INFRAESTRUTURA

Os equipamentos ficam na FAC e reforçam as ações de acessibilidade em um dos prédios mais importantes do Distrito Federal

A nova plataforma inclinada no ICC amplia a acessibilidade do ICC. Recentemente, foram inaugurados um elevador e uma plataforma instalados no IE. Foto: Julio Minasi/Secom UnB

A Universidade de Brasília inaugurou um elevador e uma plataforma inclinada no Bloco A do Instituto Central de Ciências (ICC), campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. Os equipamentos se somam a outras ações de promoção da acessibilidade na UnB. A cerimônia ocorreu dia 16, na Faculdade de Comunicação (FAC), local onde os equipamentos estão instalados.

Os equipamentos trazem segurança a estudantes, docentes, técnicas e técnicos administrativos, além da comunidade externa, com deficiência física ou mobilidade reduzida, para acesso ao mezanino e ao subsolo. Em julho, também no Bloco A do ICC, foram inaugurados um elevador e uma plataforma inclinada, dentro do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas (MAT/IE). O investimento para a instalação das plataformas e elevadores na FAC e no IE foi de aproximadamente R$ 500 mil. Anteriormente, o Minhocão (apelido do ICC) tinha apenas três elevadores, todos localizados na Ala B, paralela aos estacionamentos.

“Mesmo com a redução orçamentária por parte do governo, temos conseguido implementar ações de acessibilidade, principalmente, por meio de recursos próprios e com o apoio da bancada do Distrito Federal no Congresso, que destinou várias emendas parlamentares. É um compromisso nosso, e a Universidade tem que dar o exemplo. No nosso Plano de Obras, a acessibilidade é uma das prioridades”, destacou a reitora Márcia Abrahão.

A reitora Márcia Abrahão destacou que as obras de acessibilidade são medidas da Política de Acessibilidade, aprovada pelo CAD em 2019. Foto: Julio Minasi/Secom UnB

A Política de Acessibilidade foi um passo importante para a conquista de resultados, como as entregas das obras de acessibilidade nos quatro campi, completou Márcia Abrahão. A política foi aprovada em 2019, pelo Conselho de Administração (CAD), após amplo debate.

>> UnB inaugura plataformas vertical e inclinada no Departamento de Matemática (MAT/IE), no ICC

“A acessibilidade universal é um desafio não só para as universidades, mas para todas as instituições. É uma necessidade de toda a sociedade. A acessibilidade parte de uma decisão, que se transforma em política e essa política se traduz em ações concretas. O que vemos, hoje, são essas ações concretas”, reforçou a diretora da FAC, Dione Moura.

A diretora de Acessibilidade do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), Sinara Zardo, celebrou a entrega dos equipamentos. “Todas as ações realizadas na Universidade com o objetivo de ampliar as condições de acessibilidade, de participação das pessoas com deficiência e também das pessoas sem deficiência são motivos de comemoração. Essas obras contemplam toda a nossa comunidade, a exemplo das pessoas idosas que possuem comprometimentos de algumas funcionalidades do corpo e que, hoje, estão integrando, novamente, o público discente da UnB”, disse, ao fazer referência ao processo seletivo 60mais, que está na segunda edição.

>> UnB recebe calouros do processo seletivo 60mais

O secretário de Infraestrutura substituto, Bruno Guimarães, contou que existe, na Universidade de Brasília, um planejamento para ampliar as obras de acessibilidade. “Tanto nas edificações, quanto nos espaços urbanos do campus, mediante a instalação de sinalização tátil e qualificação das calçadas para as pessoas poderem circular livremente, sem obstáculos”, exemplificou.

Estiveram presentes na inauguração o chefe de Gabinete, Paulo César Marques; o decano de Administração, Abimael Costa; o prefeito, Valdeci Reis; a editora-chefe do jornal Correio Braziliense, Ana Dubeux; além de diretoras e diretores de unidades e a comunidade da FAC.