Estamos trabalhando junto com o governo pela recomposição de pessoal e funções, mas há grandes limitações. Na minha avaliação, pode demorar”, indicou.