HOMENAGEM

Comemoração contou com o lançamento da nova edição da revista Darcy, oficina, apresentações e rodas de conversa

Evento nesta quarta (26) foi seguido de seminário internacional na quinta (27) que reuniu estudiosos da obra de Darcy Ribeiro. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

A Universidade de Brasília (UnB) carrega em sua base os valores pulsantes e inquietos de Darcy Ribeiro. O antropólogo, que idealizou a instituição para ser revolucionária e inclusiva, completaria cem anos de idade nesta quarta-feira (26). A reitora Márcia Abrahão, ao lado do presidente da Fundação Darcy Ribeiro, José Ronaldo da Cunha, e da decana de Extensão da UnB, Olgamir Amancia, compuseram a mesa de abertura do evento de celebração do centenário de Darcy, que aconteceu durante todo o dia no Beijódromo (Memorial Darcy Ribeiro).

Composto por apresentações de projetos editoriais — incluindo a nova edição da revista Darcy —, distribuição de livros, rodas de conversa, oficina de bordado, exposição de filmes, apresentação musical e até mesmo depoimentos de amigos e familiares do antropólogo, o evento resgatou a memória do que a UnB foi pensada para ser, é e deseja alcançar, homenageando a história e a luta de seu idealizador. “Hoje celebramos o centenário de Darcy Ribeiro e, com isso, todo o ideário, todo o trabalho e tudo o que foi pensado e sonhado por ele, e por nós também, para o Brasil e para a América Latina”, disse José Ronaldo da Cunha.

A reitora Márcia Abrahão afirmou que o espírito criativo de Darcy está presente na Universidade de Brasília até os dias de hoje. É por isso que o slogan escolhido para a comemoração dos 60 anos da UnB foi Atuante como sempre, necessária como nunca, fazendo referência ao conceito de universidade necessária tão defendido pelo antropólogo.

Decana de Extensão, Olgamir Amancia (esq.), reitora Márcia Abrahão (centro) e o presidente da Fundar, José Ronaldo Cunha, relembraram legado de Darcy Ribeiro em seu centenário. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

“A UnB é ousada, humanizada, pensada para estar à frente de seu tempo. É essa a formação que damos para nossos estudantes. Somos uma universidade que não abre mão da democracia. Somos a universidade que, como dizia Darcy, não queriam que existisse, mas nós existimos e resistimos, e hoje somos uma das melhores instituições do Brasil e da América Latina. Esse é o legado dele”, ressaltou a reitora.

Já a decana de Extensão, Olgamir Amancia, denominou “emblemático para nós e para o Brasil” o dia 26 de outubro. “Estamos comemorando o centenário daquele que não é apenas o fundador de uma universidade inovadora, mas também é marca da luta pela democracia em nosso país.” Olgamir destacou o diferencial da UnB em disseminar o pensamento de Darcy Ribeiro, que ia ao encontro da realização de uma universidade que desenvolve ciência e conhecimento, mas vinculada às necessidades e interesses da população. “Foi essa forma de pensar a universidade que possibilitou a atuação relevante da UnB no contexto da pandemia.”

DARCY Nº 28 – O novo número da Darcy, revista de jornalismo científico e cultural produzida pela Secretaria de Comunicação (Secom) da UnB, foi lançado no evento. A edição é uma homenagem ao antropólogo e a tudo o que ele valorizava. Ela tem como temática principal a saúde indígena, reverenciando todo o trabalho e ativismo de Darcy Ribeiro pela causa e trazendo fatos inovadores e atuais de temas tão caros ao antropólogo.

>> Leia a edição 28 da revista Darcy

A revista conta com um ensaio fotográfico inédito de um ritual, que já homenageou Darcy, do povo indígena Xingu. As reportagens do dossiê abordam a vulnerabilidade das comunidades em relação aos problemas de saúde causados pelo bicho de pé e a criação de um subsistema de saúde específico para a população. Há ainda uma entrevista com o primeiro indígena a receber o título de Doutor Honoris Causa da UnB, Ailton Krenak, que é escritor, ambientalista e filósofo.

“Com essa edição, temos um dossiê que pulsa a ciência de hoje. Entendemos que essa revista possui o espírito e o pensamento vivo de Darcy Ribeiro para homenageá-lo”, disse Vanessa Vieira, jornalista na Secretaria de Comunicação da UnB e uma das editoras da revista.

Confira programação da manhã do evento em celebração ao centenário de Darcy Ribeiro: