DIÁLOGO

Implementação do PGD, melhorias na infraestrutura e nos indicadores acadêmicos da Faculdade de Educação Física estiveram entre os assuntos

No diálogo, servidores parabenizaram a Administração Superior pelo esforço em implementar o PGD de forma a garantir segurança jurídica do modelo de trabalho. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

A Administração Superior e a comunidade da Faculdade de Educação Física (FEF) reuniram-se nesta terça-feira (16), no Auditório da FEF, para conversar sobre demandas e resultados e tirar dúvidas. Avanços na infraestrutura, indicadores acadêmicos e valorização dos servidores técnico-administrativos estiveram entre os principais assuntos do diálogo.

A reitora Márcia Abrahão abordou o esforço da gestão na defesa da Unidade de Referência de Preços (URP) dos servidores e servidoras da Universidade de Brasília. Ela contou que a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, pela “continuidade do pagamento da parcela referente à URP/89, no percentual de 26,05%”. O julgamento ocorreu entre 31 de maio e 10 de junho.

A servidora Maria Heloísa Correia reconheceu a atuação da Administração Superior na implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) na UnB. “Foi uma grande conquista! Nós tivemos um ganho nesta gestão. Que isso se mantenha, independentemente das próximas gestões. O PGD tem melhorado a qualidade de vida dos servidores”, disse.

Na conversa, a reitora Márcia Abrahão destacou outras formas de valorização dos técnicos, como aumento da oferta de cursos de qualificação e de possibilidade em extensão e pesquisa. “Passamos de um mestrado profissional, em 2016, para oito cursos de mestrado profissional. Agora, teremos o primeiro doutorado profissional da UnB. Além disso, técnicos podem coordenar projetos de extensão e de pesquisa e também concorrer a editais, como para publicação de livros”, citou.

A reitora ressaltou que a gestão vem trabalhando na ampliação de vagas exclusivas para servidores em cursos de pós-graduação. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Diretor da FEF, Martim Bottaro elogiou melhoras na infraestrutura da unidade. “A faculdade está ótima. Em 2020, recebemos o mezanino e, em 2023, o Complexo de Atletismo do Centro Olímpico”, comentou. “Era um passivo de décadas e, nesses oito anos, conseguimos reduzir drasticamente”, complementou a reitora Márcia Abrahão.

Bottaro também agradeceu o empenho da Administração Superior em aumentar o número de bolsas tanto para graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão. “Todo esse trabalho da gestão superior se reflete nas unidades, por exemplo, com a ampliação das iniciativas de extensão”, afirmou.

A decana de Extensão, Olgamir Amancia, parabenizou a unidade pelo trabalho realizado pela faculdade. “A extensão contribui significativamente para nós garantirmos o pertencimento dos nossos estudantes no espaço universitário e na sociedade. A FEF ampliou muito suas ações. Em 2020, eram 29 projetos. Até este momento, em 2024, são 68”, frisou.

Diana Lúcia Moura, diretora de Pós-Graduação do Decanato de Pós-Graduação (DPG), lembrou que a FEF é uma unidade de excelência. “O Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física é nota 5, na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). E esses indicadores, como da pós e da extensão, que a professora Olgamir Amancia citou, impactam nos indicadores gerais da UnB.”