DIÁLOGO

Acolhimento, infraestrutura e reposição de pessoal foram destaques na reunião com discentes e servidores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

A reitora Márcia Abrahão parabenizou a comunidade da FAU pelo trabalho realizado na graduação e na pós-graduação, além da parceria com a gestão em diversos projetos importantes para a UnB. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Manutenção, infraestrutura, memória institucional, assistência estudantil, orçamento e reposição de servidores foram os principais assuntos do diálogo entre a Administração Superior e a comunidade da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). O encontro ocorreu no Auditório da FAU, no Instituto Central de Ciências (ICC), nesta terça-feira (4).

“Quero parabenizar a unidade pelo trabalho realizado na graduação e na pós-graduação. Recentemente, estive aqui, em um evento maravilhoso. Estamos muito felizes com as parcerias com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, não só pela atuação acadêmica, mas também por todas as pessoas que estão na gestão. Há dois projetos essenciais para a UnB: o Plano Diretor do campus Darcy Ribeiro e o Plano Diretor da Faculdade UnB Planaltina (FUP), que foram feitos em parceria com a FAU. Eu acho fundamental trabalharmos junto com a nossa comunidade”, salientou a reitora Márcia Abrahão.

O diretor da FAU, Caio Frederico e Silva, agradeceu o trabalho desenvolvido pela Prefeitura e pela Secretaria de Infraestrutura. “Principalmente, quando houve as grandes chuvas no início do ano”, disse. Ele apresentou algumas demandas da unidade, como vagas para servidores técnico-administrativos, a reforma do Auditório Ernesto Walter e melhoria nos banheiros. “Precisamos da reestruturação, ampliação e qualificação do nosso espaço físico”, completou. A vice-diretora da Faculdade, Maria Cláudia Candeia, reforçou o pedido. “Toda hora, tem casos de vazamento nos banheiros.”

O secretário de Infraestrutura, Augusto Dias, se colocou à disposição para conversar sobre o projeto de reforma do auditório Ernesto Walter. O prefeito, Valdeci Reis, garantiu que vai buscar soluções, junto à Secretaria de Infraestrutura, para realizar os serviços necessários nos banheiros.

O estudante Paulo Henrique Honorato perguntou se é possível ampliar a gratuidade das refeições no Restaurante Universitário para mais alunos da UnB. A reitora Márcia Abrahão explicou que os recursos do Programa Bolsa Alimentação – que oferta café da manhã, almoço e jantar, sem custo – vêm do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e que existem regras para a utilização, sendo, no caso da alimentação, destinados apenas para o pagamento do auxílio a estudantes que participam da Assistência Estudantil. Atualmente, são cerca de 9 mil discentes beneficiados. A reitora lembrou que todos os estudantes da UnB recebem um subsídio de 60% no valor das refeições no RU, o que é garantido com dinheiro da própria Universidade.

O servidor técnico-administrativo Josué Capuchinho contou que o setor onde trabalha está desfalcado, sendo preciso haver reposição de pessoal. “Na minha secretaria, éramos três servidores. Queríamos quatro, mas ficamos com dois”, descreveu. Ele também agradeceu à gestão pela atuação na manutenção da Unidade de Referência de Preços (URP).

A representante do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) Emelle Cruz informou que a reposição de pessoal é um grande desafio das universidades federais, devido à extinção de cargos, à suspensão de contratações e à baixa atratividade da carreira. “A gente está juntando vagas para poder fazer uma nova nomeação”, adiantou.

Com objetivo de oferecer melhor acolhimento a estudantes neurodivergentes, o docente Ricardo Trevisan pediu ao Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) que estude a possibilidade de realizar capacitações, bem como orientar os servidores sobre como deve ser feito o atendimento. A bibliotecária Lívia Borges sugeriu que seja ofertado um cursos de Libras para os servidores da FAU.

A diretora de Acessibilidade e representante do DAC, Sinara Zardo, se comprometeu a realizar o curso de Libras e destacou que a Universidade de Brasília está desenvolvendo um projeto de formação para professores voltado ao acolhimento de pessoas neurodivergentes e com deficiência. “Vamos nos reunir com vocês para orientá-los”, completou.

A FAU conta, atualmente, com 936 estudantes, 73 professores, 12 técnicos e 15 pesquisadores colaboradores, além de 20 laboratórios e centros. A unidade também participa da gestão do Espaço Memória da UnB, no antigo prédio SG-10. Na extensão, a Faculdade aumentou consideravelmente o número de ações, passando de 22 em 2020, para 135 em 2023.