EXCELÊNCIA

UnB agracia 155 docentes e técnicos administrativos com os títulos de Prata, Ouro e Diamante da Casa

Professores e técnicos recebem homenagem ao som de chorinho e música popular brasileira. Coral de trombones abriu o evento na ADUnB. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

Professores e técnicos administrativos em educação foram homenageados na tarde desta quarta-feira (26) pelos anos de dedicação à UnB. Parte das comemorações pelos 60 anos da instituição, a celebração de Prata, Ouro e Diamante da Casa aconteceu no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), no dia em que o educador e antropólogo Darcy Ribeiro completaria cem anos e quase à véspera do Dia do Servidor Público, cujo marco é 28 de outubro.

“Mesmo com todas as dificuldades, continuamos firmes na luta, honrando a história da Universidade e o legado dos fundadores, de ser uma universidade ousada e à frente do seu tempo, comprometida com a excelência e que entrega pesquisa, ensino e extensão à sociedade, com o trabalho de cada um de vocês”, disse a reitora Márcia Abrahão.

O vice-reitor Enrique Huelva destacou a excelência da UnB e o papel de cada servidor na construção da história da Universidade. “A universidade não é dada, ela é conquistada, lamentavelmente às vezes também no grito. Desde a sua criação, a primeira voz dessa Universidade, a de Darcy Ribeiro, também foi uma voz que teve que se transformar em gritos em alguns momentos e muitas vozes ao longo da história tiveram que se transformar em gritos para que ela cumprisse os seus 60 anos”, disse.

A decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes, agradeceu aos servidores pelos anos de dedicação e lembrou fatos políticos no país que influenciam a vida universitária. “Nós, servidores públicos, somos diariamente influenciados pelas políticas governamentais que determinam a nossa qualidade de vida presente e futura. As políticas públicas levadas a cabo pelos governos que se sucedem nos regimes democráticos nos alcançam diretamente, não ficamos imunes a elas”, destacou.

“A reativação da vida político-partidária em meados da década de 1970; a luta de movimentos sociais contra a ditadura militar e o autoritarismo; a lei da anistia, que mesmo tutelada pelos militares trouxe de volta ao Brasil quadros de pensadores e políticos, ensejaram o surgimento de novas lideranças e movimentos sociais naquela década que até hoje influenciam a vida política nacional e nossas vidas enquanto agentes públicos e cidadãos”, disse.

“A Constituição Cidadã aprovada em 1988 é um marco fundamental no processo de redemocratização do país. Entre outros dispositivos, abrigou postulados que viabilizam a defesa dos serviços e servidores públicos porque lhes garantiu alguns direitos fundamentais como a estabilidade no setor público, os concursos públicos e a autonomia universitária”, lembrou a decana.

No total, 155 professores e técnicos receberam a homenagem: 86 foram agraciados com o título de Prata da Casa, 22 com o de Ouro e 47 com o de Diamante.

Professora Alba Magalhães (esq.) recebeu a Prata da Casa, sendo parabenizada pela reitora Márcia Abrahão, o vice-reitor Enrique Huelva e a decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes (dir.). Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

PRATA, OURO E DIAMANTE – Criado em 1999, o evento Prata da Casa homenageia, todos os anos, docentes e técnicos que completaram 25 anos de efetivo exercício na UnB. Em 2018, a homenagem foi estendida aos servidores com 40 anos de Universidade, passando a se chamar Prata e Ouro da Casa, e, em 2022, àqueles que completaram 45 anos na instituição, os diamantes.

É o caso do técnico administrativo Elias Andrade dos Santos, que completou 40 anos de dedicação à Universidade de Brasília. “É uma honra podermos viver esse momento. Em 1982, saindo da Aeronáutica, eu entrava na Universidade. Colhemos frutos dos momentos difíceis, chegar até aqui foi uma vitória. É com alegria que relembramos essa trajetória. Que fique de exemplo e incentivo para aqueles que estão chegando”, disse.

“A UnB somos nós, discentes, docentes e servidores técnico-administrativos, o capital humano. Precisamos de competência, persistência e paixão pelo ensino, pesquisa e extensão. Temos isso tudo na UnB”, lembrou a professora do Departamento de Ciência da Computação Alba Magalhães, uma das homenageadas.

Confira a íntegra da cerimônia de Prata, Ouro e Diamante da Casa: