DIÁLOGO

Na reunião, servidoras e servidores técnico-administrativos, estudantes e docentes tiraram dúvidas sobre assistência, moradia funcional e infraestrutura

Ao lado do vice-diretor do ICS, Edson Silva de Farias, e o diretor do ICS, Wilson Trajano, a reitora Márcia Abrahão parabenizou o Instituto pelos resultados acadêmicos. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Assistência estudantil, moradia funcional e infraestrutura foram os destaques do diálogo entre a comunidade do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e a Administração Superior. No encontro, servidoras e servidores técnico-administrativos, estudantes e docentes apresentaram demandas e tiraram dúvidas com a reitora Márcia Abrahão e membros da gestão. A reunião ocorreu no ICS, na sexta-feira (14).

A reitora Márcia Abrahão parabenizou o ICS pelos indicadores acadêmicos. “Mesmo com os inúmeros desafios que temos enfrentado, como os sucessivos cortes de gastos, conseguimos aumentar o orçamento de todas as unidades. Isso se reflete nos excelentes resultados que o Instituto vem alcançando, entre eles, dois programas de pós-graduação com conceito 7 na Capes: Antropologia e Sociologia”, destacou.

O diretor do ICS, Wilson Trajano, sugeriu a criação de uma biblioteca setorial na unidade. “Talvez a gente consiga viabilizar, por meio de emenda parlamentar”, ponderou. Já o vice-diretor Edson Silva de Farias pediu que seja construído um novo prédio, ao lado da sede da unidade, para abrigar o Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA). “Seria interessante ter um anexo que coubesse o ELA, bem como os grupos de pesquisa. É uma maneira de acolher nossos estudantes”, defendeu.

Ainda sobre infraestrutura, o coordenador do PPG em Antropologia, Guilherme José da Silva e Sá, disse que o departamento está bem acomodado e em um local agradável, no entanto, o espaço necessita de adequações. “Falo especificamente do auditório, que é subutilizado. Precisamos ajustar a acústica, a iluminação, o sinal da internet e o ar-condicionado, que faz muito barulho”, enumerou.

“Na época do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o ICS saiu do Instituto Central de Ciências (ICC) e veio para o novo prédio. Inicialmente, o ELA também viria, mas depois de alguns estudos, o ICS viu que não caberia. É natural, depois de mais de dez anos, que a gente precise fazer adequações, melhorias, ampliações. Sugiro que a unidade trabalhe junto à Secretaria de Infraestrutura (Infra) em um planejamento para a gente viabilizar essas ações”, disse a reitora Márcia Abrahão. O secretário de Infraestrutura se colocou à disposição para buscar a melhor solução para o ICS.

ALIMENTAÇÃO – O estudante de mestrado Angelo Sátyro contou que era beneficiado pelo Programa Bolsa Alimentação, que garante acesso gratuito a três refeições no Restaurante Universitário (RU). Ele deixou de ter o benefício recentemente, por não se encaixar mais no perfil socioeconômico. No entanto, o mestrando perguntou sobre a possibilidade de manter o auxílio até o fim da greve.

O decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio, explicou que a gratuidade no RU é financiada com recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) prioritariamente para a graduação, conforme Decreto-Lei, e Recurso da Ação 4002 do MEC. “Adicionalmente, a destinação do benefício é exclusiva a estudantes com renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Os estudantes de pós-graduação que têm bolsa da Capes não são elegíveis por conta da limitação do recurso”, detalhou. Ileno Izídio alertou que o discente tem direito de recurso direto ao próprio decano, que se colocou à disposição para conversar com o mestrando.

A reitora Márcia Abrahão lembrou que todos os discentes da UnB recebem um subsídio de mais de 70% no valor das refeições, graças à arrecadação própria da Universidade de Brasília.

MORADIA – A técnica-administrativa Avaneide Rodrigues da Silva relatou que foi contemplada com um apartamento, mas que, devido a limitações de locomoção do filho, a unidade não atende às necessidades da família. A servidora questionou se, nesse caso, ela teria que voltar para o fim da fila, por conta da recusa. A secretária de Patrimônio Imobiliário, Dioney Brito, esclareceu que Avaneide se mantém onde está na fila, sendo oferecido o próximo apartamento disponível.