ACESSIBILIDADE

Iniciativa se soma a outras ações, como instalação de guarda-corpos em rampas e construção de banheiros acessíveis, para democratizar o acesso aos espaços da Universidade

Membros da comunidade acadêmica e da administração superior estiveram na inauguração de plataforma de acessibilidade no ICC. Foto: Cecília Lopes/Ascom GRE

 

A Universidade de Brasília inaugurou um elevador e uma plataforma inclinada no Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas (IE), localizado na Ala A do Instituto Central de Ciências (ICC). Os equipamentos custaram R$ 500 mil e reforçam a acessibilidade no Minhocão, que antes possuía apenas três elevadores, todos localizados na Ala B, paralela aos estacionamentos.

A entrega aconteceu em 9 de junho, com a presença da reitora Márcia Abrahão. “Sabemos de todas as dificuldades, principalmente as orçamentárias, desde que assumimos. Mas, quando temos um propósito, um objetivo, chegamos em um momento como este”, ressaltou a reitora, ao celebrar a conquista.

A instalação dos equipamentos traz segurança a estudantes e servidores com deficiência físico-motora ou mobilidade reduzida, para acesso ao mezanino e ao subsolo. Serão inaugurados em breve o elevador e a plataforma da Faculdade de Comunicação (FAC), o que reforçará ainda mais a acessibilidade na Ala A do ICC.

“O que está acontecendo aqui, hoje, é uma vitória, um avanço, e um reconhecimento de pessoas com deficiência. É muito bom ver a evolução da Universidade de Brasília. Eu sou estudante desde 2015, e ver cada vez mais os avanços da nossa instituição é uma alegria”, elogiou a estudante de Medicina Miriã Barbosa, que é cadeirante.

A estudante de Medicina Miriã Barbosa destacou que iniciativas como esta geram um impacto positivo na vida dos discentes. Foto: Cecília Lopes/Ascom GRE

 

A discente usou a plataforma para ir ao subsolo, e destacou a autonomia que o equipamento traz às pessoas com deficiência física.

“É gratificante ver o impacto positivo que essas iniciativas têm na vida dos nossos estudantes. Para além de uma melhoria na infraestrutura, a reforma é um compromisso contínuo da nossa gestão com a inclusão e a equidade”, afirmou o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio.

O diretor do Instituto de Ciências Exatas, Ricardo Ruviaro, lembrou que o curso de Matemática recebeu nota zero em acessibilidade em uma avaliação, e que era uma grande inquietação para todo o departamento. “Na sua presença, professora Márcia, depois de 2017, houve uma virada de chave em todo esse processo”, avaliou.

O secretário substituto de Infraestrutura, Bruno Guimarães, mostrou que a medida é mais uma das ações tomadas pela gestão que reforçam a missão de tornar os espaços cada vez mais acessíveis e democráticos. Entre estas ações complementares, estão as instalações de guarda-corpo nas rampas de acesso que conectam o ICC à Reitoria, de corrimão e guarda-corpo nas escadas do ICC e a construção de sanitários totalmente acessíveis.

Estiveram presentes na inauguração a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, o decano de Administração, Abimael Costa, a prefeita substituta, Ana Cristina Brandão, a servidora da Diretoria de Acessibilidade Luma Magnago, diretoras e diretores de unidades e a comunidade do IE.