PLANEJAMENTO

Lista apresenta possíveis datas para publicação dos editais de abertura e aplicação de provas. Para o 2º/2024, ainda estão abertas as inscrições para Transferência Facultativa e Portador de Diploma de Curso Superior

A divulgação das datas serve para orientar os candidatos a se organizarem para ingressar na Universidade. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Cronograma dos processos seletivos para o ingresso na Universidade de Brasília, nos dois semestres letivos de 2025, já está divulgado para a comunidade em estudenaunb.unb.br. O calendário apresenta prováveis datas para a publicação dos editais de abertura e aplicação das provas.

A UnB reserva, anualmente, mais de 6 mil vagas em cursos de graduação por meio do Vestibular Tradicional e Vestibular de Libras, do Programa de Avaliação Seriada (PAS) e do Acesso Enem UnB. As vagas remanescentes são destinadas à Transferência Facultativa (TF) e às oportunidades para Portador de Diploma de Curso Superior (DCS). O Vestibular Indígena e o Processo Seletivo para Pessoas Idosas (60mais) se dão por vagas extraordinárias.

Diretora de Inovação para o Ensino de Graduação (Dieg/DEG/UnB), a professora Thaís Lamounier explica que 50% das vagas na UnB são reservadas para o PAS, 25% para o Vestibular Tradicional e 25% para o Acesso Enem UnB. “A soma dos números de vagas ofertadas nestes processos seletivos de ingresso primário resulta no total de vagas ofertadas por ano”, detalha.

INGRESSO 1º/2025 – A diretora ressalta que as datas disponibilizadas no cronograma são consideradas como datas prováveis, sujeitas a alterações por motivos de força maior.

Será possível ingressar na UnB no primeiro semestre de 2025 por meio de sete modalidades: Vestibular Tradicional; Vestibular de Libras; PAS; Vestibular Indígena; TF; DCS; e 60mais. Os editais de abertura do Vestibular Tradicional e Vestibular de Libras devem ser publicados em 30 de julho e a aplicação das provas deve acontecer em 24 e 25 de novembro. As três etapas do PAS devem ter a divulgação dos editais de abertura em 13 de agosto, e realização das provas nos três primeiros domingos do mês de dezembro.

Calouros pelo Acesso Enem UnB durante divulgação do resultado no Teatro de Arena, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Para a terceira edição do Vestibular 60mais, o edital de abertura está previsto para 10 de outubro e as provas devem acontecer em 1º de dezembro. O processo seletivo é direcionado a participantes com 60 anos ou mais, e a avaliação é realizada por meio de prova de redação em língua portuguesa, de caráter classificatório e eliminatório.

Novos editais de abertura de TF e DCS devem ser publicados em 2 de dezembro. A TF é para discentes, matriculados em outras Instituições de Ensino Superior (IES), que desejam entrar na UnB para a continuação do mesmo curso ou equivalente. Entre os critérios para o ingresso está o cumprimento de 25% a 75% dos créditos exigidos para a conclusão do curso, e análise do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A DCS se destina a pessoas que já cursaram uma graduação em IES e a seleção é baseada no desempenho no Enem.

INGRESSO 2º/2025 – Para entrar na UnB no segundo semestre letivo de 2025, há sete formas de seleção: segunda chamada do PAS 3; Vestibular Indígena; 60mais; Vestibular para Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc); Acesso Enem UnB; TF e DCS.

Para a Ledoc, o edital de abertura será divulgado na data provável de 3 de março de 2025 e a aplicação da prova deverá ocorrer em 4 de maio de 2025. Anualmente, 60 vagas são destinadas ao processo que seleciona candidatos para o curso de Licenciatura em Educação do Campo, na modalidade presencial.

Há também as vagas disponibilizadas pela UnB em cursos de graduação de licenciatura e bacharelado, na modalidade de educação a distância, vinculado à Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ainda não há previsão para a publicação do edital de abertura e aplicação das provas.

Segundo a diretora do Dieg/DEG, Thaís Lamounier, a ampla divulgação das informações sobre o cronograma dos processos seletivos é importante para atingir, principalmente, estudantes de escolas públicas.

“Percebo que muitos alunos da rede pública expressam a preocupação de que a UnB não é acessível para eles e que talvez nunca consigam ingressar. Por isso, é fundamental realizar uma campanha de sensibilização para informá-los sobre a quantidade de vagas disponíveis nos cursos de graduação, os cursos oferecidos em cada campus e como eles podem concorrer. Isso permitirá que os estudantes tenham acesso às informações necessárias e compreendam que têm a oportunidade de escolher um curso de graduação que contribuirá para seu desenvolvimento profissional”, frisa.

Cronograma dos processos seletivos para ingresso nos dois semestres letivos de 2025. Arte: Marcelo Jatobá/Secom UnB

HABILIDADES ESPECÍFICAS – Requisito para cursar Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Música (Bacharelado) e Música (Licenciatura), a Certificação de Habilidades Específicas (HE) ainda não tem datas de publicação de edital para 2025. O processo, organizado pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília (IdA), é feito via análise de documentação.

DÚVIDAS – A página estudenaunb.unb.br é direcionada a pessoas interessadas em estudar na UnB e contém informações acerca das modalidades de ingresso, detalhes sobre os cursos de graduação ofertados e o cronograma dos processos seletivos.

No portal do Cebraspe é possível consultar provas antigas, notas de corte dos cursos e editais.

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.