ACESSIBILIDADE

Iniciativa se soma a outras ações, como instalação de guarda-corpos em rampas e construção de banheiros acessíveis, para democratizar o acesso aos espaços da Universidade

Membros da comunidade acadêmica e da administração superior estiveram na inauguração de plataforma de acessibilidade no ICC. Foto: Cecília Lopes/Ascom GRE

A Universidade de Brasília inaugurou um elevador e uma plataforma inclinada no Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas (IE), localizado na Ala A do Instituto Central de Ciências (ICC). Os equipamentos custaram R$ 500 mil e reforçam a acessibilidade no Minhocão, que antes possuía apenas três elevadores, todos localizados na Ala B, paralela aos estacionamentos.

A entrega aconteceu em 9 de junho, com presença da reitora Márcia Abrahão. “Sabemos de todas as dificuldades, principalmente as orçamentárias, desde que assumimos. Mas, quando temos um propósito, um objetivo, chegamos em um momento como este”, ressaltou a reitora, ao celebrar a conquista.

A instalação dos equipamentos traz segurança a estudantes e servidores com deficiência físico-motora ou mobilidade reduzida, para acesso ao mezanino e ao subsolo. Serão inaugurados em breve o elevador e a plataforma da Faculdade de Comunicação (FAC), o que reforçará ainda mais a acessibilidade na Ala A do ICC.

“O que está acontecendo aqui, hoje, é uma vitória, um avanço, e um reconhecimento de pessoas com deficiência. É muito bom ver a evolução da Universidade de Brasília,. Eu sou estudante desde 2015, e ver cada vez mais os avanços da nossa instituição é uma alegria”, elogiou a estudante de Medicina Miriã Barbosa, que é cadeirante.

A estudante de Medicina Miriã Barbosa destacou que iniciativas como esta geram um impacto positivo na vida dos discentes. Foto: Cecília Lopes/Ascom GRE

A discente usou a plataforma para ir ao subsolo, e destacou a autonomia que o equipamento traz às pessoas com deficiência física.

“É gratificante ver o impacto positivo que essas iniciativas têm na vida dos nossos estudantes. Para além de uma melhoria na infraestrutura, a reforma é um compromisso contínuo da nossa gestão com a inclusão e a equidade”, afirmou o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio.

O diretor do Instituto de Ciências Exatas, Ricardo Ruviaro, lembrou que o curso de Matemática recebeu nota zero em acessibilidade em uma avaliação, e que era uma grande inquietação para todo o departamento. “Na sua presença, professora Márcia, depois de 2017, houve uma virada de chave em todo esse processo”, avaliou.

O secretário substituto de Infraestrutura, Bruno Guimarães, mostrou que a medida é mais uma das ações tomadas pela gestão que reforçam a missão de tornar os espaços cada vez mais acessíveis e democráticos. Dentre estas ações complementares, estão as instalações de guarda-corpo nas rampas de acesso que conectam o ICC à Reitoria, de corrimão e guarda-corpo nas escadas do ICC e a construção de sanitários totalmente acessíveis.

Estiveram presentes na inauguração a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, o decano de Administração, Abimael Costa, a prefeita substituta, Ana Cristina Brandão, a servidora da Diretoria de Acessibilidade Luma Magnago, diretoras e diretores de unidades e a comunidade do IE.