ÓRGÃOS COLEGIADOS

Um dos fundadores da Academia Brasileira de Contabilidade, docente aposentado da Face é pesquisador de destaque na área

Conselho Universitário reuniu-se pela 504ª vez em 7 de julho. Membros aprovaram por aclamação a outorga do título de Professor Emérito a José Antônio de França. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Em reunião na sexta-feira (7), no auditório da Reitoria, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília aprovou, por aclamação, a outorga do título de Professor Emérito a José Antônio de França, docente aposentado da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão Pública (Face).

A indicação ao título foi feita pelos professores Eduardo Tadeu Vieira e Sérgio Ricardo Miranda Nazaré, atual chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA). “É o sexto docente da Face a receber o título. Vejo ser muito justo o reconhecimento ao professor França. Ele era um dos mais produtivos do departamento e, depois que se aposentou, continuou atuando como pesquisador”, destacou Vieira.

Professor José Antônio de França é referência na área da contabilidade. Foto: Reprodução Sigaa

Graduado em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, José Antônio de França é mestre em Administração e Controle pela Università degli Studi di Torino, da Itália, e em Administração Contábil e Financeira pela UnB. Ele possui doutorado em Ciências Contábeis, também pela UnB, e em Ciências Econômicas, pela Universidade Católica de Brasília (UCB). O pesquisador foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Contabilidade e da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal.

Na Face, José Antônio de França realizou o primeiro Congresso de Contabilidade da UnB, em 2015. Este ano, o evento chega à nona edição. Em 2018, criou o Laboratório de Pesquisa e Extensão do Terceiro Setor (Lpets). Em 27 anos de atuação na Universidade, chefiou, por dois mandatos, o Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA).

Além de mais de 50 artigos, José Antônio de França publicou sete livros e orientou dezenas de estudantes. O professor realizou diversas consultorias no Brasil e em outros países nas áreas das ciências contábeis e econômicas, a exemplo da reestruturação e definição de procedimentos contábeis, orçamentários e financeiros do Banco Nacional de Angola (BNA).