DIREITOS HUMANOS

Instalação do equipamento vai permitir o acesso facilitado de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida à Biblioteca Central

A iniciativa vai beneficiar mais de 650 estudantes PCDs. Na foto, o decano de Administração, Abimael Costa; o secretário de Infraestrutura, Augusto Dias; o diretor da BCE, Fernando Leite; a reitora Márcia Abrahão; a representante da Embralev Elevadores, Roberta Xavier; a decana de Extensão, Olgamir Amancia; e o representante da Embralev, Paulo Diniz. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A Universidade de Brasília vai instalar uma nova plataforma elevatória vertical na Biblioteca Central (BCE) para atender às necessidades de pessoas com deficiência (PCD) e com mobilidade reduzida. A plataforma deverá começar a funcionar no segundo semestre. O investimento é de R$ 40,4 mil em recursos próprios. A cerimônia de assinatura do contrato com a empresa que prestará o serviço ocorreu na sexta-feira (7), no Salão de Atos da Reitoria.

“É mais uma conquista da acessibilidade da Universidade de Brasília. Nós temos avançado muito neste campo e sabemos que é preciso fazer cada vez mais. A UnB tem mais de 60 anos e precisamos sempre adaptar nossa infraestrutura para receber todas as pessoas. Há muitos desafios, sofremos com inúmeros cortes orçamentários, mas temos conseguido melhorar, cada vez mais, a nossa querida UnB”, destacou a reitora Márcia Abrahão. Atualmente, a UnB tem mais de 650 estudantes na condição de deficiência e/ou necessidades específicas.

“A comunidade tem plena consciência dos avanços significativos da BCE durante a gestão da reitora Márcia Abrahão. Hoje, temos outra biblioteca, mais moderna, mais dinâmica, mais inclusiva e mais acessível. Ao longo dos últimos sete anos, avançamos em acervos tanto impressos quanto digitais, bases de dados, mobiliário, infraestrutura tecnológica, automatização de serviços e muito mais. Estamos passando pela primeira recuperação de fachadas, cobertura e estrutura desde sua criação. A aquisição da plataforma elevatória é o alcance de uma meta muito importante reivindicada pela comunidade e pela própria BCE. É resultado do compromisso da gestão da reitora com a acessibilidade”, celebrou o diretor da biblioteca, Fernando Leite. Ele contou que há um equipamento semelhante na BCE, mas que parou de funcionar em 2006.

O secretário de Infraestrutura, Augusto Dias, salientou a colaboração entre a BCE, o Decanato de Administração (DAF), a Infra e a Prefeitura (PRC). “Essa contratação é fruto de um trabalho conjunto, diante da grande necessidade de promover a acessibilidade. Não é só a instalação de um equipamento, é proporcionar o livre acesso universal na maior biblioteca do Distrito Federal. É imensurável o valor dessa ação”, disse.

A Empresa Brasileira de Elevadores Ltda (Embralev) foi a vencedora da licitação de aquisição e instalação da plataforma. Além dos representantes da empresa, Roberta Xavier e Paulo Diniz, também participaram da reunião o decano de Administração, Abimael Costa, e a decana de Extensão, Olgamir Amancia.