ACESSIBILIDADE

Espaço conta com um banheiro acessível e uma copa para que estudantes façam refeições com menos estímulos sensoriais

O investimento na reforma e no mobiliário foi de aproximadamente R$ 80 mil, provenientes de recursos próprios

Na última sexta-feira (23), o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) reinaugurou a sede de sua Diretoria de Acessibilidade (Daces), no Instituto Central de Ciências (ICC) Norte, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. Agora, as servidoras e os servidores que atuam na Daces ganham um local mais adequado para realizar o atendimento de pessoas com deficiência da comunidade da Universidade de Brasília.

O investimento na reforma e no mobiliário foi de aproximadamente R$ 80 mil, proveniente de recursos próprios. “Estamos em um novo momento, em que consolidamos, cada vez mais, a Diretoria de Acessibilidade, com uma equipe altamente capacitada e comprometida com o atendimento da nossa comunidade. Avançamos muito, mas ainda há muito o que fazer”, afirmou o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio.

Na reabertura da Daces, a UnB recebeu visita técnica de Ricardo Lins, secretário de Acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordenador do Colégio de Gestores dos Núcleos de Acessibilidade das Universidades Federais (Conacessi) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Também participaram do evento o secretário de Infraestrutura, Augusto Dias, e o prefeito da UnB, Valdeci Reis.

>> Elevador e plataforma inclinada no ICC são entregues à comunidade

A reforma contemplou a construção de um sanitário acessível dentro da Daces e de uma copa para que os estudantes possam fazer refeições com menos estímulos sensoriais. Além disso, uma sala está especialmente preparada para as intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e do laboratório de tecnologias assistivas – com a disponibilização de scanner de voz, Linha Braille, lupa eletrônica, entre outros equipamentos. Houve ainda a renovação dos computadores e das cadeiras e a instalação de piso tátil e sinalização da diretoria.

No início de agosto, a UnB tornou-se uma das únicas federais a ofertar uma van acessível com plataforma elevatória para o transporte de deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Atualmente, há cerca de 700 estudantes com alguma deficiência cadastrados na Daces. “É uma celebração das conquistas que alcançamos com muita luta. Tivemos quatro anos de grande restrição orçamentária, uma pandemia e o retorno às atividades presenciais, o que envolveu muita articulação para a gente organizar as atividades, explica a diretora da Daces, Sinara Zardo. “São várias realizações, tanto na qualificação dos serviços que são ofertados por meio de editais e acolhimentos da diretoria quanto na questão de infraestrutura e no redirecionamento do trabalho que desempenhamos e que geram resultados concretos na permanência.”

A estudante de mestrado em Ciências Mecânicas Késsia Tainá Silva tem deficiência visual e transtorno do espectro autista. Ela entrou na Universidade em 2011, para fazer graduação, e conta que observou grandes mudanças em relação à acessibilidade de lá para cá. “Ao longo desses anos, eu tenho notado, especialmente depois que a Daces foi implementada, em 2022, um fato muito interessante, que é a institucionalização das práticas de acessibilidade. Antes, apesar da boa vontade das pessoas, as coisas eram improvisadas. E hoje a gente tem uma Política de Acessibilidade bem estabelecida”, avalia. A Política de Acessibilidade foi aprovada pelo Conselho de Administração (CAD) em 2019.

O secretário de Acessibilidade da UFRN, Ricardo Lins, salientou que a UnB desenvolve um trabalho de referência em relação à criação de espaços de inclusão e acessibilidade. De acordo com ele, é fundamental que haja o fortalecimento dos núcleos que atuam com essa temática nas universidades do país. Após o evento de reinauguração, Ricardo Lins realizou uma roda de conversa com a equipe técnica da Daces sobre inclusão e acessibilidade na educação superior, relatando a experiência na UFRN.

AVANÇOS – Recentemente, a reitora Márcia Abrahão entregou a primeira van acessível da UnB à Daces. O investimento foi de R$ 310 mil. E, com um investimento aproximado de R$ 500 mil, foram instaladas plataformas inclinadas e elevadores no Instituto de Ciências Exatas (IE) e na Faculdade de Comunicação (FAC), no Instituto Central de Ciências (ICC) Norte.

>> UnB adquire primeira van para dar acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida

Além disso, entre 2023 e 2024, a Universidade destinou R$ 500 mil em editais para aquisição de tecnologia assistiva e, neste ano, fez um aporte inicial de R$ 300 mil para fomentar a produção desses recursos, com o apoio de docentes de diversas unidades acadêmicas.

O número de acolhimentos da Daces aumentou 92% desde sua criação, em 2020. O número de estudantes cadastrados na diretoria aumentou 45%, passando de 380, em 2020, para 700, em 2024. Todos os discentes cadastrados são apoiados pela Daces e têm prioridade de matrícula nas disciplinas obrigatórias de seus cursos de graduação e pós-graduação.