AGIR PARA TRANSFORMAR

Por meio do ensino, pesquisa e extensão, a abordagem convida a comunidade a se mobilizar por mudanças estruturais

Paleta de cores e tipografia da nova campanha foram inspiradas em elementos da Pop Art, grafite, história em quadrinhos, estamparias africanas e arte pré-colombiana. Arte: Igor Outerial/Secom UnB

Ousadia, experimentação, inovação, intervenção urbana, ocupação dos espaços, voz coletiva. Esses atributos dão tom à nova campanha institucional UnB 2024, que convida a sociedade a partilhar o slogan #TMJ pra fazer a diferença. Lançada na tarde desta sexta-feira (23), durante a 508ª reunião do Conselho Universitário (Consuni), dá seguimento à campanha anterior, que chamou a comunidade para reflexão e ação, pois o Futuro é agora.

A sigla "TMJ" é termo comumente usado em aplicativos de conversa e em mídias sociais e corresponde à expressão "Tamos juntos", de parceria, apoio e solidariedade.

"A campanha institucional reflete a essência da UnB. Somos uma comunidade unida, mesmo com os enormes desafios dos últimos anos. Enfrentamos pandemia, cortes orçamentários e ataques à ciência”, comentou a reitora Márcia Abrahão. “Seguimos em frente por um país melhor, sem fome e com mais dignidade, cidadania, diversidade e compromisso social. Tudo isso se reflete na nova identidade", disse a gestora.

A secretária de Comunicação, Mônica Nogueira, o coordenador de Comunicação Visual, Marcelo Jatobá, e a designer Ana Rita Grilo foram os responsáveis por apresentar o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Comunicação (Secom) da UnB.

Marcelo Jatobá, coordenador de Comunicação Visual da Secom UnB, apresentou, junto com Mônica Nogueira, secretária de Comunicação, a campanha institucional UnB 2024 para a comunidade universitária. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

“Nesta campanha, procuramos combinar uma expressão corriqueira, que afirma solidariedade, senso de pertencimento e união, com outra que nos fala de agir no mundo, com a ousadia necessária para transformá-lo positivamente”, explicou Mônica Nogueira.

Segundo a secretária, as duas linhas representam bem a experiência de fazer parte da UnB, uma universidade arrojada em ensino, pesquisa, extensão e gestão, muitas vezes pioneira na afirmação de direitos. “Essa excelência e ousadia que tanto nos orgulha, sem dúvida, é porque estamos juntos e somos uma comunidade diversa, plural e atuante”, avalia Mônica.

“Esperamos que a campanha fale de forma direta com os membros da nossa comunidade e da sociedade, pois a campanha #TMJ é sobre estar no dia a dia da gente, de estar nas ruas, junto e, não, distante. Por isso, o tom coloquial e despojado”, pontuou a secretária.

IDEALIZAÇÃO – O designer e coordenador de Comunicação Visual, Marcelo Jatobá, detalhou os conceitos, inspirações e técnicas que guiaram a concepção da campanha de 2024. “O processo criativo trabalhou na criação de uma imagem que conversasse com o público, usando linguagem informal e uma mensagem fácil de entender”, explicou.

Equipe de design da Secom apresentou a campanha institucional UnB 2024 #TMJ pra fazer a diferença, durante a 508ª reunião do Consuni. Arte: Design/Secom UnB

“Tudo isso com retórica que incentiva a participação da comunidade em pequenas ações, que podem ter impacto em meio aos desafios dos problemas contemporâneos”, completou. De acordo com a equipe de comunicadores  responsável por criar o conceito e transformá-lo em algo palpável , a aplicação de hashtag na marca visa trazer jovialidade e a ideia da reunião de esforços.

A marca, em formato de tag e com tipografia que faz referência ao grafite, estabelece conexão com a juventude periférica, que fez da universidade pública seu território conquistado. Enquanto o slogan reforça o sentido de transformação da realidade, por meio do engajamento social. Assim, o "pra fazer a diferença incentiva a comunidade a ser proativa, se importar e respeitar as opiniões alheias.

Além da campanha, a equipe também apresentou à comunidade universitária o Guia de Assinaturas Auxiliares e a Papelaria Institucional. O primeiro institui padrões para o uso da marca UnB a partir de modelos de assinaturas auxiliares e o segundo reúne diversos materiais que comporão uma proposta de identidade visual a fim de registrar o caráter perene da marca UnB.

>> Leia mais em Conheça as regras de uso da marca UnB

Confira a 508ª reunião do Consuni, transmitida pela UnBTV: