HONRARIA

Homenagem visa reconhecer aqueles que prestaram serviço na Universidade durante 25 e 40 anos

Os agraciados apareciam em tela, quando chamados pelo nome, para serem homenageados. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

Realizada pela segunda vez de forma remota, a cerimônia de entrega dos títulos Prata e Ouro da Casa, que homenageia servidores com 25 e 40 anos de contribuição à Universidade de Brasília, respectivamente, concedeu honrarias a 110 pessoas da instituição. O evento aconteceu nesta quarta-feira (17) e foi transmitido pelo canal da UnBTV no YouTube.

 

Entre os homenageados, estava a decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes – Prata da Casa –, que compôs a mesa de honra junto à reitora Márcia Abrahão e o vice-reitor Enrique Huelva.

 

Durante a solenidade, o chat da transmissão borbulhou com mensagens de familiares, amigos e membros da comunidade acadêmica em parabenização aos agraciados – um total de 78 técnicos e docentes com o Prata da Casa e 32 com o Ouro da Casa.


>> O Prata da Casa e a Universidade de Brasília, por Bernardo Mueller

“É uma satisfação enorme receber colegas de 25, 40 anos para esta justa homenagem, porque as instituições são feitas de pessoas”, declarou Maria do Socorro Gomes. Para a decana, a Universidade vale a pena quando se trabalha nela com dedicação. “[É preciso] também ter a satisfação de fazer parte de uma equipe que cresce e transforma o Brasil em um país melhor”, completou.

 

A reitora Márcia Abrahão pontuou que a cerimônia é "um momento da Universidade agradecer a cada uma e cada um de vocês pelo tempo, pelo amor e pelo trabalho que têm doado à Universidade de Brasília".

Maria do Socorro Gomes, decana agraciada com Prata da Casa (abaixo), dividiu a mesa de honra com o vice-reitor Enrique Huelva e a reitora Márcia Abrahão (acima, à direita). Imagem: Reprodução/UnBTV

 

Ela destacou as importantes contribuições de docentes e técnicos no ensino, na pesquisa e na extensão e as conquistas da Universidade para ampliar a formação dos servidores e envolver, sobretudo os técnicos, cada vez mais nas diversas atividades acadêmicas.

 

"Vocês têm sido responsáveis por manter essa Universidade pulsante, por manter essa Universidade de Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, que hoje, com todo o seu crescimento, foi também para outras cidades, atua no Brasil e no exterior com muita qualidade, uma das maiores do Brasil e da América Latina, com tanto compromisso social e inarredável com a democracia", expôs a reitora.

 

ORGULHO – Homenageada pelos 25 anos de atuação na UnB, a professora Cynthia Maria Kyaw, do Instituto de Ciências Biológicas (IB), falou em nome dos docentes Prata da Casa e lembrou da UnB como uma segunda casa. “Ser da UnB é certamente um orgulho para todos nós. A gente ama e vive a Universidade”, disse.

 

“Estamos trabalhando na UnB por um prazo muito maior que o necessário, e se estamos aqui hoje, é porque nutrimos um sentimento especial pela Universidade, não é mais por obrigação”, compartilhou Maria Angela Feitosa, oradora dos professores homenageados com o Ouro da Casa.

 

A docente do Instituto de Psicologia (IP) e ex-decana de Gestão de Pessoas relembrou o histórico da Universidade e os êxitos que vivenciou nas últimas décadas, como a reintegração de servidores anistiados; a ampliação da comunidade acadêmica, das unidades e dos cursos de graduação e de pós-graduação; além do crescimento no número de publicações e de egressos.

 

Os servidores técnico-administrativos Prata da Casa foram representados por Carmen Regina Correa, ligada ao Departamento de Ecologia do IB. “Somos como uma corrente, formada por elos, e a comunidade universitária deve fortalecer a cada um desses elos, pois nenhuma corrente é mais forte que seu elo mais fraco”, afirma a servidora.

 

Para Josué Lopes Correa, que falou em nome dos servidores Ouro da Casa, a palavra que define as quatro décadas de trabalho na instituição é gratidão: “Por estar aqui, e pela vida”.

 

Ao final da entrega de títulos, foram projetados os certificados dos agraciados.

 

Confira a cerimônia:

 

*Estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.

 

Leia também:

>> Reitoria convida eméritos a participar dos 60 anos da UnB

>> Projeto da UnB com o SES-DF garante direitos sexuais e reprodutivos de mulheres vulneráveis na pandemia 

>> Especialistas da UnB analisam a herança da proclamação para a educação brasileira

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> CAD aprova resolução para retorno seguro ao trabalho presencial na UnB

>> Professora da UnB é única cientista brasileira no Painel de Especialistas de Alto Nível de comitê da ONU

>> Equipe da UnB se destaca em torneio mundial de programação

>> UnB assume vice-presidência do Grupo Tordesilhas de universidades

>> UnB melhora em governança e gestão em autoavaliação do TCU

>> Comunidade pode aprender sobre aborto legal e seguro

>> Reitoria lamenta morte do professor Onildo João Marini

>> Série da UnBTV destaca trajetória e atualidade de Paulo Freire

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.