INGRESSO

Aprovados em primeira chamada nos processos seletivos tradicional e de Libras compartilham alegria no Teatro de Arena e são acolhidos por veteranos. Registro acadêmico deve ser feito até 19 de janeiro

Candidatos e familiares correm para conferir os nomes dos aprovados no Vestibular Tradicional e de Libras em listão disponibilizado no Teatro de Arena do campus Darcy Ribeiro. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

No lugar da chuva típica de janeiro, o sol forte realçou o tom de alegria prevalente na tarde desta terça-feira (16), no Teatro de Arena, no campus Darcy Ribeiro da UnB. Tomado por rostos coloridos de tinta, o local foi palco das celebrações dos convocados em primeira chamada no Vestibular Tradicional e no Vestibular da Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira/Português como Segunda Língua da Universidade de Brasília. O resultado final dos processos seletivos foi afixado em mural no campus e disponibilizado para consulta pela internet, na página do Cebraspe.

Júlia Goes foi uma das dezenas de pessoas, entre calouros, familiares e veteranos, que estiveram no local para o festejo. Aprovada no curso de Farmácia por cotas para negros, ela mal escondia a emoção e correu para abraçar a mãe após ver seu nome estampado na lista de convocados. A ingressante ia acompanhar o resultado pela internet, mas foi convencida pela mãe a ir ao campus, na certeza de que teria motivos para comemorar.

Júlia Goes (dir.) abraçou a mãe, Ludmilla Goes, emocionada ao saber que se tornou caloura de Farmácia. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB


“Para mim foi uma vitória, porque durante o ensino médio eu testei o Novo Ensino Médio, com essa grade curricular que é bem difícil e complicada, porque eu não estudei todas as matérias que deveria. Eu achei que eu não ia conseguir, mas, felizmente, estou aqui”, conta.

A realização é maior ainda ao se ver no curso de seus sonhos. “Eu desde sempre entro na farmácia e quero olhar todos os cosméticos, eu entendo tudo de remédio, e aí eu me encantei tanto pela possibilidade de ir para estética quanto para as muitas outras áreas de atuação que existem na Farmácia e pela estabilidade financeira que eu procuro no futuro”, afirma.

A mãe, Ludmila Goes, aplaudiu a conquista, que é também de toda a família. “É uma satisfação muito grande ver a minha filha entrar na UnB. Na nossa família, ela é a primeira a ingressar na UnB, então poder estudar hoje em uma das melhores instituições federais do Brasil é meu maior orgulho.”

Com farinha de trigo da cabeça aos pés, Luiza Gonçalves estava eufórica com a aprovação em Arquitetura e Urbanismo e foi recebida com animação por seus veteranos. Egressa do Centro de Ensino Médio (CEM) 03 de Taguatinga, ela estava determinada a ingressar na UnB e tentou, além do Vestibular pelo sistema de cotas para escolas públicas, o Programa de Avaliação Seriada (PAS), por incentivo dos professores. Foi em uma visita à Universidade que descobriu a graduação de sua preferência.

“Eu sempre gostei de arquitetura, mas me apaixonei na UnB quando fui na Faculdade e falei: ‘cara, é isso que eu quero’. Foi algo memorável para mim, então eu falei: ‘vou passar para Arquitetura’”, comemora ela, que esteve no Teatro de Arena acompanhada de sua professora de Sociologia, Regina Cotrin.

Ane Gabrielly Moreira e Danilo Alves Ribeiro partilham a amizade e, agora, a felicidade de ingressar no curso de Engenharia de Software. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB


ANSEIOS – A tarde foi também de alegria para Danilo Alves Ribeiro, de 18 anos, e Ane Gabrielly Moreira, de 17. Os amigos tornaram-se calouros do mesmo curso: Engenharia de Software. Empolgado, Danilo fez questão de compartilhar a sensação de ser, agora, aluno da UnB: “É muita animação, muito entusiasmo. Foi o que eu sempre quis e estudei bastante para isso, então ver meu esforço sendo reconhecido é muito gratificante”, comenta.

As expectativas para o início da trajetória acadêmica são grandes. “Quero aprender muito, estudar muito também, participar de eventos extracurriculares, muitas festas também. Quero me divertir e me sentir parte da faculdade, de fato.”

Ane Gabrielly não tinha certeza da graduação que queria, mas viu na Engenharia de Software uma boa oportunidade profissional. “Eu nunca fui uma pessoa que sempre soube o curso que eu queria fazer. Então eu pensei mais no futuro que eu queria ter, e Engenharia de Software me proporcionaria tudo o que eu queria ter”, relata ela, que chegou a estudar com o amigo na Biblioteca Central (BCE).

Ansiosa para entrar na UnB, Marcela Bigonha, de 18 anos, já frequentava o campus Darcy Ribeiro antes para realizar atividades. Ver-se agora como caloura de Sociologia é, segundo ela, especial. “Eu já conheço bastante gente aqui, eu acho que vai ser muito legal. Eu vou conhecer pessoas novas, eu quero mudar bastante, eu quero pintar o cabelo e fazer de tudo um pouco. E eu estou animada para o curso em si, estudar as coisas que eu já estudava por hobby. Isso, agora, vai ser um incentivo a mais para realmente gostar do que eu gosto”, compartilha a estudante. Ela também aguarda o resultado do PAS para o curso de História.

ACOLHIDA CALOROSA – A comemoração dos aprovados tornou-se ainda mais especial com a recepção preparada pelos veteranos, que agitaram o Teatro de Arena com cartazes, música e brincadeiras. Ao som do batuque, a bateria da Atlética Insana, do curso de Medicina, garantiu a animação do público presente. Os estudantes da licenciatura em Letras-Japonês fizeram um painel instagramável para que os ingressantes pudessem tirar fotos.

No grupo da Arquitetura e Urbanismo, os novatos foram acolhidos com pintura no rosto. Já os veteranos da Educação Física organizaram atividades junto à Atlética Halterada e ao Centro Acadêmico do curso (Caed). Além do bandeirão da atlética, houve surpresas e brincadeiras, como séries de flexão, para que os calouros já entrem no clima do curso.

A veterana em Educação Física Kahena Martins (dir.) presenteou o calouro João Martins com pintura para marcar seu ingresso na UnB. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB


“A gente recepciona eles com o maior amor, porque a gente sabe que é tudo muito novo, é uma emoção muito grande. Então, estamos sempre de braços abertos para recebê-los e sempre muito dispostos a sanar qualquer dúvida que eles tiverem”, garante a estudante do sétimo período Kahena Martins. Ela ingressou na UnB durante a pandemia de covid-19 e confessa que o momento de boas-vindas fez falta.

“Além disso, quando as aulas começam, a gente prepara a Semana de Boas-Vindas, onde a gente explica o mais básico até o que eles vão precisar para o resto do curso, incluindo sistema, aulas, atividades bem culturais e, claro, muita festa, para eles irem se adequando à vida universitária”, antecipa.

Veja mais registros das comemorações no Teatro de Arena:



Fotos: Anastácia Vaz e Luis Gustavo Prado/Secom UnB

FIQUE LIGADO – Nesta edição, a UnB selecionou 1.821 candidatos no Vestibular Tradicional, dentre 16.757 inscritos. Foram ofertadas 2.112 vagas, distribuídas nos campi Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina. Já para o Vestibular de Libras, foram preenchidas as 40 vagas ofertadas, com concorrência de 172 candidatos.

Agora, os calouros devem ficar atentos aos próximos passos para efetivar a vaga na Universidade de Brasília. Orientações estão disponível nas Agendas do Calouro das respectivas seleções. Acesse:

>> Agenda do Calouro – Vestibular 2024

>> Agenda do Calouro – Vestibular de Libras 2024


Os aprovados têm das 9h do dia 17 janeiro às 17h de 19 de janeiro para efetivar o registro acadêmico. Neste período, deve ser feito o upload, na página do Cebraspe, dos documentos requisitados. O resultado provisório do registro será divulgado no dia 26 de janeiro; já o definitivo sai em 9 de fevereiro. Somente após a divulgação do resultado final com a confirmação do registro acadêmico, o candidato torna-se aluno regular da UnB e recebe seu número de matrícula.

As aulas do primeiro semestre de 2024 começam em 18 de março. Para os ingressantes, não é necessário efetivar matrícula em disciplinas no primeiro semestre, já que o processo é feito pela instituição. Para saber mais informações sobre a matrícula e o checklist do calouro, acesse o site de boas-vindas da UnB. Em breve estarão disponíveis detalhes sobre a programação de início do semestre.

Para você que não foi selecionado em primeira chamada, calma que ainda é possível a aprovação nas próximas chamadas dos processos seletivos. Acompanhe as novas convocações na página do Cebraspe.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.